Voce sabia que em 2010, no Brasil, foram vendidas 100 mil unidades de tablets? E que as vendas no país em 2011 devem crescer 400% e fechar o ano em 500 mil unidades?
E a previsão para 2012 é que esse número deve dobrar. Com um mercado tão promissor e definitivo como esse, as empresas estão aderindo a essa nova tecnologia e utilizando cada vez mais esse formato. Nesse artigo faremos um comparativo entre os aparelhos e seus respectivos sistemas operacionais, para apontar qual a melhor tipo de tablet para a sua empresa.
Para começar, vamos dividir os tipos de tablet em 3 segmentos:
- Tablet para o consumidor final
- Tablet corporativo
- Tablet de alta disponibilidade
Tablets para o consumidor final
A diferença entre os segmentos é que o tablet para o consumidor final é aquele onde o foco das aplicações, desempenho do hardware e sistema operacional são voltados a utilização de um usuário final, que vai utilizar o gadget na maior parte do tempo para se divertir, acessar a internet, redes sociais, jogos e demais aplicativos. O maior exemplo a ser citado nesse segmento é o Ipad, da Apple. Além de um SO fechado, sua capacidade de armazenamento e processamento não permite rodar a maioria dos programas corporativos que exigem grande desempenho da máquina, por exemplo, usar diretamente o SAP GUI. Existem alguns modelos desse segmento que também utilizam o SO Android, caso do Samsung Galaxy e do Motorola Xoom, voltados ao consumidor final também.
Já os corporativos têm o foco de convergir a entrega de informação dos tablets com as ferramentas de trabalho dos colaboradores dentro da empresa, para isso é necessário que sejam equipamentos mais poderosos e com alta integração com as plataformas existentes. Dessa forma, a maioria dos equipamentos desse segmento rodam Windows 7, pois isso permite que quase todos os aplicativos que funcionam nos desktops e notebooks, rodem nele sem nenhum tipo de customização. Existem alguns modelos que rodam Android, como é o caso do Cius, que busca uma integração com outros equipamentos da Cisco para entregar ferramentas aos usuários corporativos.
Tablets Corporativos
Os tablets corporativos vêm crescendo muito, a Dell e a Lenovo lançaram modelos com Windows 7 a pouco tempo, porém há fabricantes predecessores ao boom do Ipad e especializados nesse mercado, como é o caso da Motion Computing que já produz esse tipo de dispositivo a mais de 10 anos, sempre focando em soluções para empresas. Além da facilidade de integração, o que torna o TCO (custo total de propriedade) do equipamento muito menor, outra característica presente em muitos tablets corporativos é o suporte a caneta Stylus, o que permite utilizar o reconhecimento de escrita e também navegar no Windows com maior facilidade.
Hoje, vemos muitas empresas estudando adotar tablets em diversas operações e o grande dilema é qual o melhor equipamento a se utilizar. O tablet corporativo quase sempre tem um valor maior que um para consumidor final, mas quando analisamos o custo de ter a equipe de TI suportando dois sistemas operacionais diferentes, o custo de desenvolver um mesmo software em duas plataformas distintas, o custo de gerenciar a parte de segurança de equipamentos que não estão prontos para isso e a vantagem de ter todas as ferramentas de trabalho em um só dispositivo (ERP, e-mail, Office, etc...), fica claro que a melhor opção para as empresas é adotar um equipamento profissional, pois se analisarmos o ROI e não apenas o custo do equipamento, veremos que o tablet para consumidor final é muito mais caro.
Tablets de Alta Disponibilidade
No nosso próximo artigo, nós vamos descrever um tablet de alta disponibilidade. Fique ligado.
E a sua empresa, já aderiu a mobilidade dos tablets?
Compartilhe suas experiências.
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