HOME
MGITECH

O crescimento das plataformas mobile e de seus aplicativos criou um cenário promissor para as empresas desenvolvedoras de software, que diminuíram o ciclo de criação e distribuição de seus sistemas e passaram a poder atuar globalmente, sem se restringir a territórios.

No mercado corporativo, porém, os desenvolvedores continuam encontrando barreiras importantes à expansão de seus negócios. Entre essas barreiras estão a ausência de clientes e business cases que comprovem a qualidade de seus produtos, o fato da marca não estar consolidada no mercado e a necessidade de contar com parceiros de distribuição para ganhar notoriedade.

Na ânsia de ganhar espaço rapidamente, desenvolvedores de software colocam, com mais frequência do que deveriam, sua reputação na mão de distribuidores que podem manchar sua imagem. Empresas que são pegas cometendo práticas ilícitas, como a utilização de pirataria, abalam não apenas sua reputação, como também a de seus parceiros de negócios.

Dessa forma, existem alguns fatores que devem ser levados em conta pelos desenvolvedores de software na escolha de distribuidores e revendedores que os representem no mercado:

  • Tempo de mercado: quanto mais tempo a empresa tem de atuação, mais sólida tende a ser sua atuação;
  • Seriedade e prestígio: a adoção de boas práticas, o respeito aos parceiros e clientes e a integridade de suas ações mostram que o distribuidor é uma empresa com a qual vale a pena trabalhar;
  • Estabelecimento de parcerias duradouras: a longevidade das parcerias com desenvolvedores de software mostra que o distribuidor respeita seus acordos e cria relacionamentos de longo prazo, importantes para a evolução dos negócios;
  • Contar com parceiros de software respeitados no mercado: grandes empresas de software não se aliam a qualquer distribuidor. Assim, a presença de marcas importantes no portfólio do revendedor funciona como uma chancela de qualidade;
  • Oferta de serviços integrados: quanto mais ampla a oferta de serviços, e quanto maior a integração entre hardware, software e serviços oferecida pelo distribuidor, mais sólida é sua atuação, melhor sua capacidade de resolver os problemas dos clientes e melhor sua reputação. Distribuidores que oferecem soluções completas fazem com que o cliente não precise lidar com várias empresas no dia a dia, simplificando a gestão dos negócios;
  • Não desenvolvimento de software: é uma questão de saber o papel de cada um. Cria-se uma situação desconfortável quando um desenvolvedor de software passa a concorrer com um sistema desenvolvido pelo seu próprio distribuidor. Se os negócios são diferentes, é importante que cada parceiro atue apenas em seu mercado específico.

A escolha de um distribuidor ou revendedor com sólida presença de mercado, histórico de parcerias duradouras com empresas de software, seriedade e profissionalismo em sua atuação e oferta de soluções completas para seus clientes, permite que os desenvolvedores de software contem com um parceiro capaz de fazê-los crescer de forma estruturada e de integrar suas tecnologias a diversos hardwares e soluções disponíveis no mercado.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado