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O cenário competitivo do varejo tem impulsionado o mercado de TI a encontrar meios de aumentar a eficiência, a segurança das operações e a comodidade tanto ao lidar com consumidores quanto com fornecedores.

Nesse processo, todos se beneficiam e contribuem para evolução do setor varejista como um todo, gerando uma experiência mais rica para seus clientes e, ao mesmo tempo, obtendo ganhos em produtividade e aceleração dos negócios. É importante observar o lugar de destaque da TI hoje para os negócios: a Tecnologia da Informação é parte indispensável das estratégias de vendas e projeção de marca.

Conheça algumas dessas tecnologias e suas principais características:

Ferramentas de Automação: Ter alta competência operacional é vital para o setor varejista, que tem como grande aliado o processo de automação. Essas ferramentas diminuem drasticamente falhas humanas, trazem mais velocidade, produtividade e, consequentemente, geram lucros.

Tecnologias como leitura de produtos por código de barras ou RFID geram um ganho inestimável de tempo, flexibilidade e economia em diversos setores do comércio e da indústria. Da atualização dos itens armazenados em um centro de distribuição à cobrança no caixa de uma loja, RFID é uma tecnologia que veio para ficar.

Digite o seu pedido: Algumas redes de restaurante possuem dispositivos móveis instalados nas mesas para que o cliente assuma o controle, do pedido ao fechamento da conta. O garçom vai apenas levar o que foi pedido e realizar a cobrança do pagamento.

Esses gadgets contêm todo o menu do estabelecimento, que pode ser analisado com tranquilidade, além de exibir notícias fornecidas pela plataforma contratada quando inativo. Essa inovação permite otimizar o tempo dos funcionários do salão, organiza o trabalho da cozinha e mantém o ambiente com menos movimentação.

Plataformas de Geomarketing: Elas mapeiam aspectos geográficos e sociais (como características da localização, população, renda e idade média dos consumidores da região) de um PDV, provendo relatórios bastante completos.

Ao cruzar com as informações da sua operação é possível prever se a região absorverá determinado tipo de lojas, ajustar o mix dos produtos, definir promoções e realizar campanhas de marketing eficientes. Hoje, esses sistemas já operam em formato SaaS (Software como Serviço), tendo sua operação bastante facilitada e dispensando instalações no PC.

Plataformas m-commerce: Hoje, o consumidor quer tudo na palma da mão e quem não estiver atento a essa exigência perderá vendas. As operações por m-commerce estão crescendo cada vez mais: segundo um estudo da Coupofy, elas crescem 300% vezes mais rápido que o e-commerce, com aumento de 42% nas vendas em 2015.

A previsão é que as vendas via mobile movimentem US$ 200 bilhões até 2017. Para entrar nessa estatística e garantir efetividade nas vendas, o m-commerce deve proporcionar uma ótima experiência para o consumidor, senão ele procurará outra loja ou reclamará publicamente da sua ineficiência. Do lado do varejista, é possível emitir relatórios completos sobre o comportamento do consumidor, desde o tempo de navegação, quais produtos mais clicados, até quantos abandonam o carrinho.

Plataformas de PDV Móvel: É possível munir sua equipe com informações rápidas e precisas por meio de dispositivos móveis. As ferramentas de PDV Móvel proporcionam mais dinamismo ao trabalho do vendedor, exibem alternativas de maneira rápida, fornecem dados sobre estoque e tempo de entrega, além de ser uma ferramenta de interação poderosa, ajudando no fechamento da venda.

Todas essas tecnologias estão disponíveis para os mais variados tamanhos de empresas e escala de vendas. Elas são altamente personalizáveis e indispensáveis para agregar mais valor ao seu negócio, além de tornar sua gestão mais efetiva. Em seu planejamento estratégico, considere recursos para investir em tecnologia: ela proporcionará um bom retorno se tratada com a devida importância.

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