HOME
MGITECH

mgi_jan_02Ninguém questiona a velocidade das mudanças e novidades na área da Tecnologia da Informação – elas são vividas e sentidas por usuários diariamente, em todo o mundo.

Aos CIOs (Chief Information Officer/Diretor de TI), não basta apenas entender e acompanhar: deles é exigido que saibam com antecedência, que prevejam as tendências e sejam capazes de incorporar novidades com rapidez e facilidade.

Essa exigência pode parecer exagerada, e pode se tornar uma dor de cabeça ao profissional que enxergá-la como uma ameaça.

Por isso, sai na frente aquele que entender que deve abraçá-la como uma chance de desenvolvimento, de aprendizagem. A capacidade de adaptação a novidades como o big data e a computação em nuvem, por exemplo, têm ditado e vão ditar ainda quais CIOs estarão à frente no mercado.

Possivelmente, essa exigência se apresente ainda mais forte devido ao fato de os setores e profissionais de negócios dependerem cada vez mais de TI – como vender, fechar negócios sem tecnologia hoje?

Com mais essa pressão, os desafios só aumentam. Espera-se que não apenas o CIO, mas toda a equipe de TI, colabore para que a empresa obtenha economia de tempo e dinheiro, e consiga ser mais pró-ativa e produtiva ao se apoiar nas inovações tecnológicas.

Os desafios parecem infinitos, mas não são. Com um pouco de organização e foco, é possível garantir o melhor desempenho. Veja aqui alguns dos maiores desafios do setor e como se preparar para eles:

1.      Estar à frente: foi-se o tempo que o setor de TI era visto como uma área de apoio, de suporte quando preciso. Hoje, esperam-se a oferta de mudanças, iniciativas e a apresentação de inovações. Disso, depende o desenvolvimento dos negócios e o bom posicionamento da empresa perante seus concorrentes. É preciso oferecer os melhores sistemas atualizados e adaptados às necessidades dos usuários e facilitar a comunicação também com os públicos externos;

2.      Renovar aplicações: é muito comum aos profissionais de TI ter que lidar com sistemas e softwares antigos, que já não podem ser substituídos e que demandam tempo e dinheiro para se manterem atualizados. Às vezes, um vício de uso de um departamento faz com que um velho aplicativo continue sendo usado – tudo porque ninguém teve a iniciativa de mostrar àqueles funcionários que há algo mais moderno, mais rápido e simples de usar. É necessário fazer um levantamento de quais tecnologias são usadas, quais devem permanecer e quais podem ser substituídas ou simplesmente morrer;

3.      Garantir (mais) segurança: o desenvolvimento da tecnologia permite que os usuários tenham acesso remoto mais facilmente, o que é bom para os negócios. Mas esse, sem dúvida, é um desafio gigante e crescente para os CIOs – o uso dos dispositivos móveis dificulta o antigo controle que TI tinha do acesso aos dados. Deve-se continuar a garantir o acesso móvel, mas é preciso olhar para esses dispositivos com maturidade, já que eles podem rodar aplicativos e soluções em nuvem não autorizados pela empresa, o que representa um grande risco para seus dados. CIOs precisam, assim, focar em como proteger esses dados, e não os dispositivos, que já não são mais possíveis de controlar;

4.      Preparar-se para as conexões de todas as formas: a Internet das Coisas não é mais uma tendência, e a consultoria Gartner mostrou em uma pesquisa que 73% dos líderes da área acreditam que ela será uma forte ameaça nos próximos três anos. O mesmo estudo mostrou que 50% deles não se sentem preparados para lidar com a questão. Mais dispositivos conectados possibilitam eficiência e agilidade nos negócios, mas são também mais chances de problemas e aumentam a quantidade de dados a ser gerenciada. Cabe aos CIOs identificarem meios de se adaptar e tirar o melhor proveito desse panorama;

5.      Manter talentos dentro de casa: recrutar bons profissionais de TI se torna cada vez mais complicado, devido às demandas e exigências que o mercado tem para com esse profissional. Por outro lado, os salários têm aumentado, e nem sempre a empresa tem disponível o valor para “segurar” aquele candidato. Trata-se de uma dificuldade grande e delicada, que merece a atenção e o estudo atencioso dos CIOs.

Os desafios podem parecer imensos, mas não há outra saída: é preciso abraçá-los da forma mais eficaz possível para encontrar as melhores soluções para a sua equipe de TI e os colaboradores dos outros setores de sua empresa. E comece já, pois o tempo não para – e, com ele, as novas necessidades, problemas e inovações!

 

 

 

 

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado