Será possível o número de conexões ultrapassar a população mundial? Sim – e o dia em que isso ocorrerá está próximo, segundo um estudo da Cisco.
A estimativa diz que devemos chegar a 10 bilhões de conexões em 2018, ano em que a população deve alcançar, segundo a ONU, 7,6 bilhões.
Para a empresa, o tráfego de dados global vai crescer 11 vezes nos próximos anos, o que significa que, naquele ano, chegaremos também a uma operação de 190 exabytes. Para tentar facilitar a compreensão disso, um exabyte equivale a 1 bilhão de gigabytes.
Esse aumento impressionante de dados e conexões será possível devido, sobretudo, ao uso da Internet móvel. Mais e mais usuários de smartphones, tablets e outros gadgets conectados à Internet contribuirão e muito para a explosão desses números.
E não para por aí. O mesmo estudo da Cisco surpreendeu com outras previsões, comparando-se dados de 2013 e os possíveis de 2018:
· Seremos em 4 bilhões de usuários de Internet (mais de 51% da população mundial), um grande aumento comparado aos 2,5 bilhões de 2013;
· A quantidade de usuários móveis passará dos 4,1 bilhões (2013) para 4,9 bilhões;
· Serão 21 bilhões de conexões e equipamentos em rede, contra 12 bilhões há dois anos;
· Espera-se que a conexão de banda larga fixa alcance a velocidade média de 42 Mbps;
· Vídeos móveis serão 69% do tráfego mundial de dados móveis, um aumento de 16%, e 79% do tráfego total;
· Em 2013, o tráfego global era de 220 MB por mês, e chegará a 1,820 MB por mês em 2018;
· Toda a Internet móvel ocupava 1,5 exabytes por mês há dois anos, e esse número será triplicado – chegará a 5,1 exabytes por mês.
E, claro, os países emergentes irão ser os grandes responsáveis por impulsionar esses dados – sobretudo os latino-americanos.
Para a Cisco, na região, o tráfego de dados móveis crescerá 13 vezes entre 2013 e 2018, ou 66%. Serão, portanto, 13,9 exabytes de dados na América Latina, ou 556 vezes o volume de dez anos antes – um crescimento admirável.
Diante de tais previsões, você, a equipe de TI e sua empresa como um todo devem estar preparados para suportar tais demandas.
Mantenha-se informado sobre as principais tecnologias que surgem e garanta disponibilidade de dados sem abrir mão da segurança. O futuro e os bilhões de conexões mundiais agradecem!
Envie um comentário