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O varejo 4.0 engloba a digitalização da experiência de compra por meio das novas tecnologias que tendem a trazer benefícios não somente às empresas, mas especialmente aos consumidores, os quais estão mais exigentes, afinal, com a internet, as informações chegam instantaneamente à sociedade.

Essa transformação digital no setor de varejo se impulsionou ainda mais com a pandemia, e as marcas e varejistas que não estavam preparadas, tiveram que se adaptar rapidamente para se manterem competitivas nesse novo universo.

No entanto, não basta ser digital. Para ter êxito nessa proposta, que não é nova, mas vem crescendo cada vez mais, é preciso utilizar tais tecnologias para promover uma experiência única e personalizada aos clientes, de uma maneira eficiente e mais pessoal possível. Isso porque, os consumidores não estão buscando apenas por qualidade e preço quando querem comprar algum produto.

Sendo assim, é imprescindível garantir que a jornada do cliente seja excepcional desde o primeiro contato, até o pós venda, no intuito de conquistar sua confiança e fidelidade, sendo as tecnologias da 4ª revolução Industrial fortes aliadas para o sucesso. 

Seguindo nesse contexto, confira neste artigo como as novas tecnologias podem beneficiar o varejo. Continue a leitura! 

Transformação Digital: Benefícios para o varejo 4.0

As soluções digitais direcionadas para o varejo fornecem percepções e práticas que aprimoram toda a experiência do cliente, entregando visibilidade em tempo real aos varejistas para tomadas de decisões mais assertivas e  inovadoras. Abaixo destacamos alguns benefícios que essas tecnologias disruptivas trazem para as empresas do setor:

Coleta de dados inteligentes

Com a digitalização dos negócios e a implementação de equipamentos modernos nas lojas físicas, fica mais viável realizar a coleta de dados para uma gestão mais inteligente, que inclui compreender de forma imediata as vendas, tráfego de clientes, evolução da concorrência, atualização de estoque, desempenho de funcionários, etc. Soluções essas que resultam em aumento no faturamento e redução de custos operacionais.

Geolocalização

Como o smartphone já é praticamente uma parte integrada do consumidor, uma boa oportunidade é utilizar tecnologias de geolocalização, que tornam possível, por exemplo, acompanhar a frequência do cliente no PDV e assim ativar ofertas quando ele estiver na região. Ou então, se ele estiver buscando por algum produto específico, é possível também direcioná-lo para uma loja física perto de sua localização atual.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é uma grande tendência, ao qual integra o conceito de conectar qualquer dispositivo eletrônico à Internet e a outros dispositivos conectados, tornando-os inteligentes. Através disso, se obtém dados importantíssimos para uma gestão mais otimizada. 

No varejo, há diversas possibilidades de aplicações de IoT, como para a gestão de transporte, gestão de estoque, prevenção de perdas ou mesmo para melhorar o layout interno das lojas físicas.

Atendimento Omnichannel

O omnichannel se refere a integração de diferentes canais de venda, seja pelo site ou loja física, oferecendo uma experiência mais completa e unificada ao cliente. Lembrando ainda que, ser omnichannel não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade, pois quando um cliente quer comprar um produto, ele se relaciona com a loja/marca, e não com o canal de atendimento. Isso significa que o cliente pode, por exemplo, chegar à loja física procurando por algum item que ele encontrou no site, com a expectativa de efetivar a compra pessoalmente. Caso ele não encontre, essa venda poderá ser perdida. 

A loja física apta para uma experiência digital

Conforme já citado, os consumidores atuais estão mais exigentes, e digitais, e esperam a mesma agilidade do universo online quando vão às compras em ambientes físicos. Para isso, há diversos equipamentos capazes de trazer essa experiência digital. Tablets para execução de venda assistida e Totens de autoatendimento são ótimas alternativas para uma imersão digital.

Varejo 4.0: as soluções MGITECH para o setor

A MGITECH tem soluções que conectam o mundo físico ao digital, para que os varejistas consigam oferecer a melhor experiência para seus clientes, com máximo controle de suas operações e maior agilidade e precisão em suas decisões.

Dentre algumas das soluções disponíveis para o setor, podemos destacar venda assistida, pontos de venda tecnológicos com terminais de última geração, informações em real time, controle de inventário, trade marketing, entre muitas outras. Além disso, através de um ecossistema de parceiros, a MGITECH também conta com um portfólio de equipamentos e acessórios, incluindo totens de autoatendimento, tablets e coletores de dados.

Conforme observado, o varejo 4.0 tende a integrar cada vez mais o mundo offline ao digital. Sendo assim, as empresas que implementarem as estratégias digitais, estarão preparadas para as condições de mercado sem precedentes, adquirindo os mais variados benefícios que as tecnologias disruptivas prometem. 

Sua empresa está preparada para essa inovação? 

Se você quer dar o primeiro passo para a modernização do seu negócio e se adaptar ao varejo 4.0, entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar nessa jornada.

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