A ROGETECH esteve nas últimas semanas em dois importantes eventos de logística do Estado de São Paulo, o LOGISVALE em São José dos Campos e o BRASIL LOG em Jundiaí. Pudemos conferir as novidades tecnológicas e demonstrar o Tablet Robusto F5v e a utilização do seu leitor de código de barras embutido para aplicações de logística, como por exemplo o controle de inventário, ou mesmo o equipamento embarcado em empilhadeira via Doca veicular.
Mas alem desse tipo de solução, o RFID vem chamando muito a atenção das empresas de logística. Pudemos conferir uma aplicação que simulava um portal de antenas de longo alcance e os volumes etiquetados com chip sendo escaneados em questão de segundos via portal, ou mesmo via leitor RFID com acuracidade de praticamente 100% de acerto.
Essa forma de utilização do RFID é bastante indicada para Centros de Distribuição horizontalizados, onde o armazenamento de pallets é feito por empilhadeiras. É possível acoplar a antena no garfo da mesma para que a leitura dos volumes ou mesmo do pallet seja feita por aproximação. E ainda o software de comunicação com o WMS pode rodar no próprio F5v embarcado.
A aplicação é bastante inteligente, visto que uma antena RFID consegue identificar até 400 volumes por segundo e pode reduzir a leitura de um pallet de 8 minuitos para 6 segundos. Isso chamou a atenção de todos os visitantes, desde executivos até encarrregados da operação no chão de fábrica.
É claro que os custos do RFID ainda são bem superiores aos dos códigos de barras, mas em vista de alguns anos atrás, a tecnologia vem barateando bastante e se o controle for por pallet e não por volume, ela fica mais viável e atrativa ainda, com um chip hoje custando em torno de R$ 0,60.
Continue acompanhando o blog para mais novidades e tendências, siga-nos tambem no facebook e twitter.
Envie um comentário