Recentes pesquisas norte-americanas comprovam uma mudança no comportamento de empresas que, para muitos, pode soar surpreendente – e arriscada.
Para obter produtividade, as organizações, hoje, não se importam de deixar a segurança dos equipamentos móveis em segundo plano. Mais da metade das empresas e dos funcionários dos Estados Unidos estariam sacrificando as práticas de segurança para aproveitar os benefícios que a conexão móvel propicia.
Mais do que a segurança cibernética, há a questão da segurança de dados presentes nos dispositivos móveis, já que eles são continuamente suscetíveis a ataques de hacker, phishing e malware. No âmbito físico, existe o risco de perda e roubo do aparelho.
Especialistas indicam alguns números do mercado norte-americano:
- Um terço dos profissionais usam apenas equipamentos móveis para trabalhar;
- 64% dos funcionários não possuem verba para investir em segurança para seus dispositivos móveis;
- 30% não tem qualquer item de segurança instalado.
Além disso, eles afirmam que instalação de malware e negligência do usuário são as maiores ameaças para os equipamentos, e que a própria resistência do funcionário seria a maior barreira para obter uma estratégia de segurança apropriada.
64% das violações de dados ocorreriam pelo fator humano, seja negligência ou falha de tecnologia, o que reforça a tese de que os próprios funcionários seriam a maior ameaça para a segurança.
No entanto, 23% desses funcionários não acreditam que essa questão seja de sua responsabilidade.
No ano passado, a empresa de segurança Symantec divulgou um estudo sobre o assunto, olhando para os consumidores brasileiros. Segundo ele, 48% não teriam cuidados básicos, como o uso de senhas, software de segurança e backup de arquivos. E ainda: 57% teriam sido vítimas de crime virtual móvel e 58% estariam usando o aparelho para o trabalho e diversão.
Esses dados todos mostram que, se os funcionários representam um problema, ao colocar os dados corporativos em risco, por usá-los em dispositivos móveis sem a segurança adequada, as empresas também não têm feito os devidos investimentos e instaurado políticas para assegurar suas próprias informações.
Lutar contra os dispositivos móveis é irracional; a agilidade e a produtividade que permitem são benéficas às organizações e aos funcionários.
É necessário, porém, que os responsáveis pela TI busquem soluções e ferramentas para organizar o uso de dados corporativos em equipamentos pessoais móveis. Por que escolher entre segurança e produtividade, quando se pode ter as duas colaborando para o crescimento dos negócios?
Existem SIM opções viáveis em aplicativos e softwares corporativos (EMM – enterprise mobile management) que integram perfeitamente segurança e produtividade.
É tudo somente uma questão de consciência e mudança de pensamento das equipes responsáveis por sugerir e implementar tais ferramentas.
Faça parte do grupo de profissionais que escolhe sair na frente quando o assunto é eficiência, pesquise soluções junto a parceiros especializados.
Envie um comentário