HOME
MGITECH

A exemplo de tantos segmentos de atuação, a logística vem sendo moldada pela tecnologia em vários aspectos, desde a sua gestão e operação  até mudanças no perfil de consumo da população que impactam na área.

Para os operadores logísticos, as novidades tecnológicas podem representar ótimas oportunidades de aumento de eficiência do trabalho, economia de custos e redução de erros, por isso é sempre importante acompanhar as tendências do mercado, aproveitando tudo aquilo que puder ser somado a seu negócio:

  • Novo perfil do consumidor

A computação e a mobilidade vêm há vários anos mudando radicalmente a forma como as pessoas realizam compras, e isso impactou a logística.

Com a tendência de crescimento de compras por apps e sites móveis, os consumidores devem seguir na tendência de expectativa de entregas rápidas e com o máximo de flexibilidade, o que deve exigir planejamento avançado da logística para conseguir otimizar suas rotas e reduzir seus prazos de entrega.

  • Tecnologia aplicada

Gestão e operação logística nunca tiveram tantos recursos tecnológicos a seu favor, e estes precisam começar a fazer parte do dia-a-dia das empresas do ramo, se quiserem atuar com o máximo de eficiência. Equipamentos e softwares para leitura de códigos de barra, tablets e notebooks híbridos planejados para trabalho de campo, programas para gestão e automação logística e até tecnologia de nuvem para armazenagem de dados devem fazer parte da realidade das empresas nos próximos anos.

  • Supply chain

Uma das atividades centrais da logística, o supply chain, deve ser moldado nos próximos anos. Operadores devem se preparar para atuar não só na logística de produtos, mas também na de serviços (que devem ganhar cada vez mais espaço no mercado), assim como devem começar a olhar para as soluções baseadas em nuvem e com apoio de inteligência artificial para otimizar rotas e procedimentos.

  • Menos erros, mais exigência

Ao mesmo tempo que as soluções tecnológicas permitem uma redução notável em erros e aumento da eficiência operacional, as expectativas do público também aumentaram, o que faz com que as novas ferramentas sejam não apenas uma boa opção, mas uma obrigação para quem busca se manter relevante.

Não deixe a concorrência andar na frente: acompanhe as tendências do mercado, adote as novas tecnologias e se prepare para ficar sempre em evidência nos novos cenários que devem surgir nos próximos anos, com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço e o consumidor em forte evidência.

Proof of Delivery MGITECH

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado