HOME
MGITECH

É bastante comum nos depararmos com termos como Realidade Aumentada (Augmented Reality, em inglês, ou AR), Realidade Virtual (Virtual Reality, em inglês, ou VR) e Realidade Mista (Mixed Reality, em inglês, ou MR). Você saberia dizer quais as diferenças entre esses diferentes tipos de tecnologias de realidade?

Realidade Aumentada (AR)

Realidade Aumentada tem se tornado um termo cada vez mais popular. No entanto, a tecnologia ainda é um mistério para muitas pessoas. Felizmente, ela pode ser explicada de forma bastante simples: realidade aumentada é a sobreposição de elementos virtuais em um ambiente do mundo real. Esses elementos virtuais podem ser de várias formas: imagens, vídeos ou dados interativos.

Em outras palavras, você vê o mundo real com a adição de objetos digitais. Isso é realidade aumentada. Imagine por exemplo que você seja um engenheiro mecânico que trabalhe em uma usina termoelétrica. A tecnologia de realidade aumentada pode te ajudar a verificar de maneira rápida e intuitiva alguns parâmetros de uma caldeira dessa usina, como por exemplo pressão e temperatura. Isso pode ser feito quando modelos virtuais em 3D de manômetros e termômetros, fornecendo medições em tempo real, são sobrepostos à imagem da caldeira no mundo real, como se esses instrumentos de medida realmente estivessem lá.

Existem dois tipos diferentes de dispositivos que são capazes de proporcionar uma experiência de realidade aumentada convincente: o primeiro são os dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Isso por si só torna a realidade aumentada a tecnologia de realidade mais acessível de todas. Para o usuário ter esse tipo de experiência, basta baixar um aplicativo de realidade aumentada em um smartphone ou tablet que ele já possui. Esses aplicativos utilizam a câmera do smartphone ou tablet para capturar o mundo real. Objetos virtuais são então sobrepostos a essa imagem e o usuário pode ver o resultado na tela do seu dispositivo. Um bom exemplo de realidade aumentada em dispositivos móveis é o aplicativo de suporte remoto TeamViewer Pilot. Com ele, é possível que a pessoa que está fornecendo suporte adicione marcações como setas e desenhos, que se sobrepõem à imagem do mundo real transmitida pela pessoa que está solicitando o suporte.

O segundo tipo são os dispositivos conhecidos como Smart Glasses (óculos inteligentes, em tradução livre do inglês) ou AR Headsets. Ao contrário dos VR Headsets, os AR Headsets não imergem os usuários num ambiente totalmente virtual, e sim apenas adicionam objetos digitais ao mundo real. Um bom exemplo desse tipo de dispositivo é o HMT-1, da RealWear.

RealWear HMT-1

RealWear HMT-1

Realidade Mista (MR)

Agora que sabemos o que é realidade aumentada, é possível entender a tecnologia de realidade mista. Na realidade mista (também conhecida por Realidade Híbrida ou Hybrid Reality, em inglês), elementos virtuais não são apenas sobrepostos a um ambiente do mundo real, como na realidade aumentada. Na realidade mista, esses elementos virtuais acabam se tornando fixos ou ancorados a esse ambiente do mundo real, podendo interagir com ele.

Em outras palavras, na realidade mista você pode ver objetos virtuais da mesma maneira que na realidade aumenta, porém agora eles também podem interagir com o mundo real. Basicamente, a realidade mista é um tipo de realidade aumentada muito mais imersiva.

No entanto, pode haver um tipo diferente de realidade mista, onde os usuários vêem e interagem com um ambiente completamente virtual sobreposto ao mundo real ao redor deles. Se parecer confuso, imagine o seguinte: você é um funcionário recém contratado, e portanto está recebendo um treinamento onde pode interagir com um ambiente de trabalho completamente digital, porém você ainda está em uma sala de treinamentos da empresa. E se você tropeçar em um objeto real nessa sala? Para prevenir esse problema, o headset deve ser capaz de rastrear o mundo real e ajustar o mundo virtual de acordo. Esse tipo de realidade mista é mais perto da realidade virtual do que da realidade aumentada. Inclusive alguns VR Headsets possuem sensores para rastrear o ambiente físico.

