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A logística pode ser um verdadeiro calcanhar de Aquiles para as empresas. Ineficiências ao longo dos processos têm o potencial de gerar imensas perdas, que podem inviabilizar a operação das empresas. Mesmo uma companhia considerada uma referência mundial, como a Amazon.com, maior companhia de e-commerce do mundo, teve em 2013 um prejuízo de US$ 3,3 bilhões com o transporte de produtos. Uma perda desse tamanho é fatal para a maioria das empresas.

Não é preciso chegar ao extremo da Amazon, que efetivamente usa sua estrutura logística como um alavancador de negócios. Qualquer empresa, em qualquer setor, pode encontrar oportunidades de ganho de eficiência em suas operações logísticas. Esses ganhos podem estar em toda parte. Até mesmo nos mínimos detalhes.

Quanto sua empresa perde com atrasos na entrega dos produtos? Qual o prejuízo financeiro trazido pela demora em fazer um produto passar pelo trânsito caótico das grandes cidades brasileiras? Uma pesquisa realizada pelo sistema de navegação GPS TomTom GO estimou em R$ 170 bilhões o custo do tráfego para o Brasil. Somente na cidade de São Paulo o prejuízo é de R$ 80,2 bilhões, valor 60% superior ao orçamento anual da prefeitura local.

Um volume de perdas dessa ordem faz com que a logística tenha uma importância estratégica para as empresas. É preciso investir em tecnologia para aumentar a eficiência das entregas e reduzir as perdas. Isso passa não apenas por sistemas de gestão (WMS), picking, cross docking e outras tecnologias e processos que agilizam a entrada e saída de produtos dos Centros de Distribuição, mas também pela gestão do que acontece com as equipes enquanto estão em campo.

O uso de ferramentas de mobilidade, como sistemas de Proof of Delivery (POD), faz com que as empresas saibam a todo momento onde estão seus caminhões, o que permite, por exemplo, evitar rotas mais congestionadas ou alertar os times a respeito de problemas inesperados.

Dessa maneira, as empresas podem agir para minimizar o atraso das entregas, um tema delicado que interfere na qualidade do atendimento a uma série de clientes. Afinal, o atraso em uma entrega no início do dia provavelmente afetará toda a rota daquele caminhão e gerará uma enorme perda de confiança dos clientes no serviço prestado.

O aumento de produtividade trazido por ferramentas POD não é algo que possa mais ser ignorado pelas empresas que desejam ser mais eficientes. Toda possibilidade de ganhos deve ser perseguida por quem quer oferecer um serviço superior e se estabelecer, perante o mercado, como eficiente, tecnologicamente capacitado e atento às demandas dos usuários.

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