HOME
MGITECH


automovel.jpg

Todo mundo sabe que celular e direção são uma mistura perigosa e isso inclui não só conversar, mas também mandar SMS e usar a internet. A distração aumenta em 400% o risco de acidentes. Além do perigo, a pessoa pode ser multada em R$ 85,13 e somar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não se sabe o número de acidentes no Brasil e no mundo causado pelo uso de celulares, mas imagine a combinação arriscada de 212,6 milhões de pessoas com acesso à telefonia móvel e uma frota de 69 milhões de veículos de todos os tipos.

Segundo especialistas, o perigo existe, pois essa atividade exige que as mãos sejam retiradas do volante, assim como mexer em um aparelho eletrônico, comer, beber, procurar algo, ler, pôr um CD ou mudar a estação do rádio, etc.

Nos Estados Unidos, dados de pesquisas do Departamento de Trânsito revelam que 77% dos motoristas admitiram já ter utilizado o celular ao volante. O governo americano estima que 5.870 pessoas morreram e 500 mil foram feridas em acidentes que, segundo relatos, envolveram distrações. Pesquisas sobre acidentes associados a distrações indicaram que 12% estavam conversando com passageiros ou usando o celular nos EUA.

Agora a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) propôs a criação da Distraction Guidelines (algo como Diretrizes para Distrações) para dispositivos integrados em veículos, e considera propor diretivas para lidar com dispositivos portáteis não incorporados ao veículo, incluindo sistemas de navegação GPS, smartphones e tablets.

Enquanto muitas campanhas têm sido focadas no consumidor, as empresas também são alvos, pois o número de trabalhadores móveis que utiliza tecnologia em veículos continua a crescer. A VDC Research estima que 24% dos trabalhadores de campo usam tablets em seus veículos. Comprometidas, mais de 550 empresas norte-americanas, que empregam 1,5 milhão de pessoas, se comprometeram a criar políticas antidistração, que variam de não conversar ou mandar mensagens de texto enquanto estiverem na direção.

E já há tecnologias para evitar a distração ao volante: a Blank-IT desliga a tela quando o veículo está em movimento e a Motion também tem trabalhado para a segurança no veículo para o trabalho de campo com o In-Vehicle Computing Solution.

Você já toma esse cuidado quando dirige?

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado