HOME
Gustavo Lesbão

A cada dia cresce o número de empresas que optam pela adoção de dispositivos móveis para a realização das mais diversas atividades. E não é para menos! O que antes se mostrava como tendência, agora é uma obrigatoriedade para aqueles que desejam realizar suas tarefas de forma mais dinâmica e produtiva. Mas para que os resultados desejados sejam de fato obtidos, alguns cuidados devem ser tomados, a começar pela segurança dos dispositivos móveis corporativos. Através deles, é possível ter acesso às mais diversas informações confidenciais e, por um descuido, pode-se ter sérios transtornos e prejuizos.

Uma das formas de prevenir esse problema é através da utilização de um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis corporativos - mobile device management. Um sistema de MDM permite incluir e gerenciar de forma ampla os dispositivos móveis corporativos, distribuir e atualizar aplicativos, monitorar inventário, gerenciar utilização, localização e uma série de outras funcionalidades. No cenário nacional, o principal fornecedor dessa tecnologia é a Mobiltec, através da solução M3 - MDM. Um dos recursos-chave do M3 é o Kiosk, desenvolvido especificamente para promover um maior controle para as empresas que precisam implantar certas restrições.

O Kiosk é um launcher corporativo, que permite liberar ou bloquear o acesso, desde aplicativos até recursos avançados do dispositivo. Assim, ele cria uma interface própria, que atua como uma máscara sendo exibida logo que o equipamento é ligado. O aplicativo assume o controle para que somente os recursos autorizados pelo administrador possam ser utilizados. Além disso, é possível bloquear a mudança de algumas configurações selecionadas, garantindo assim que a política de segurança da empresa seja imposta. Dentre seus benefícios, pode-se destacar além da segurança oferecida, a possibilidade de redução de custos com dados móveis e a padronização dos dispositivos, facilitando também a atuação do suporte.

Pode parecer exagero, mas manter os dados corporativos seguros no mundo atual é uma tarefa extremamente complexa e crítica. Uma foto tirada inocentemente na linha de produção pode revelar dados confidenciais. Aplicativos instalados indiscriminadamente, podem abrir portas para malwares que rapidamente se expandem pela rede. O uso de restrições contribui para que o lucro gerado a partir da mobilidade não seja perdido na correção de problemas que poderiam ter sido evitados. Trata-se, portanto, de uma ferramenta essencial para otimização do investimento em tecnologias móveis.

Este artigo foi escrito por Aline Roque da Mobiltec e publicado por Gustavo Lesbão da MGITECH

 

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado