HOME
MGITECH

De acordo com a Pesquisa de Custos Logísticos no Brasil – 2015, realizada pelo Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral (FDC), os custos logísticos no Brasil consomem 11,7% das receitas das empresas, representando um aumento de 1,8% em relação a 2014. Ao analisar as indústrias com vendas de R$ 500 milhões a R$ 1 bilhão, o custo chegou a bater 30% das receitas. O estudo mostra, também que o transporte rodoviário é o principal modal de distribuição, atingindo 80% do total, seguido do transporte ferroviário, com 8%; aeroviário, com 5%; cabotagem, com 4%; e hidrovia, com 3%. A amostra foi obtida por meio da consulta a 142 empresas brasileiras, cujo faturamento total equivale a 15% do PIB brasileiro.

Diante de todos esses números, as empresas buscam aumentar sua eficiência e reduzir custos para manter sua competitividade no mercado. A tecnologia tem ajudado bastante e oferece alguns recursos específicos para o setor. Há uma série de softwares capazes de auxiliar no gerenciamento logístico, checar as mercadorias, rastrear as mercadorias e emitir eletronicamente a prova de entrega (POD). Sistemas ERP são capazes de centralizar informações e disponibilizá-las para análises com cruzamento de variáveis. Sob esse aspecto, é possível desenvolver planejamentos mais factíveis, com riscos calculados e planos de contingência.

A checagem de mercadoria por RFID (do inglês Radio Frequency Identification) permite a conferência exata das mercadorias por meio de seus códigos de barras, diminuindo drasticamente as chances de erro humano, que certamente ocasionariam prejuízos. Tendo todo o estoque registrado no sistema por meio dessa tecnologia, os dados sobre as mercadorias que entram ou saem ficam integradas a outros sistemas, além de serem facilmente rastreáveis.

Os softwares de gerenciamento de frotas são muito completos em suas funcionalidades. Entre eles, merece destaque o rastreamento de veículos. Por meio de recursos de monitoramento é possível acompanhar a localização da mercadoria, condições do trajeto e outras informações em tempo real, o que é fundamental para orientar o profissional e obter mais eficiência; outros benefícios agregados são a diminuição do prejuízo com roubo de cargas e veículos, redução no uso de combustíveis, redução do tempo ocioso da frota e aumento de produtividade. Segundo o IDC, de 2013 até 2017 haverá um crescimento de 14% nas vendas e um incremento nas receitas de 11,6% ao ano no mercado de rastreamento de veículos e gestão de frotas.

Para fechar o ciclo, há os softwares de POD (Proof of Delivery), que emitem um comprovante eletrônico da entrega realizada, tanto para o fornecedor quanto para o consumidor final. Por meio de um aplicativo instalado em qualquer dispositivo móvel, o recebedor pode assinar ou colocar sua digital para certificar a entrega. É possível, também, fotografar um comprovante convencional e emiti-lo via sistema, garantindo o registro do dado. Além do campo de assinatura, um POD pode conter uma série de informações importantes, como dados da transação, especificações dos produtos e valores das mercadorias. Essa ferramenta gera uma grande economia ao evitar extravios, devoluções indevidas ou reentregas, além de aumentar o cumprimento dos contratos de nível de serviço (SLA).

Com a ajuda da tecnologia o setor logístico tem conquistado mais praticidade em suas operações, embora ainda dependa da melhoria em infraestrutura e menos burocracia no setor de transportes.

Proof Of Delivery (POD)

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado