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mgi_fev_teasAcabamos de encerrar um ano difícil e já estamos no terceiro mês de 2015, e ficamos com a sensação de que tudo passa rápido demais.

O ano de 2014 foi um ano de grandes desafios, especialmente para a área de vendas e distribuição de tecnologia, não só pelas oscilações da nossa moeda em relação ao dólar, houve também a retração do mercado, que foi seguida por uma estagnação devido às eleições estaduais e presidenciais, bem como pela total falta de planejamento de nosso governo.

Por isso, nos deparamos com ciclos de vendas prolongados, ou seja, clientes adiaram a decisão de compra tanto quanto foi possível. Quando houve dúvida sobre a real necessidade de uma aquisição, a compra simplesmente não aconteceu.

Os investimentos foram reduzidos drasticamente, e fornecedores foram pressionados de todas as formas à oferecer descontos, o que prejudicou a rentabilidade de toda a cadeia de vendas e distribuição.

De acordo com CEOs e presidentes das principais empresas do setor, 2014 foi um ano difícil, e grande parte fechou seu balanço com crescimento negativo.

Mas houveram exceções à esta regra. Empresas que aproveitaram a crise para gerar oportunidades, e por isso mesmo o número de consultoria aumentou.

Diante desta constatação, a pergunta que fica é: o que as empresas que conseguiram crescer em 2014 fizeram de diferente?

O que se observou foi:

·        Inovação – em processos, abordagem, oferta, atendimento ao cliente, tecnologia, e de todas as formas possíveis e criativas;

·        Quem seguiu fazendo o que sempre fez, não obteve sucesso, e isso vale até mesmo para os gigantes corporativos;

·        Estratégias são mais valorizadas, pois a margem para erros e riscos é pequena;

·        A mobilidade chega como a grande resposta em produtividade e redução de custos em processos.

Então, o que devemos esperar para 2015? Talvez um ano com até mais dificuldades do que 2014, mas isso não quer dizer que temos de ficar sem fazer nada e esperar a tempestade passar. De maneira alguma!

A grande sacada é mobilizar a equipe. Reconheça seus pontos fortes e fracos, saiba do que seu time é capaz, invista em processos e tecnologia inteligente, e prove para seus clientes que vale a pena investir em sua empresa.

Conheça as tendências e novidades do mercado, fique ligado nas tendências, fale com seus pares, e encontre soluções que irão te ajudar verdadeiramente.

Lembre-se, se ficarmos parados, certamente alguém fará em nosso lugar, por isso devemos nos desafiar, sair da zona de conforto e conhecer o que está sendo praticado no mundo, e quais as alternativas utilizadas, e as tecnologias para as crises que enxugam orçamentos e nos obrigam à sermos muito criativos e encontrar saídas, sempre.

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