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Smartphones e tablets são cada vez mais utilizados para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente. Por isso, o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) precisa fazer parte da rotina das empresas que já entenderam como esses aparelhos podem auxiliar na eficiência e produtividade das equipes, mas que também precisam monitorar e proteger os equipamentos para evitar que vulnerabilidades sejam utilizadas para golpes e invasões.

Basicamente, sem o MDM esse processo pode ser desafiador, seja para adicionar novos usuários e dispositivos ou apenas para manter os aplicativos utilizados atualizados. E o mercado de soluções MDM está crescendo. Análise da Fortune Business Insights mostra que o investimento em soluções de gerenciamento de dispositivos móveis deve alcançar US$ 21 bilhões até 2029. Em comparação, o valor em 2023 foi de cerca de US$ 6 bilhões.

Neste artigo, a equipe da MGITECH explica tudo o que você precisa saber sobre como gerenciar dispositivos móveis de maneira eficaz e como tirar o máximo de uma solução MDM.

 

O que é o gerenciamento de dispositivos móveis

O gerenciamento de dispositivos móveis, ou MDM, oferece uma gama de ferramentas para organizar, monitorar e proteger dispositivos corporativos ou pessoais utilizados também para o trabalho de campo. Isso significa gerenciar dispositivos que de uma forma ou de outra estão voltados para os negócios, entre eles dispositivos instalados em PDVs e quiosques de atendimento, por exemplo. Ou seja, não se trata apenas de gerenciar smartphones, mas uma série de dispositivos móveis diferentes.

A solução de gerenciamento de dispositivos móveis conta com políticas de segurança voltadas para a proteção de dados e aplicativos, reduzindo riscos de ataques cibernéticos. Esse monitoramento pode ser realizado por uma solução local ou por meio de um modelo SaaS e deve fornecer recursos para gerenciamento remoto, rastreamento de ativos, inventário de dispositivos em uso, relatórios, entre outros:

 

Configuração remota

O gerenciamento de dispositivos móveis exige que a configuração, controle e resolução de problemas sejam realizadas remotamente.

Rastreamento de dispositivos

Dispositivos modernos contam com recursos que permitem seu rastreamento, fator crucial para o monitoramento dos ativos. Um bom MDM deve identificar o local onde o dispositivo está em tempo real.

Gerenciamento de dados e aplicativos

Com o crescimento dos casos de uso de dispositivos móveis, a solução MDM precisa gerenciar e controlar o uso dos dados e aplicativos instalados, por exemplo, monitorando e bloqueando tentativas de instalação ou downloads de aplicativos não autorizados pela equipe de TI.

Monitoramento da integridade

Além de rastrear cada dispositivo, o MDM precisa coletar informações sobre o desempenho do dispositivo. Por meio de telemetria, a equipe de gerenciamento tem acesso a informações sobre o desempenho do dispositivo e dos aplicativos, uso da bateria, entre outros. Assim é possível identificar falhas e otimizar o dispositivo remotamente.

Atualização do sistema operacional

A solução de gerenciamento de dispositivos móveis precisa controlar e aplicar atualizações de sistema e patches de segurança, normalmente realizados fora do horário de uso, para garantir que os dispositivos trabalhem sempre com as versões mais recentes de sistemas e recursos de segurança.

Inventário de dispositivos

É muito importante que a área de TI saiba exatamente quantos dispositivos móveis existem e estão em uso no sistema da organização. O MDM, então, precisa contar com recursos que permitam o controle centralizado do inventário, identificando o local onde os dispositivos estão e quem os está usando.

Controle de horário

Um recurso muito desejado é o de determinar os períodos que determinado dispositivo pode funcionar. Por exemplo, se um PDV funciona das 9h às 17h, o dispositivo instalado deve estar apto para funcionar nesse horário, evitando seu uso indevido.

Relatórios gerenciais

A solução de gerenciamento de dispositivos móveis deve fornecer informações sobre o uso dos dispositivos, bem como dados técnicos — IMEI, sistema operacional, marca, etc. Essas informações permitem monitorar como os dispositivos estão sendo utilizados e seu desempenho.

Implementação de políticas

O MDM também permite que as políticas internas da empresa, configurações e restrições de uso sejam implementadas, por exemplo, bloqueando que um determinado dispositivo opere em uma rede sem fio desprotegida.

Esses recursos são apenas alguns dos fatores que devem ser analisados na hora de avaliar o fornecedor de MDM. Outros, como quais os sistemas operacionais atendidos, se a solução é facilmente integrada a outros sistemas da empresa, como o ERP e o CRM, também precisam ser avaliados. Mas o mais importante é entender as necessidades específicas da empresa em relação ao gerenciamento de dispositivos móveis e buscar um fornecedor que melhor atenda a esses requisitos.

