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colaborador irritadoO trabalho naturalmente gera reclamações dos profissionais sobre o ambiente no qual realizam suas atividades. No Brasil, um dos campeões de vendas sobre o que atrapalha o desempenho e estressa os profissionais é a falta de infraestrutura no local de trabalho.

Computadores lentos e dificuldades de comunicação fazem com que a produtividade das equipes caia e os profissionais sintam que suas ações não têm visibilidade.

Essas, porém, são questões que podem ser solucionadas por meio de ferramentas e sistemas já disponíveis no mercado a custo acessível. A computação em nuvem, por exemplo, permite reduzir os custos com armazenamento de dados e facilitam a contratação de mais capacidade tecnológica para atender a momentos de pico, como épocas fortes em vendas.

Da mesma forma, a locação de equipamentos para atender ao aumento do número de funcionários temporários faz com que seja possível evitar a imobilização de recursos: somente se investe no que é necessário.

Uma das principais ferramentas de aumento de produtividade das equipes de campo são os dispositivos móveis. Ao automatizar lentos processos manuais e permitir a integração das informações aos sistemas corporativos com agilidade, os equipamentos permitem que os dados fluam pela empresa e gerem a possibilidade de tomada de decisão em tempo real.

O uso de aplicativos customizados, que atendam às necessidades específicas de cada empresa, oferece ainda mais possibilidades de ganho de eficiência e produtividade.

Para as equipes de Trade Marketing e Merchandising, que precisam passar a maior parte do tempo nos clientes, transmitir informações rapidamente e com eficiência é fundamental.

O uso de dispositivos móveis permite que os profissionais sejam informados em campo sobre o que é preciso fazer, o que evita deslocamentos pouco produtivos, ao mesmo tempo em que, ao transmitir os resultados das visitas para a sede da empresa, oferecem uma ferramenta valiosa para o aumento da eficiência de toda a companhia.

Com agilidade na identificação de problemas e oportunidades pelas equipes de campo, e a possibilidade de tomada de decisão em tempo real, os profissionais que atuam em campo passam a sentir que suas ações são ouvidas e geram resultados palpáveis para a empresa.

Ao equipar os representantes de venda, profissionais de Trade Marketing e outros colaboradores que atuam em campo com dispositivos móveis, surge a necessidade de criar procedimentos e ferramentas para viabilizar, mensurar e coordenar essas atividades.

Aplicativos que fazem o acompanhamento de rotas e visitas geolocalizadas, fazem a validação de negociações de espaço extra, utilizam formulários customizados para a coleta de dados, fazem pesquisas de preços e monitoramento da concorrência, capturam e auditam espaços no PDV e materiais, validam estoques virtuais e rupturas, se integram aos sistemas de gestão empresarial e atualizam automaticamente dashboards e KPIs (indicadores chave de desempenho) equipam as equipes com o que há de mais avançado em gestão, ganho de produtividade e aumento de eficiência.

O resultado é uma maior satisfação dos clientes e a criação de uma equipe motivada, que tem informação ao seu dispor e cria uma linha de comunicação contínua com os tomadores de decisão na companhia.

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