O Windows 8 é certamente diferente de qualquer outro sistema operacional já lançado pela Microsoft. Para começar, o software permeia entre o desktop, laptop e os tablets. No post de hoje, uma visão sobre os tablets com Windows 8 e as principais características do sistema operacional.
A maioria das funções básicas, incluindo interface, rede, aplicativos e software será executada em ambos os desktops e laptops x86, bem como tablets baseados na tecnologia ARM. Em si, o suporte para tablets com processadores ARM é um grande negócio e é um indicativo da criação de conteúdo e produtividade orientadas a esse mercado.
O que faz parecer que dessa vez a Microsoft poderá ser capaz de romper e penetrar a fatia de mercado de tablets atualmente dominada pela Apple e pelo Google é o visual Metro UI (Interface do Usuário).
Essa nova interface foi desenvolvida pela Microsoft e seus designers inspirada nos símbolos do metrô de Londres (daí o nome) e o objetivo era sim atender aos sistemas móveis da empresa, como o Windows phone e consequentemente os tablets. Ícones maiores e de visualização mais clara, fáceis de arrastar com o toque do dedo estão presentes em todo o visual Metro.
Tambem é inegável que o sistema foi desenvolvido pensando no mercado corporativo. Vejamos algumas características:
- Interface touch-screen melhorada
Após o lançamento do Windows phone e as críticas de usuários, o Windows 8 chega com uma precisão de tela muito mais apurada e precisa.
Em última análise, isso deve fazer a experiência do usuário mais agradável. O design Metro com botões maiores, redimensionáveis e de arrastar, tela inicial totalmente personalizável, o sistema multi-tarefas, com as janelas abertas ao mesmo tempo, podendo ser escondidas.
- Gestos e toques na tela: simples e complexos
De comandos básicos padrão aos multi-tarefas para fechar aplicativos, e até mesmo para fazer login, o Windows 8 será compatível com uma grande variedade de gestos. Muitos vão ser familiares, mas alguns vão ser únicos e novos.
- Total compatibilidade com a rede Windows e seus mais de 500 milhões de computadores Windows 7
A Microsoft já disse que o Windows 8 será capaz de funcionar com o Windows 7. Tanto na parte de software e hardware, ele será capaz de se comunicar diretamente com a base instalada atual de 500 milhões de computadores.
Isto significa que todos os tablets Windows 8 devem ser capazes de facilmente se conectar a redes baseadas no Windows, servidores e impressoras em escritórios e residências em todo o mundo. Para as empresas e ambientes empresariais, esta é uma vantagem significativa sobre o SO Android e sobre o iOS do iPad.
Não há notícias ainda se essa compatibilidade se estenderá para PCs com Windows XP. Visto que a Microsoft pretende deixar de dar suporte a essa versão do SO no prazo de dois anos. Se eu fosse apostar, diria que não existirá compatibilidade.
- Buscador de arquivos mais rápido e familiar
A Microsoft promete tornar a busca de arquivos em um tablet-PC muito parecida com a busca nos desktops através do Windows Explorer.
- Sensores irão aprimorar a interface do Windows 8 e vida útil da bateria
Os tablets Windows 8 contarão com uma série de sensores integrados. Um exemplo de um sensor de gestos é a capacidade do usuário tocar em uma foto para fazer login no sistema de forma segura.
Haverá também sensores que medem a luz ambiente, proximidade humana e localização. Quais são os benefícios? Recurso brilho adaptativo da tela, dependendo das condições de iluminação, significa economia de bateria.
Os sensores de proximidade serão capazes de escurecer a tela quando o usuário estiver longe. Ambos os sensores são agora amplamente utilizados nos mais recentes televisores de tela plana e monitores LCD profissionais, e darão um impulso saudável para a vida da bateria dos tablet-PCs.
Para atrair desenvolvedores para tablets Windows, a Microsoft está fazendo grandes propostas e negociações, propondo receitas de até 80% para o programador que atingir um certo valor de venda do seu software na loja virtual da Microsoft, o que deve baratear a mão de obra para desenvolver nessa plataforma e fazer com que surjam milhares de novos Apps para Windows 8 em tablets.
Compatibilidade com HTML5/JavaScript ou mesmo tecnologias baseadas em C, rodarão sem problemas.
- Boot e Shutdown muito mais rápidos
A Microsoft garante que os tablets com Windows 8 terão uma economia de tempo variando de 30% a 70% na inicialização e no desligamento do sistema. Ela tambem promete solucionar bugs comuns e muito criticados de saída do modo stand by/sleep para uso, por exemplo, falhas gráficas ou demora para retomar atividades simples.
- MS Office no Windows 8
Sim. Os tablets Windows 8 rodarão todos os aplicativos do pacote Office, o que com certeza será um argumento decisivo na hora de optar por um equipamento móvel BYOD (Bring Your Own Device) utilizando-o para trabalhar.
Há rumores de que a versão do MS Office seria free para tablets, o que seria mais um impulso para as empresas adotarem o Windows 8 sem terem que gastar a fortuna que se gasta com licenças. Mas isso ainda não é certo.
Falando em Cloud Computing (armazenamento na nuvem), o Windows 8 deve contar com o SkyDrive pré-instalado em tablets, oferecendo até 25 GB de espaço livre, embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito para confirmar isso.
- Conexão USB 3.0
Garantia de transferência de arquivos até dez vezes mais rápida que no Windows 7 e mais uma vantagem sobre a Apple, que não dá nenhum suporte a USB 3.0.
Podemos esperar que, no mínimo, os tablets Windows 8 sejam muito menos complicados e muito mais funcionais do que os que rodam Windows 7, visto que não foram verdadeiramente otimizados para uma interface touch-screen.
Os tablets robustos da Motion Computing possuem a tecnologia ARM em seus processadores e dão suporte ao Windows 8. Já tive a chance de testar e realmente é um sistema orientado a equipamentos móveis.
Para terminar a análise, assita ao vídeo de lançamento e demonstração do Microsoft sobre o Windows 8 em tablets.
fonte: tabtimes.com/feature/ittech-os-windows/2012/02/09/business-minded-12-most-important-windows-8-features-tablets imagem: pcmag.com
Envie um comentário