HOME
MGITECH

SmartphonessmartphonesO aparelho celular ideal para o ambiente corporativo já não é mais aquele que possui a bateria mais duradoura, fácil interação e resistência a quedas e outros danos cotidianos.

Os smartphones passaram a oferecer diferentes tipos de sistemas operacionais, cada um com suas próprias vantagens, limitações e configurações, que proporcionam experiências de uso e navegação completamente distintas.

Dentre as opções disponíveis no mercado, três softwares se destacam e dividem a preferência dos usuários: iOS, aplicável para aparelhos Apple, o Android, da ampla e versátil Google, e o Windows Phone, da gigante Microsoft.

Ultimamente, eles têm muito em comum e são reconhecidos como plataformas úteis e dinâmicas. Mas, afinal, qual pode ser o mais adequado e eficiente para o uso profissional?

As respostas tendem a recair ao gosto pessoal de cada um e às interfaces aplicadas aos dispositivos, o que dificulta a elaboração de conclusões definitivas. No entanto, é possível levantar as características que mais podem fazer a diferença na escolha entre os três sistemas em face às últimas versões e aos telefones compatíveis.

Funcionalidades

Os avanços tecnológicos aplicados ao ambiente corporativo podem trazer resultados extremamente positivos, ainda mais quando são interligados e convergentes.

Nesse sentido, o Android oferece ferramentas como o Google Now, que permite à equipe agendar, acompanhar e lembrar de reuniões e compromissos de forma integrada ao Gmail.

Também possibilita acessar o compartilhamento de arquivos e manter sincronia com todo o ecossistema do Google, notificando-se, por exemplo, se houve atraso por conta de trânsito.

Já o iWork, disponível para iOS, trabalha de forma integrada aos desktops da Apple, permitindo a edição de documentos a partir de múltiplos dispositivos. Os aplicativos iOS também permitem a troca simples de arquivos através do AirDrop ou o administrador de e-mail que permite visualizar arquivos em PDF ou compartimentar assuntos.

O Windows Phone é o único sistema que possui o Live Tiles, que mantém informações relevantes ao usuário disponibilizadas em tempo real na tela do aparelho. Isso garante que nenhuma mensagem ou compromisso passem batidos. Porém, sua plataforma de trabalho está integrada ao ainda não muito amigável Microsoft Office.

A estabilidade dos componentes dos aparelhos Apple é reconhecida, fazendo com que o equipamento consuma seu potencial ao máximo. Por outro lado, o “preço” pela estabilidade é a pouca liberdade em customizar e instalar aplicativos que não são autorizados, o que já não acontece com os aparelhos que operam com Android e Windows.

Aplicativos

A satisfação com os smartphones está diretamente relacionada aos aplicativos, o que os três sistemas costumam entregar para atender as necessidades mais básicas.

No entanto, a variedade e o alcance ainda são bem maiores entre o Google Play, da Android, e a Apple Store, do iOS. Ambos possuem ferramentas eficientes para soluções profissionais, ajudando a fazer notas, balanços e orçamentos, assim como visualizar e editar documentos.

As diferenças entre os dois sistemas, nesse sentido, são bastante pequenas. Há uma batalha velada na busca por aplicativos exclusivos, existindo certa vantagem para a iOS.

No entanto, há maior variedade no Android, mas é importante que tudo seja baixado diretamente do Google Play, evitando o risco de vírus e danos à segurança.

O Windows Phone Store tem buscado abrir espaço nas últimas versões, atraindo aplicativos dos sistemas rivais. No entanto, há boas possibilidades de componentes para uso profissional e também a tentativa de sincronizar aplicativos para desktop e também para dispositivos móveis.

Interfaces

O visual da plataforma é a característica que salta aos olhos em primeiro lugar e possui forte influência entre os gostos dos usuários. Nesse sentido, os aparelhos da Apple possuem visuais bastante intuitivos e que mudaram muito pouco nas últimas versões do iPhone.

Já o Android está vivendo uma boa fase de aceitação com sua versão Lollipop, que permite melhor interação com as ferramentas e aplicativos disponíveis.

O Windows 10, sistema operacional que ainda busca popularidade e maior adesão no Brasil, incorporou modificações mais profundas no design da tela inicial, das lives tiles e também nos aplicativos e painel de controle.

Segurança

A segurança é a principal preocupação quando o assunto é o uso profissional e a manipulação de informações provadas e sigilosas. Por ser mais popular e o sistema mais aberto, o Android é o mais vulnerável a invasões, especialmente se o software não for atualizado constantemente e se apps forem instalados de forma “alternativa”, por lojas suspeitas ou por meio de APKs.

Nesse quesito, o iOS é o sistema operacional mais avançado. Isso porque é quase impossível baixar aplicativos não autorizados e, portanto, oficiais da Apple Store. A mesma rigidez tem sigo seguida pelo Windows Phone, que também revisa e aprova os aplicativos disponíveis, tornando desnecessária a instalação de antivírus, como o Android.

Custos

Finalmente, outro fator importante a se observar é o preço. Os aparelhos da Apple são os mais caros do mercado brasileiro, o que pode ser um ponto fraco se o plano da empresa for promover uma adesão massiva de seus funcionários.

Além do mais, os iPhones mais modernos não permitem expansão de memória, o que os aparelhos dos sistemas concorrentes possibilitam com a simples aquisição de um cartão microSD.

Aparelhos de celular que utilizam Android e Windows Phone possuem uma variedade maior de preço, partindo de R$ 300 e indo a modelos mais complexos, que chegam a mais de R$ 4 mil. É necessário considerar que os dispositivos mais baratos e simples costumam ter dificuldade de operar com a eficiência compatível aos sistemas atualizados.

Por isso, faça uma avaliação cuidadosa sobre os apps necessários, o número de usuários, a necessidade de customização e a segurança. Essas informações serão preciosas na hora de escolher o sistema operacional ideal para sua empresa ou para suas pretensões profissionais.

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado