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gestão de TIJá chegamos no final do primeiro trimestre de 2015 e já é possível perceber o início de algumas tendências do mundo de gestão de TI que serão reforçadas ainda mais ao longo do ano.

No final de 2014, a Gartner Group divulgou uma lista com previsões para 2015 que ampliam a importância de uma estratégia sólida de gerenciamento. Saiba quais são os principais movimentos para esse ano.

Reforço da convergência do real e virtual

A IoT, Internet das Coisas, está cada vez mais presente em objetos inteligentes que coletam e trocam dados automaticamente. No Reino Unido, uma rede dedicada para a IoT vai iniciar uma campanha que apoia o aumento do número de aparelhos conectados em casas e comunidades britânicas. Alguns edifícios inteligentes já começaram a implementar o IoT para guiar motoristas para vagas de estacionamento vazias ou melhorar o controle do sistema AVAC, iluminação e segurança dentro do prédio.

Apenas na Ásia, por exemplo, o gasto com a IoT em 2014 foi estimado em cerca de US $ 10 bilhões e não há nenhum sinal para diminuição do investimento até 2020.

À medida que a IoT cresce, há necessidade de decidir que tipos de “coisas” devem ser controladas e fazer parte da estratégia e responsabilidade do time de gestão de TI. O sistema AVAC, por exemplo, estaria sob controle do proprietário do edifício, mas provavelmente a geladeira inteligente que a empresa investiu para a copa estaria sob o comando do service desk.

Intelligence Everywhere

O acesso aos dispositivos móveis vai continuar a crescer junto com a exigência em relação aos serviços disponíveis e os usuários de smartphones e aparelhos portáteis estarão cada vez mais conectados ao ambiente de trabalho. O desafio é saber como será feita a adaptação e inclusão dos celulares ao ambiente de trabalho e quem vai dar o primeiro passo: empresas ou funcionários?

Pensar em como vai acontecer essa inclusão é uma das tarefas do sistema de gestão de negócios de TI em 2015. As políticas de BYOD devem ser refinadas para garantir segurança para ambos os lados e, além disso, deve ficar claro como o service desk deve atuar.

A nuvem continua importante

A nuvem surgiu para tornar o gerenciamento de serviços mais simples pois propicia menos servidores locais executando menos aplicativos, porém, a realidade da nuvem mudou ao invés de simplificar.

Diversos programas e aplicativos possuem licença e termos próprios que, quando violados, causam problemas tão comuns quanto a época em que usávamos CDs. A grande quantidade de downloads sendo feitos acarreta aumento da responsabilidade do service desk, por isso, continua sendo extremamente importante para a gestão de TI saber gerenciar e trabalhar na nuvem.

Portando, as empresas devem estar conectadas à essas tendências, e analisar quais dentre essas novidades poderá melhorar os processos de trabalho. Poderia ser a nuvem e a eliminação da necessidade de servidores internos? Poderia ser algum wearable para controle de produção? Tablets e smartphones rodando aplicativos MDM para a produtividade e segurança?

Um coisa é certa, os processos de trabalho moderno não podem mais fugir dos avanços tecnológicos, mas podemos nos perder durante o processo de escolha do que é melhor para o nosso caso.

Procure parcerias que estão imersas em tecnologia e processos, para que juntos possam definir estratégias e tirar o melhor proveito de toda essa inovação.

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