Novamente, existem dois tipos de dispositivos capazes de proporcionar uma experiência de realidade mista. O primeiro são os dispositivos holográficos (Holographic Devices, em inglês). Esses dispositivos possuem óculos translúcidos que permitem que o usuário veja perfeitamente o mundo real ao redor. As experiências virtuais são criadas com a ajuda de hologramas. Bons exemplos de dispositivos de realidade mista holográficos são o HoloLens 2, da Microsoft e o X2, da ThirdEye.

Microsoft HoloLens 2

Microsoft HoloLens 2

ThirdEye X2

ThirdEye X2

O segundo tipo são os dispositivos imersivos (Immersive Devices, em inglês). Esses dispositivos possuem telas que não são translúcidas, e portanto, bloqueiam totalmente a visão do mundo real. No entanto, eles possuem câmeras para rastrear um ambiente físico.

Realidade Virtual (VR)

A definição dessa tecnologia é bastante simples: realidade virtual é quando um ambiente digital artificial substitui completamente o mundo real. Com a realidade virtual, o usuário consegue perceber sons e imagens como se estivesse num mundo digital. Imagine abrir os olhos e ver um mundo completamente gerado por computador. A visão que você tem desse mundo sempre acompanha o movimento de sua cabeça, com a ajuda de giroscópios integrados ao equipamento. Você pode se mover e interagir com esse ambiente. Essa é a sensação de estar imerso num ambiente de realidade virtual.

Para que os usuários possam imergir num ambiente virtual, é necessário o uso de dispositivos conhecidos como VR Headsets. Há basicamente dois tipos de VR Headsets: o primeiro são os VR Headsets que se conectam a um computador. São dispositivos capazes de criar uma experiência de realidade virtual de alta qualidade, porque utilizam o enorme poder de processamento dos computadores modernos para criar um ambiente virtual altamente convincente. Entre as desvantagens estão o fato de que seu custo é bastante elevado, e eles têm a necessidade de estarem conectados por cabos a computadores de mesa com alto poder de processamento, portanto limitando a usabilidade e conveniência. Um bom exemplo desse tipo de dispositivo é o Samsung HMD Odyssey+.

Samsung HMD Odyssey+

Samsung HMD Odyssey+

O segundo tipo são os VR Headsets que não precisam estar conectados a um dispositivo externo para funcionar (Standalone VR Headsets, em inglês). A maioria desses VR Headsets utiliza a própria tela de um smartphone para proporcionar uma experiência de realidade virtual ao usuário, portanto seu custo é muito menor se comparado a um VR Headset que precisa ser conectado a um computador, pois num Standalone VR Headset o usuário pode simplesmente inserir seu smartphone. Um bom exemplo desse tipo de dispositivo é o Samsung Gear VR.

Samsung Gear VR

Samsung Gear VR

Há alguns Headsets VR que não precisam nem de um computador, nem de um smartphone para funcionar, como por exemplo o Oculus Go, do Facebook, tornando a tecnologia de realidade virtual ainda mais comum e acessível.

Para concluir, aqui vai uma recapitulação rápida das tecnologias de realidade que discutimos aqui:

  • Realidade Aumentada (AR) é um ambiente no mundo real com objetos virtuais sobrepostos.
  • Realidade Mista (MR) é um ambiente no mundo real com objetos virtuais com os quais você pode interagir.
  • Realidade Virtual (VR) é um ambiente totalmente virtual.

As tecnologias de realidade tem evoluindo muito rapidamente. Fique atento ao blog da MGITECH para se atualizar das últimas novidades.

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado