Dispositivos móveis são a vanguarda da revolução digital por trás da indústria 4.0. Por serem fáceis de transportar e usar, com alto poder de computação e memória, esses dispositivos oferecem a robustez necessária para lidar com os mais diferentes processos no chão de fábrica.
Como a indústria 4.0 é alimentada por tecnologias inovadoras, como inteligência artificial (IA), realidade aumentada e IoT, o uso de dispositivos móveis se tornou vital para impulsionar a coleta de grandes quantidades de dados em tempo real e facilitar análises de big data.
Muitas empresas já usam esses dispositivos para gerenciar plantas industriais e transformar a conexão e comunicação dos funcionários, buscando criar ambientes mais ágeis, responsivos e totalmente colaborativos. O poder dos dispositivos e aplicativos móveis permite que as pessoas trabalhem diretamente na linha de produção, coletando informações precisas e tornando a análise mais ágil e confiável.
Esse acesso fácil às informações permite que as empresas detectem problemas com equipamentos, prevenindo interrupções e economizando custos.
Benefícios dos dispositivos móveis para a indústria 4.0
A quarta revolução industrial é caracterizada pela integração de tecnologias digitais e a automação de processos de produção. Essas tecnologias criam um ambiente conectado que permite o monitoramento em tempo real de dados, possibilita a manutenção preditiva e o gerenciamento da cadeia de suprimentos mais eficiente. Mas onde entram os dispositivos móveis nesse layout?
Facilitar o acesso aos dados
Dispositivos móveis permitem o monitoramento das operações industriais facilmente e de qualquer lugar. Funcionários podem acessar sistemas para supervisionar linhas de produção, coletar dados de sensores IoT, alimentar algoritmos de IA e compartilhar informações com os mais diferentes setores da empresa para serem analisados. Além disso, as lideranças podem monitorar em tempo real processos de produção para garantir a produtividade e evitar interrupções não programadas.
Habilitar aplicativos de realidade aumentada
A realidade aumentada é a junção de elementos digitais e audiovisuais para gerar informações integradas com o ambiente ao redor do usuário. Por meio de Smart Glasses, a realidade aumentada ajuda os usuários a visualizarem etapas de processos para realizar uma atividade e receber instruções em tempo real. Com isso, tarefas de manutenção, montagem e controle de qualidade se tornam mais eficientes e ágeis. A realidade aumentada também permite ter acesso a versões digitais dos equipamentos, obter insights e se conectar a especialistas por videoconferência.
Tornar o gerenciamento de estoque mais eficiente
Na indústria 4.0, o gerenciamento de estoque é totalmente automatizado. Pedidos entram e já são encaminhados para a equipe para serem rapidamente atendidos. Isso exige o compartilhamento de informações precisas entre a empresa e seus fornecedores, otimizando a cadeia de suprimentos. Dispositivos móveis dotados de aplicativos para o gerenciamento de estoque e inventário permitem aos funcionários resgatarem informações sobre os produtos armazenados e a cadeia de suprimentos facilmente, tornando a previsão do estoque mais precisa.
Realizar análises e automatizar processos
Um dos focos da indústria 4.0 é otimizar seus processos para reduzir ao máximo o tempo de inatividade e facilitar a implementação de uma estratégia de manutenção preditiva. Dispositivos móveis podem ser conectados à IoT e coletar informações importantes sobre o funcionamento dos equipamentos. Esses dispositivos, então, conseguem processar dados próximos à fonte de dados e gerar alertas baseados em inteligência artificial para os operadores, permitindo que implementem as ações necessárias rapidamente.
Treinar funcionários
Funcionários de chão de fábrica precisam ser treinados regularmente sobre protocolos de uso dos equipamentos e segurança do trabalho, além de treinamento específico para operar as mais diferentes máquinas. Esse treinamento e exercícios podem ser carregados diretamente nos dispositivos móveis e podem ser acessados facilmente na tela do dispositivo, evitando confusões e informações incorretas. Por meio de aplicativos de realidade aumentada, é possível visualizar virtualmente cada equipamento, tornando o treinamento mais interativo e facilitando aos trabalhadores entenderem como cada parte da máquina funciona, antes mesmo de assumir a operação dos equipamentos.
Implementar uma estratégia de manutenção preditiva
Como comentado acima, os dispositivos móveis podem ser extremamente úteis para o monitoramento dos ativos, permitindo a coleta de dados sobre o status dos equipamentos e possíveis falhas que exijam que a equipe de manutenção seja acionada. Além de coletar informações diretamente em sensores conectados às máquinas, os funcionários podem inserir detalhes dos problemas identificados e das peças impactadas, dando baixa no chamado assim que o reparo for concluído, reduzindo o tempo de inatividade.
Reduzir o uso de papel no chão de fábrica
A migração de uma linha de montagem tradicional para uma totalmente digitalizada depende da adoção de tecnologias que tornam os processos mais eficientes. Os dispositivos móveis, então, têm papel central nessa transformação ao facilitar a coleta de informações que anteriormente eram realizadas manualmente para serem digitalizadas posteriormente. Com o uso desses dispositivos, as informações são enviadas diretamente para análise, tornando a geração de relatórios mais ágil e eficiente, garantindo que as lideranças possam basear suas decisões em informações precisas e em tempo real.
Saiba como a MGITECH pode ajudar sua operação
Na indústria 4.0, os benefícios podem ser otimizados se a organização adotar um protocolo abrangente de gerenciamento de dispositivos móveis, tornando a segurança e o acesso aos dados aprimorados. A solução de gestão remota de dispositivos móveis da MGITECH entrega um controle total sobre os dispositivos móveis utilizados pela empresa.
O serviço permite o gerenciamento do status de todos os dispositivos utilizados pela empresa em um único lugar, facilitando o monitoramento de equipamentos em campo, instalação de aplicativos à distância, configurações de políticas, recursos de proteção de dados e perfis de restrição de acesso. Tudo para garantir a máxima segurança e governança para os usuários e para a organização, garantindo que os equipamentos sejam utilizados unicamente para fins corporativos.
Com a solução de gestão de dispositivos móveis da MGITECH, sua empresa tem acesso a:
- Controle na implantação e atualização de aplicativos e informações
- Redução de riscos de perda ou roubo de aparelhos
- Segurança e privacidade garantidas pelo uso de autenticação e autorização e criptografia de dados
- Customização do equipamento e bloqueio de funcionalidades
- Agilidade na recuperação de informações e restabelecimento da comunicação com equipes remotas
- Facilidade no acompanhamento de dispositivos ativos, em uso ou não
Entre em contato e conheça nossa solução e os melhores dispositivos para sua operação.
Envie um comentário