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Os perfis dos clientes têm revolucionado a maneira como as vendas são realizadas. Mais informados e munidos de tecnologia, chamar a sua atenção e levá-los a ter uma experiência melhor do que comprar do seu próprio dispositivo móvel em casa passou a ser uma constante busca para empresas de todos os portes.

Nesse ponto existe uma controvérsia: os gestores precisam investir de modo preciso e atender as estimativas de retorno da proposta. Nesse caso, cada vez mais apostam, acertadamente, em utilizar recursos tecnológicos para impactar seu público, muitas obtendo mais economia do que em ações convencionais. No varejo podemos encontrar diversos casos de sucesso em inovação e experiência de consumo.

Comande seu pedido sem garçom

Podemos encontrar em alguns restaurantes um sistema de comunicação integrado em que o pedido é feito diretamente por um tablet. Nesses dispositivos, o cliente encontra o menu completo, coloca os itens no carrinho de compra e envia o pedido.

O garçom e a cozinha recebem a solicitação e logo o cliente recebe suas bebidas e seus pratos. Ao terminar, ele encerra a comanda também pelo tablet, informando como quer pagar e o garçom vem receber. O cliente fica mais confortável para utilizar o tempo necessário para realizar o pedido, os garçons podem focar no atendimento do salão e a cozinha tem seu trabalho organizado automaticamente.

Pague diretamente ao vendedor

Uma das dores reconhecidas no varejo é a desistência da compra e ela pode acontecer por motivos inerentes à dinâmica do ponto de venda. A fila do caixa é um ponto sensível nesse processo: o cliente está convencido sobre o produto, mas se demorar muito para ser atendido, vai embora sem cerimônia.

Hoje, a tecnologia oferece o PDV Móvel, um equipamento de comunicação integrada capaz de armazenar o catálogo atualizado dos produtos da loja, estabelecer comunicação com o estoquista, escanear o código de barra dos produtos para mais informações e efetuar pagamentos com cartões de débito e crédito. O cliente fica feliz pela agilidade no atendimento, a loja não perde vendas e os gestores têm controle exato das operações em tempo real.

Prove sua roupa sem vesti-la

Uma das novas tecnologias que vai revolucionar o varejo de moda é o Provador Virtual. Por meio do sistema Kinect, ele capta as formas e movimentos do corpo do cliente. Em seguida, exibe os itens de vestuário disponíveis na loja para ele escolher. Ao concluir o look, o espelho virtual exibe a imagem das roupas sobre o corpo da pessoa em vista 360°. Ainda precisa ser aperfeiçoado, mas já dá uma boa ideia do que é possível fazer com esse recurso.

Quem, o que e onde

Algumas empresas do setor varejista estão investindo massivamente em geolocalização. O objetivo é mapear as regiões nas quais se encontra um provável público alvo daquele segmento. A coleta de dados extraída de ferramentas de geolocalização poderá determinar o local onde uma campanha pode ser lançada, a oferta de um produto e até mesmo a abertura de uma loja.

A forma como a tecnologia é inserida no processo de compra pode gerar tanto fascínio quanto estranhamento do cliente. É um processo que precisa ser assimilado, mas geralmente gera resultados muito positivos e de longa duração na percepção a respeito do PDV. É um risco, mas determinará em pouco tempo quais varejistas serão considerados inovadores e competitivos e quais serão rotulados como ultrapassados.

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