HOME
MGITECH

O crescimento da crise econômica em todo o país somado ao aumento dos preços e crescimento do índice de desemprego, o consumidor não viu outra saída senão economizar. Cortar gastos com restaurantes, lazer, trocar marcas tradicionais por mais baratas, sair menos de casa. Esse corte nos gastos afeta diretamente o varejista, que sente na pele os resultados da crise.

Segundo o Estudo de Confiança do Consumidor, realizado pela Nielsen em 2016, a confiança do brasileiro é de 74 pontos, sete abaixo dos 81 pontos referentes ao segundo trimestre de 2015. Além disso, 95% da população acredita que o país vive uma recessão econômica, 22% tem a economia como principal preocupação e 35% consideram “não tão boas” suas finanças pessoais.

O estudo apontou, ainda, que 63% dos brasileiros reduzem o entretenimento fora de casa como método de poupar. Isso afeta diretamente o consumo da população e o varejista é o primeiro a sentir essa mudança no comportamento.

Por isso, especialistas apontam que realizar promoções com redução nos preços ou vantagens como “compre um leve dois”, são exemplos de estratégias para driblar a crise. Além disso, ter uma boa administração do PDV, saber se os produtos estão nos locais e com preço corretos para a região, são outros pontos que podem fazer a diferença.

Existem tecnologias que podem ajudar nesses processos, como a Trade Force. Trata-se de uma ferramenta que gerencia equipes de campo (promotores), otimiza rotas, valida dados importantes do PDV – como rupturas, estoque – tudo em tempo real por meio da internet. Dessa forma, você tem mais controle sobre as vendas e consegue planejar melhor as estratégias mais cabíveis ao seu tipo de negócio.

A crise atinge diretamente o consumidor e, como consequência, o mercado, que sente a queda no consumo diariamente. Mas isso é passageiro e é preciso estar preparado para as oscilações econômicas.

Com as informações necessárias sobre economia e como ela pode ser instável e afetar o consumidor; se conhece bem o seu negócio e sabe como proceder com relação a promoções, e se tiver acesso a uma ferramenta que te auxilie a gerenciar, você será capaz de criar estratégias para superar a crise e até crescer durante ela.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado