HOME
MGITECH

Já não é novidade que a tecnologia aliada ao trabalho humano tem agregado muitos benefícios a diversas áreas de indústrias dos mais variados segmentos.

Os avanços tecnológicos vão cada vez mais além, chegando a criar soluções para facilitar até mesmo atividades de manutenção. Nesse cenário, é a realidade aumentada (RA) que tem o papel principal e é exatamente sobre esse tema que vamos abordar neste artigo.

  • A realidade aumentada na área de manutenção

A manutenção compõe uma função essencial no negócio, já que visa garantir a disponibilidade das instalações, evitando impactos nos processos produtivos. Nessa situação, a carência de mão de obra qualificada em determinadas circunstâncias pode trazer altos prejuízos, mas tudo isso pode ser minimizado com o uso da realidade aumentada. Isso porque, as equipes de manutenção precisam ser generalistas para conseguirem lidar com uma grande variedade de situações com rapidez e efetividade. Sendo assim, em momentos onde aumenta-se a complexidade dos equipamentos, é necessário contar com o apoio de especialistas, que normalmente não atuam diretamente em campo e precisam se deslocar até o local para fazerem o reparo, e isso impacta em tempo e custo. Com um aplicativo de realidade aumentada, o operador consegue utilizar a câmera para transmitir sua visão em tempo real aos especialistas, que poderão passar os dados que eles precisam operar ou inspecionar remotamente. Por outro lado, a RA também facilita os processos dos técnicos em manutenção em campo, pois possibilita que as plataformas de gestão sejam abastecidas com informações importantes através da IIoT (Internet Industrial das Coisas), para uma captação e processamento de dados com mais velocidade ao utilizar os equipamentos conectados. Assim, o profissional terá um acesso muito mais ágil e efetivo dos manuais do maquinário, por exemplo, reduzindo erros e proporcionando menor tempo de manutenção. Essa tecnologia pode ser disponibilizada por meio de tablets e celulares, mas fica muito mais efetiva se usada por headsets, ou Smart Glasses como também são conhecidos, pois dessa maneira, os profissionais conseguem absorver o uso imersivo da realidade aumentada estando com suas mãos livres.

  • Realidade aumentada nos headsets HMT-1 da Realwear

Os Headsets estão cada vez mais presentes no segmento industrial, trazendo recursos de interatividade que geram benefícios impensáveis até pouco tempo atrás, e um grande exemplo é o HMT-1 da RealWear.

O HMT-1 é um dispositivo wearable, com fones de ouvido e tela, que se utiliza das tecnologias de Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Internet das Coisas (IoT). Possui compatibilidade com alguns opcionais, como capacetes e abafadores, para maior segurança às equipes.

O equipamento roda Android 8.0, com um processador octa-core de 2.0ghz e 2gb de RAM, o que proporciona bom desempenho e fluidez para as atividades, além de trazer 16gb de armazenamento, mais que suficiente para gravar informações importantes de imagem e áudio. Ele conta ainda com câmera de 16 megapixels, 4 microfones e 3 acelerômetros para realizar a sobreposição de imagem com precisão ao aplicar a RA, e tem bateria hot swap de 3250mAh com longa duração, que permite troca sem desligar o aparelho. 

Estes dispositivos são muito flexíveis em suas aplicações, podendo ser usados para diversas finalidades, dependendo da necessidade do cliente.  Algumas das modalidades que têm despertado maior interesse nas indústrias e proporcionado melhorias em suas atividades são: suporte remoto (entre operadores em campo e especialistas), assistência virtual (treinamentos, capacitações, soluções de dúvidas na operação de equipamentos) e coleta e processamento de dados (no ponto onde são gerados e no servidor onde está conectado).

  • Como a realidade aumentada é capaz de proporcionar aumento na produtividade?

Quando a Realidade Aumentada é implementada no contexto profissional, traz um novo patamar de precisão para as atividades. O uso de auxílio visual inteligente faz com que profissionais atuem de forma precisa nas tarefas de manutenção. Mais precisão significa menos erros e, portanto, mais produtividade e assertividade.

  • Outros benefícios do uso de headsets nas áreas de manutenção

Otimização de processos e custos: a solução de dúvidas e a integração entre equipes diferentes se torna muito mais fácil e objetiva, reduzindo ruídos de comunicação e maximizando o entendimento. Em casos de suporte remoto, por exemplo, a atuação de equipes de apoio consegue ser mais rápida, mais barata e igualmente eficiente ao comparar com a atuação presencial.

Inteligências nas atividades: Os dados coletados e processados melhoram as práticas e os processos adotados por equipes de operação e gestão, viabilizando dados precisos e sempre atualizados. Além disso, os operadores que usam os headsets conseguem desempenhar melhor suas funções por terem acesso às informações úteis mais facilmente.

Integração remota com equipes de campo: Por serem dispositivos IIoT, fica mais fácil realizar conferências externas, assim como já mencionado, para que a as informações e instruções sejam passadas e recebidas em tempo real, fazendo com que sejam entendidas com menor chance de erros e mais assertividade da equipe de gestão.

Integração com Microsoft Teams: Os headsets HMT da RealWear contam com o Microsoft Teams para conectar os profissionais de campo com especialistas no escritório em poucos segundos, evitando assim desencontros de informações ou até mesmo a falta de entendimento para explicar o problema ou encontrar uma solução na outra ponta.

Resistente a ambientes extremos: Trata-se de um equipamento robusto, pensado para atender as mais diversas situações, pois é a prova d'água, de queda e poeiras. Ele resiste tanto a temperaturas altas (50° C), quanto baixas ( -20 °C), sem que isso interfira em seu desempenho.

Com base no que foi apresentado aqui nesse artigo, ficou claro que os headsets possuem um bom grau de autonomia. Porém, para que todo seu potencial seja despertado, é fundamental contar com estruturas de conectividade e processamento que atuem local e remotamente. E, a implementação de um projeto como esse pode ser complexo, por isso, é interessante contar com um parceiro que consiga atuar desde a criação do projeto até sua implantação e fornecimento de soluções.

A MGITECH possui anos de experiência em projetos de grande escala em diversos segmentos, e, em parceria com a RealWear, disponibiliza os headsets HMT, garantindo funcionalidade, ergonomia e confiabilidade para o usuário e empresa. Além do equipamento, é oferecido assessoria para todo o projeto, inclusive a avaliação de necessidades e o suporte de pós-vendas. 

Para maiores informações sobre o uso de RA e os headsets, entre em contato e fale com nossos especialistas.


New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado