Desde os anos 90, são várias as ferramentas usadas para confirmar uma entrega. No entanto, confirmá-la é bem diferente de comprovar que ela foi feita.
A confirmação informa que ela foi realizada; já a comprovação, além de informar, tem como comprovar que aquela entrega ocorreu, seu endereço, data e quem a recebeu. É muito mais certo e garantido.
No início desse processo, os sistemas utilizavam planilhas e notas impressas, um processo arcaico, mas que ainda é muito praticado atualmente.
A necessidade de mostrar na sede da empresa o que realmente acontecia no trajeto e na entrega em si não era totalmente suprida. Na tentativa de resolver a situação, muitas empresas tentaram desenvolver seu próprio aplicativo para confirmar entregas. Na maioria das vezes, a transmissão das informações era feita pelo envio de um SMS.
Um novo capítulo
Podemos afirmar que, hoje, a logística vive uma inovadora realidade, baseada em ferramentas assertivas, que geram confiabilidade e segurança para quem entrega e quem recebe o item.
A avançada tecnologia permite isso: o uso da internet nos dispositivos móveis associada ao armazenamento em nuvem garante o envio de dados com segurança.
Os equipamentos móveis utilizam sistemas operacionais robustos – principalmente iOS e Android -, que permitem o desenvolvimento de aplicativos que oferecem mais detalhes e facilidade no uso.
Há também a questão dos hardwares: tela touch, câmera, GPS e memórias expansíveis são encontrados em praticamente todos os celulares e tablets do mercado, e esses recursos permitem o desenvolvimento de soluções ainda mais modernas e assertivas.
Trata-se, portanto, de uma convergência de soluções que propiciam que os sistemas de comprovação de entregas sejam dinâmicos e completos. Mais do que confirmar, consegue-se comprovar o que foi entregue, com dados gerados pelos aparelhos, uso de imagens e envio online das informações, em tempo real.
O mercado de logística vive um novo capítulo de sua história, em que os problemas com entregas foram praticamente eliminados. Consequentemente, as reclamações de clientes caem a zero, pois dificilmente há atrasos, mal entendidos ou erros dos profissionais envolvidos.
E sua empresa? Ela já vive essa nova realidade ou ainda está confirmando entregas? Preste atenção ao mercado, pesquise bons fornecedores e passe a fazer parte dessa nova etapa no setor.
Envie um comentário