HOME
MGITECH

mgi_fev22Não há como negar: a agilidade é o grande benefício de que as empresas usufruem ao proporcionar a mobilidade corporativa aos funcionários.

Equipamentos móveis, como smartphones e tablets, permitem que o profissional verifique informações, responda, altere procedimentos e reaja a imprevistos a qualquer hora e de qualquer lugar. Não é mais preciso estar na empresa para trabalhar.

E ninguém quer ficar para trás. Por isso, a tendência é que a quantidade de empresas e usuários adeptos da mobilidade corporativa cresça e muito, mundialmente. Analistas acreditam que, em dois anos, quase 4 bilhões e meio de usuários estarão trabalhando por meio da mobilidade.

Acredita-se ainda que, também nesses dois anos, as empresas passarão a desenvolver seus próprios aplicativos, como forma de fomentar a mobilidade corporativa com segurança e oferecendo as funcionalidades necessárias de forma customizada. Nasceria, então, o BYOA (bring your own application), que passaria a ter tanta importância quanto o uso de dispositivos móveis pessoais, conhecido também como BYOD (bring your own device).

Portanto, se sua empresa ainda não adotou a solução, ela vai adotar, e em breve, pois o mercado passa, naturalmente, a exigir respostas mais rápidas e disponibilidade mais ampla.

Para onde ir?

Antes de adquirir equipamentos e distribuir aos colaboradores, é recomendável que você estude o ambiente e tenha condições de selecionar as melhores ferramentas na área. E não se trata de tarefa simples: os fornecedores de software de administração de equipamentos móveis (ou MDM, da sigla em inglês para mobile device management) surgem com novidades a cada três a seis meses.

Inicialmente, é extremamente recomendável que os dados de sua empresa sejam migrados para a nuvem. Isso vai permitir que os usuários utilizem softwares ou websites para, com login e senha pessoais, acessar as informações com liberdade, de qualquer equipamento e lugar.

Lembre-se de que a escolha das soluções que vão compor o programa de mobilidade de sua empresa não devem ser idênticas às de outras corporações: trata-se de um tema muito específico, e cada uma deve entender como suas operações funcionam para identificar as melhores ferramentas.

É preciso ter um olhar atencioso para desenvolver sua EMM – a administração da mobilidade corporativa (ou enterprise mobile management). A ferramenta de EMM não depende apenas da quantidade de funcionalidades que ela apresenta, mas de quais realmente se adequam às necessidades de sua empresa.

De modo geral:

·        Questione que nível de segurança sua empresa realmente precisa. A segurança deve estar sempre em primeiro lugar, inclusive no armazenamento. Um equipamento moderno permite a rápida criação e compartilhamento de dados, imagens e vídeos sobre a empresa. Tendo mais dados em mãos, fica ainda mais fácil e tentador distribuí-los. A equipe de TI deve assegurar que documentos e informações da corporação continuem a ser privados. A permissão do acesso a dados à distância deve ocorrer com cuidado e controle: a empresa ainda é dona dos dados e deve saber quem os acessa, e de onde acessa;

·        Considere de quais funcionalidades sua empresa realmente depende. Você precisa oferecer suporte ao BYOD, além dos aparelhos corporativos? Seus funcionários viajam para o exterior? Equipamentos de fornecedores, temporários, parceiros e até clientes também dependerão de sua administração? Isso tudo vai influenciar na seleção de parceiros adequados.

·        Gadgets hoje são muito populares e, aparentemente, todos sabem usá-lo com destreza. Mas apenas aparentemente. Muitos usuários utilizam apenas os recursos mais básicos, e poderiam se perder diante do pedido de instalar um aplicativo corporativo ou acessar os dados de apenas um ambiente online. Assim, antes de distribuir equipamentos, verifique quem vai utilizá-los e qual o grau de conhecimento e facilidade de manuseio que cada um tem;

·        Identifique quais modelos de serviços e entrega seriam os mais adequados. Algumas plataformas de EMM só estão disponíveis internamente, na própria empresa. Não seria o caso de contratar um especialista no setor para fazer a integração de sua infraestrutura atual e administrar o ambiente EMM?

·        Fique atento aos gastos. Todo esse aumento no tráfego de dados irá gerar grandes despesas que, se não forem controladas, podem colocar em risco sua estratégia. Lembre-se, no ambiente corporativo moderno, a gestão de mobilidade e gestão de despesas de telecom andas juntas.

Repense essas questões antes de adquirir ferramentas no escuro. Ao trazer para a empresa as soluções adequadas e customizadas às suas necessidades e operações diárias, você desenvolverá uma política de EMM mais confiável e, certamente, duradoura.

 

 

 

 

 

 

 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado