O acirramento da competitividade entre as empresas ficou ainda mais intenso com as dificuldades econômicas do país nos últimos anos, forçando as empresas a buscarem reduções de custos e a lutarem como nunca pela diferenciação perante os consumidores.
Para o mercado de logística isso não é diferente e, a exemplo dos demais segmentos de atuação, a tecnologia é, frequentemente, um poderoso aliado nessa busca.
Das melhorias operacionais à maior clareza gerencial, do relacionamento com o cliente à expansão da produtividade, a tecnologia aplicada à logística pode ser decisiva para a empresa que busca uma performance superior na busca e retenção de clientes.
Em particular, os pontos a seguir devem ser tendências de atuação da tecnologia para o futuro próximo deste mercado, e podem representar grandes melhorias para sua empresa:
- Monitoramento do transporte em tempo real: mais do que saber a localização, conhecer o status dos veículos, condições de trânsito e todo o comportamento das rotas em tempo real é a nova tendência para otimização de operações logísticas. Ferramentas poderosas de análise permitem a tomada de decisão rápida e segura, e até mesmo facilitam a antecipação de problemas, o que reduz custos e falhas operacionais;
- Monitoramento de estoque em tempo real: outro aspecto fundamental da logística, o armazenamento de produtos pode melhorar drasticamente com o uso de sistemas de gestão de estoque. Os Warehouse Management Systems (WMS), por exemplo, são sistemas desenvolvidos especificamente para permitir uma gestão precisa e clara de tudo que entra e sai do estoque, com exatidão de localização, datas de entradas e outras informações essenciais para a boa gestão do estoque;
- Integração do time: mesmo que cada área opere internamente com eficiência, o sucesso do negócio como um todo depende de sinergia e integração. Ferramentas de comunicação e sistemas de gestão de projetos e operações permitem que áreas como vendas e logística estejam muito mais próximas e afinadas quanto às necessidades do cliente e da empresa, o que tende a gerar menos erros e um atendimento muito mais efetivo;
- Alinhamento estratégico: a empresa deve corresponder às expectativas do público e ser consistente com seu posicionamento, e a logística é uma peça fundamental para atingir este objetivo. Se o objetivo é vender a preços baixos, a logística precisa focar na redução de custos; se é maximizar a experiência, precisa olhar para agilidade e precisão. Invista em aparelhos e sistemas de gestão que ofereçam as soluções de que seu negócio precisa, de acordo com seus objetivos.
Ao trazer a tecnologia para a logística, sua empresa não ganha apenas eficiência, mas sim uma melhor gestão do negócio, melhorando suas possibilidades de desenvolvimento em todas as frentes de atuação.
Envie um comentário