HOME
MGITECH

mgi_jan_06No ano passado, a Cisco fez uma previsão que pode soar pessimista aos ouvidos dos mais desavisados, mas que, na verdade, escancara a vulnerabilidade do mercado de TI: em 25 anos, apenas um terço das atuais empresas da área estarão ainda na ativa.

E isso incluiria as grandes. Parece improvável? HP e IBM, por exemplo, não têm apresentado taxas representativas de crescimento nos últimos anos.

Os especialistas da empresa fizeram o exercício contrário, e olharam para o passado: das companhias que obtiveram destaque na Revista Fortune há exatos 25 anos, 24% delas existem.

O ano passado já não foi um bom período para o setor: muitos fornecedores pareceram perder o rumo e se enfraquecer, como se estivessem instintivamente abrindo lugar para os que virão.

A Gartner concorda e engrossa o discurso. Para eles, isso ocorre porque a prestação de serviços mudou. O Big Data estaria transformando a necessidade de agilidade para clientes e fornecedores.

As publicações de TI também conseguem emprestar suas previsões ao mercado, já que estão profundamente envolvidas com as negociações, projeções e perspectivas. A TecMundo, por exemplo, já havia afirmado que grandes empresas têm dificuldades em se transformar para atender a novas necessidades e mercados, e isso acaba as matando.

De acordo com ela, nomes como Nokia, Microsoft, Sony e Intel poderiam não mais existir em apenas quatro anos. A falta de capacidade para lidar com sistemas concorrentes mais novos ou mesmo para identificar tendências como a portabilidade e a computação em nuvem podem fazer com que essas grandes marcas percam posicionamento.

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) também apresentou, há pouco mais de um ano, dados que servem como um alerta para os profissionais da área:

·        O setor de TI no Brasil fecharia 2013 com um crescimento de 14,5% em relação ao ano anterior;

·        O Brasil alcançaria, assim, a maior taxa de crescimento do mundo, passando a China, que obteve          14%;

·        86% das empresas que produzem software aqui são pequenas e microempresas;

·        Até 2020, 90% do crescimento do mercado será direcionado para mobile, redes sociais, Big Data e          computação em nuvem.

Tendências que se consolidam

As empresas têm que ficar alertas para as soluções que surgem e que se concretizam no mercado. Estar apta a atender os clientes nesses novos âmbitos é essencial para se manter saudável. Não dá mais para ignorar:

·        Computação em nuvem;

·        Mobilidade;

·        Sistemas colaborativos;

·        Redes sociais;

·        Big Data;

·        Internet das Coisas.

Os analistas também indicam que a destreza para lidar com os novos orçamentos, apertados e extremamente controlados, é essencial para manter as empresas vivas. Profissionais acostumados às práticas antigas desse mercado, que já teve muito mais dinheiro em mãos, podem ter grandes dificuldades com essa questão.

É preciso, portanto, manter o espírito da competitividade vivo, e isso pode ser um bom desafio em um mercado como o de TI, que muda constantemente.

Mantenha sua equipe treinada e bem informada sobre as tendências e pondere sobre como trabalhar com verbas muito enxutas. Para se manter firme, considere fechar parcerias, também com grandes empresas internacionais – elas buscam parceiros em outras regiões, e essa pode ser uma oportunidade interessante para as duas pontas.

A integração entre o controle de custos e TI é o que fará a diferença, possibilitando o trabalho com orçamentos enxutos sem perder recursos ou produtividade. A horá é de firmar parcerias com empresas especialistas em tecnologia, ativos de TI e gestão de custos, para continuarmos avançando no futuro e assegurando nossa longevidade.

 

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado