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A logística é um dos grandes diferenciais competitivos de uma empresa. Em mercados nos quais produtos, preços e prazos de entrega são cada vez mais parecidos, oferecer o produto certo no momento adequado torna-se essencial. Muitas empresas entendem a importância de uma estrutura logística eficiente, mas muitas delas ainda cometem erros que podem minar seu relacionamento com os parceiros de negócios.

Entre esses erros possivelmente fatais para seus negócios estão:

  • Falta de visibilidade da informação: a ausência de informações sobre o status dos pedidos é uma fonte frequente de insatisfação dos clientes que pode causar danos à imagem da empresa;

  • Altos custos com processos manuais: procedimentos baseados em papel são outra fonte constante de problemas, pois aumentam a possibilidade de erros;

  • Ausência de informação em tempo real: informações em real time oferecem à empresa a possibilidade de resolver rapidamente qualquer imprevisto, mas nem sempre as empresas estão preparadas para fazer com que as informações cheguem a tempo a quem pode solucionar os problemas;

  • Visão limitada sobre as operações de entrega: normalmente, os profissionais não sabem o que acontece em toda a empresa, e a área logística não é exceção. Esse modo de trabalhar reduz a eficiência dos processos corporativos;

  • Uso de sistemas complicados: nem sempre a Tecnologia da Informação oferece sistemas que simplificam os processos de trabalho.

Na área logística, o uso de sistemas de comprovação de entrega (POD, ou Proof of Delivery, em inglês) resolve todos esses problemas. Um sistema POD envia uma confirmação de entrega quando um produto chega a seu destino final. Feita antigamente por meio de uma assinatura ou carimbo, essa confirmação hoje pode ser digitalizada e com vantagens, uma vez que o POD pode conter muito mais detalhes acerca da transação realizada, como as informações do pedido de compra, dados de entrega, especificações e quaisquer outros dados que sejam relevantes.

Os sistemas POD representam uma solução para os problemas de falta de informação a respeito das operações logísticas:

  • Visibilidade da informação: com um sistema POD, as empresas facilitam a visualização das informações sobre os pedidos, garantindo que as informações cheguem a quem precisa, no momento adequado;

  • Custos: a digitalização das informações reduz custos, elimina erros e garante a integridade dos dados;

  • Informação em tempo real: digitalizadas, as informações de entrega podem ser acessadas pelos clientes instantaneamente, aumentando a segurança e a satisfação dos clientes;

  • Visão limitada: a disponibilidade de informação em tempo real sobre o que acontece em campo permite que os gestores e todo profissional envolvido na logística acompanhe e possa tomar medidas quando necessário, aumentando grandemente a eficiência da companhia;

  • Simplificação de processos: com o uso de ferramentas customizadas e confiáveis, a empresa passa a oferecer uma experiência superior em serviços e elimina burocracia.

Faça uma pesquisa entre os principais fornecedores de soluções e identifique o sistema mais adequado e eficaz para seus negócios. Seus clientes ficarão mais satisfeitos e suas vendas e resultados subirão.

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