Crise. A palavra teve um impacto direto no mercado, principalmente para o pequeno varejista. Impacto esse que gerou dois resultados:
O primeiro, negativo, está relacionado aos preços menos competitivos – que comumente acontece quando se é um pequeno varejista –, a dificuldade financeira de investir em comunicação, tecnologia, pessoal especializado e diminuição de turnover. Tudo isso diretamente ligado, claro, ao caixa.
O segundo resultado, positivo, só foi possível para os pequenos e corajosos. Isso porque, como citado acima, investimento demanda capital e falar em dinheiro em meio à crise pode ser mais doloroso para uns do que para outros. Mas, para quem foi destemido, assumiu o risco e tentou, as alternativas foram mais do que possíveis. Elas foram a saída do vermelho para o azul.
Investimento em pessoal é um ponto fundamental, porque ninguém constrói um bom negócio com atendimento ruim. A pessoalidade é sim algo importante, principalmente no Brasil, onde o boca a boca ainda gera resultado e o mau atendimento pode esvaziar sua loja. Iluminação agradável, estoque em dia, promoções e marketing também dão um toque essencial para crescer em “tempos difíceis”.
Mas nada disso é possível sem investimento em tecnologia e inovação e, para tal, o PDV Móvel tornou-se o toque final, a cereja do bolo de números positivos. Isso porque, aqui, você consegue ter a junção de um bom funcionário, com infraestrutura e capacitação. De nada adianta estar em uma loja grande se os colaboradores não entendem do que falam, não conhecem o produto e não sabem sobre o estoque e atendem mal o consumidor.
O PDV Móvel proporciona a ajuda que o atendente precisa quando o cliente entra na loja e pede por uma massa corrida, por exemplo, para área externa e só há exposição do produto na loja para área interna. Em tempo real, o smartphone ou tablet informa o funcionário sobre o estoque e qual a melhor solução para o consumidor. Um resultado positivo nasce da junção de tecnologia e inovação para varejo e colaboradores capacitados.
O pequeno varejista tem a possibilidade de não apenas crescer, mas nascer na crise, passar por ela, motivar muitos outros a tentarem o mesmo e tornarem-se potenciais concorrentes dos grandes. Tentar, arriscar e investir são os três primeiros passos para ter um negócio. E persistir é o que levou muitos à prosperidade.
A crise existe para todos, talvez mais persistente para uns do que para outros. Mas, faça disso um motivo para você também persistir no seu negócio. A tecnologia para o varejo está no mercado para tornar o seu negócio mais viável e fluido possível.
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