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Fazer compras através de um terminal de autoatendimento certamente é uma das preferências dos consumidores brasileiros. Um levantamento realizado pelo Croma Marketing Solutions apontou que 60,4% deles valorizam esse tipo de tecnologia em um ponto de venda.

Nesse contexto de mudanças no mercado e no perfil de clientes, que foi ainda mais impulsionado pela pandemia de coronavírus, o varejo precisou se adaptar e oferecer alternativas de atendimento sem a necessidade de interação com vendedores. 

Por mais que novas implementações requeiram investimentos, esforços e alterações na operação, é possível obter diversas vantagens, sobre as quais falaremos neste artigo. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

5 razões para investir em um terminal de autoatendimento

O autoatendimento está transformando a experiência de compra do consumidor. Inclusive, como citamos, é uma das ferramentas preferidas por ele nos dias de hoje. Isso certamente não se dá a toda. Veja agora 5 razões para contar com o recurso:

1. Uso inteligente de todos os espaços da loja


O totem de autoatendimento se adapta a qualquer tamanho de ambiente. Por ser compacto e ocupar bem menos espaço do que um terminal de checkout comum, pode ser instalado em locais estratégicos nos PDVs, bem como proporcionar um uso completo de todas as áreas. Além disso, oferece mobilidade, podendo ser mudado de lugar sempre que necessário. 

2. Mais autonomia para o cliente


Seja em função de preferência na hora de comprar, pressa ou poucos produtos para serem passados no checkout, muitos clientes optam pelo autoatendimento quando disponível. Isso traz autonomia e satisfação, refletindo-se fidelização e melhores resultados.

3. Gestão de vendas otimizada


Atualmente, quanto mais as empresas otimizarem seus processos com o auxílio da tecnologia, mais fluida e eficiente será a operação. Ao contar com um terminal de autoatendimento, os responsáveis têm total noção das entradas e saídas de produtos, valores que foram vendidos, itens em estoque, entre outros dados que facilitam significativamente a gestão da área. 

4. Menos filas, melhor experiência do cliente


A partir de um processo automatizado de checkout com os totens de autoatendimento, menos filas são formadas nos caixas convencionais. Isso ajuda tanto os operadores a prestarem um atendimento personalizado e sem pressa, quanto na satisfação do cliente, que ganha em agilidade, facilidade e comodidade para fazer suas compras. Em contrapartida, a partir da rapidez, mais consumidores acabam por frequentar a loja.

5. Otimização da equipe em campo


Ao adotar o terminal de autoatendimento é possível utilizá-lo para várias finalidades, como venda de fichas, controle de estoque, recebimento de faturas, entre outros. Desse modo, a empresa pode diminuir sua folha de pagamento e remanejar colaboradores para realizarem funções mais estratégicas, personalizadas e complexas.

Esses são apenas alguns dos diferenciais possíveis com o investimento em um totem de autoatendimento. Para conquistar esse objetivo, é possível contar com fornecedores especializados, os quais orientam sobre as melhores soluções para cada negócio.

Um case de sucesso: D’avó e MGITECH

A rede de supermercados D’avó utiliza um totem K1, fornecido pela MGITECH, para seus clientes do cartão fidelidade da empresa. Com a tecnologia de autoatendimento, os consumidores podem ver saldos, recarregar, ver e imprimir faturas e fazer pagamentos. 

Segundo a empresa, isso auxiliou na redução de filas para o checkout e ainda permitiu uma redução do quadro de funcionários. O grupo D’avó ainda planeja trazer mais funcionalidades para estes totens, com reconhecimento facial sendo usado como autenticação para o login do cliente, o que deve otimizar ainda mais o atendimento e ajudar na personalização da experiência.

Trata-se de uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas varejistas. Por isso, é  importante ter conhecimento sobre a mesma, de modo a acompanhar o mercado, reduzir custos, automatizar processos e aumentar as vendas a curto, médio e longo prazos. 


Para saber mais sobre o terminal de autoatendimento,  acesse a página da MGITECH sobre o totem K1.

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