 

Quem pode se beneficiar do gerenciamento de dispositivos móveis?

A resposta para essa questão é simples: todas as empresas que utilizam dispositivos móveis e que tenham funcionários que trabalhem remotamente ou realizem serviços de campo precisam de uma solução para o gerenciamento desses dispositivos. Isso contribui para garantir a continuidade dos negócios e aumenta a produtividade dos funcionários.

 

Gerenciamento de dispositivos móveis na nuvem ou no local?

Como citado acima, a solução de gerenciamento de dispositivos móveis pode ser implementada no local ou na nuvem. O MDM na nuvem é mais fácil e rápido de entrar em operação, mas os dados e aplicativos ficam hospedados em um provedor externo. Nesse caso, todo o gerenciamento da infraestrutura, como atualizações de sistemas e recursos de segurança, fica a cargo do provedor.

No caso de uma implementação local, a solução é implementada nos servidores da organização, que é o responsável pelo gerenciamento e manutenção da infraestrutura, mas tem como benefício o armazenamento dos dados e aplicativos internamente.

Para saber qual solução é a mais indicada para sua empresa, algumas práticas são recomendadas:

Identifique as necessidades da empresa

Para isso responda a algumas questões como:

  • Quais os dispositivos serão gerenciados?
  • Quais os sistemas operacionais em uso na empresa?
  • Quantos dispositivos devem ser gerenciados?
  • Quais as tarefas que serão realizadas?
  • Quais aplicativos serão utilizados?
  • Como cada dispositivo se conecta à rede?


Automatize processos

Procure por uma solução que emita alertas automaticamente sobre possíveis violações de segurança e políticas, bloqueie o dispositivo, realize limpeza de dados e permita a fácil recuperação e análise de logs.

Aplique uma política de senhas fortes

Isso não vale apenas para os dispositivos móveis, mas para todos os equipamentos e aplicativos. Implemente uma política que proíba o compartilhamento ou reutilização de senhas, incentive o uso da autenticação multifator e o uso de gerenciadores de senha para evitar que o usuário anote as senhas em lugares impróprios.

Crie uma lista de permissões para a utilização de aplicativos

Com isso, a equipe de TI consegue gerenciar com facilidade as atualizações e aplicações de patches de segurança rapidamente. Da mesma forma, crie uma lista com os aplicativos não autorizados e impeça sua instalação por parte dos usuários.

Conte com o apoio de profissionais especializados

Um provedor MDM conta com profissionais e parceiros estratégicos que auxiliam a empresa a implementar a solução de gerenciamento de dispositivos móveis com facilidade e eficiência.

Treine os funcionários regularmente

Cada solução MDM foi projetada de forma diferente. Por isso, é essencial treinar os funcionários para saberem usar os recursos e extrair o máximo da plataforma. Esse treinamento deve incluir as políticas da empresa para a utilização dos dispositivos, práticas recomendadas e como utilizar a solução com segurança.

 

Ferramentas de gerenciamento de dispositivos

Apesar do gerenciamento de dispositivos móveis ser o principal modelo, a partir dele, outras soluções foram criadas para tornar o gerenciamento de dispositivos mais abrangente, como o Mobile Application Management (MAM), Enterprise Mobility Management (EMM) e o Unified Endpoint Managament (UEM). Cada um com recursos específicos para atender necessidades específicas de cada empresa.

  • MAM
    É voltado para gerenciar, atualizar, monitorar e proteger aplicativos instalados nos dispositivos móveis
  • EMM
    Foi projetado para o gerenciamento de dispositivos móveis corporativos, monitorando os dispositivos e os aplicativos com maior precisão.
  • UEM
    Foi criado para gerenciar terminais e redes corporativas e, atualmente, também conta com suporte para o gerenciamento de dispositivos móveis
  • MDM
    Foi criado originalmente para gerenciar smartphones utilizados em redes corporativas, mas aumentou seu alcance para qualquer dispositivo móvel, como tablets, notebooks e outros dispositivos. Normalmente, o termo MDM é usado para representar todas as ferramentas acima.
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Benefícios do gerenciamento de dispositivos móveis

A importância de implementar uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis não pode ser discutida. Há diversos benefícios que deixam isso claro, ainda mais em uma época em que o uso de tecnologias digitais cresce sem parar. Mas há alguns fatores que contribuem para uma organização implementar o MDM:

Gerenciamento centralizado

Com a quantidade de dispositivos móveis crescendo assustadoramente, centralizar as informações desses dispositivos é fundamental para garantir seu uso correto e segurança cibernética. Monitorar todos os dados dos dispositivos em um único local, como a realização de diagnósticos remoto, torna todo o processo mais fácil e eficiente.


Segurança aprimorada

Da mesma forma, a equipe de TI pode monitorar e controlar se os dispositivos estão atualizados, se os patches de segurança foram implementados e se as políticas da empresa estão sendo seguidas pelos usuários. Isso contribui para tornar o sistema mais seguro e reduzir possíveis riscos. Além disso, suporta o compartilhamento de informações criptografadas e realiza backups de dados regularmente.

 

Monitoramento remoto

A configuração, detecção e resolução de problemas é feita remotamente. Uma solução MDM completa e eficiente torna esse processo mais fácil e eficiente, sem que o usuário precise levar o dispositivo até a empresa para ser analisado ou configurado. Isso também significa supervisionar o uso do dispositivo para detectar possíveis ameaças cibernéticas ou mal uso do aparelho.


Gerenciamento de aplicativos e dados

As soluções modernas de gerenciamento de dispositivos móveis também monitoram os aplicativos e dados que circulam pelo dispositivo, permitindo que o conteúdo seja alterado ou excluído e até bloqueando a instalação de aplicativos não autorizados. Isso também torna a atualização e implementação de patches de segurança mais simples e rápida.


Conformidade e relatórios

O uso dos dispositivos móveis precisa estar em conformidade com normas da empresa e regulamentos de privacidade. Por isso, as soluções MDM fornecem relatórios sobre a atividade dos equipamentos, geram alertas quando alguma política não está sendo seguida e permitem que a equipe de TI realize auditorias para certificar a integridade do dispositivo.

Desafios do gerenciamento de dispositivos móveis

Mas, para que os benefícios acima sejam facilmente alcançados, a equipe de TI precisa lidar com alguns desafios do gerenciamento de dispositivos móveis:


Escalabilidade de dispositivos

Com o número de dispositivos conectados crescendo, mais flexível a solução de gerenciamento de dispositivos móveis deve ser. Isso exige uma solução que forneça recursos escaláveis e se adapte rapidamente às mudanças dos negócios, implicando em custos não planejados.


Migração entre sistemas MDM

Da mesma forma, como há diversos fornecedores de soluções MDM, no momento em que a solução utilizada precisa ser substituída, isso pode se tornar uma dor de cabeça para a TI, exigindo um planejamento estruturado para mitigar o impacto.


Implementação e adoção

A implementação de uma nova solução mexe com a rotina de trabalho das pessoas, o que pode gerar atritos e até mesmo prejudicar na sua adoção. Para vencer a resistência dos usuários, é necessário implementar uma estratégia de comunicação que demonstre os benefícios da tecnologia e destaque os benefícios para o dia a dia de trabalho. Normalmente, o fornecedor da solução de gerenciamento de dispositivos móveis oferece um modelo de integração e capacitação dos usuários para tornar a transição mais fácil.


Integração de sistemas

O MDM geralmente precisa ser integrado a outros sistemas, por isso, é crítico inventariar todos os aplicativos e sistemas em uso pela empresa e entender como eles podem ser integrados à solução de gerenciamento de dispositivos móveis.

Conformidade e segurança

O MDM contribui para aumentar a segurança dos dispositivos móveis, mas isso pode ter impacto na experiência do usuário, que pode ter acesso limitado ou mais complexo aos recursos disponíveis. Isso exige que a área de TI encontre um equilíbrio entre a segurança e a usabilidade do dispositivo.

Políticas BYOD

O número de dispositivos móveis pessoais usados para o trabalho também vem aumentado, assim como a preocupação da equipe de TI para garantir o suporte e a segurança necessária para evitar vazamentos de dados. Isso torna o acompanhamento da entrada de novos dispositivos extremamente complexa, exigindo dos administradores a adoção de uma política BYOD realmente eficaz.

Qualificação de profissionais

Outro ponto que impacta diretamente a área de TI de qualquer empresa é a falta de profissionais com as habilidades necessárias para lidar com o gerenciamento de dispositivos móveis. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, apenas 29% das empresas contam com os talentos necessários para preencher a lacuna de talentos em tecnologia. Para superar esse problema, a terceirização é o melhor caminho.

Custos

A área de TI enfrenta pressões para reduzir custos ao mesmo tempo em que garante o uso e a segurança dos dispositivos conectados à rede da empresa, tudo sem estourar o orçamento. Isso exige uma análise profunda da solução de gerenciamento de dispositivos móveis que melhor atenda às necessidades da empresa, mas que também ajude o setor a reduzir custos. Por isso, é essencial testar os sistemas MDM antes de fechar o contrato.

 

Como a MGITECH pode ajudar sua empresa?

A MGITECH fornece o serviço de gestão remota de dispositivos que permite que sua empresa gerencie o status de todos os dispositivos móveis em um único lugar, monitore equipamentos em campo, instale aplicativos a distância, configure políticas e perfis de restrição e melhore a segurança e governança para os usuários, garantindo que os dispositivos sejam utilizados apenas para o trabalho. Entre em contato e conheça nossa solução.

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