HOME
MGITECH

O acirramento da competitividade entre as empresas ficou ainda mais intenso com as dificuldades econômicas do país nos últimos anos, forçando as empresas a buscarem reduções de custos e a lutarem como nunca pela diferenciação perante os consumidores.

Para o mercado de logística isso não é diferente e, a exemplo dos demais segmentos de atuação, a tecnologia é, frequentemente, um poderoso aliado nessa busca.

Das melhorias operacionais à maior clareza gerencial, do relacionamento com o cliente à expansão da produtividade, a tecnologia aplicada à logística pode ser decisiva para a empresa que busca uma performance superior na busca e retenção de clientes.

Em particular, os pontos a seguir devem ser tendências de atuação da tecnologia para o futuro próximo deste mercado, e podem representar grandes melhorias para sua empresa:

  • Monitoramento do transporte em tempo real: mais do que saber a localização, conhecer o status dos veículos, condições de trânsito e todo o comportamento das rotas em tempo real é a nova tendência para otimização de operações logísticas. Ferramentas poderosas de análise permitem a tomada de decisão rápida e segura, e até mesmo facilitam a antecipação de problemas, o que reduz custos e falhas operacionais;

  • Monitoramento de estoque em tempo real: outro aspecto fundamental da logística, o armazenamento de produtos pode melhorar drasticamente com o uso de sistemas de gestão de estoque. Os Warehouse Management Systems (WMS), por exemplo, são sistemas desenvolvidos especificamente para permitir uma gestão precisa e clara de tudo que entra e sai do estoque, com exatidão de localização, datas de entradas e outras informações essenciais para a boa gestão do estoque;

  • Integração do time: mesmo que cada área opere internamente com eficiência, o sucesso do negócio como um todo depende de sinergia e integração. Ferramentas de comunicação e sistemas de gestão de projetos e operações permitem que áreas como vendas e logística estejam muito mais próximas e afinadas quanto às necessidades do cliente e da empresa, o que tende a gerar menos erros e um atendimento muito mais efetivo;

  • Alinhamento estratégico: a empresa deve corresponder às expectativas do público e ser consistente com seu posicionamento, e a logística é uma peça fundamental para atingir este objetivo. Se o objetivo é vender a preços baixos, a logística precisa focar na redução de custos; se é maximizar a experiência, precisa olhar para agilidade e precisão. Invista em aparelhos e sistemas de gestão que ofereçam as soluções de que seu negócio precisa, de acordo com seus objetivos.

Ao trazer a tecnologia para a logística, sua empresa não ganha apenas eficiência, mas sim uma melhor gestão do negócio, melhorando suas possibilidades de desenvolvimento em todas as frentes de atuação.

Proof of Delivery MGITECH

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado