A tecnologia móvel é uma importante aliada dos serviços públicos, mas usar a tecnologia adequada, como os dispositivos robustos, é fundamental para garantir a eficiência e produtividade das equipes.
Como esses trabalhadores rotineiramente enfrentam condições inadequadas para dispositivos tradicionais, os equipamentos precisam suportar situações extremas e garantir acesso aos mais diferentes aplicativos necessários para o trabalho de campo.
Esses dispositivos robustos, como tablets, smartphones e laptops são vitais para oferecer a confiabilidade e a conectividade necessária para a realização de serviços e reparos de campo.
Como dispositivos robustos otimizam os serviços públicos
Atualmente, a mobilidade se tornou a receita ideal para o sucesso das operações de campo. Com o mundo cada vez mais conectado, as empresas precisam se adaptar para atender a essa realidade em transformação, e como os trabalhadores de campo desempenham um papel vital para a imagem da empresa, eles precisam contar com dispositivos adequados para o serviço.
Diversos serviços, como entrega de correspondências, concessionárias públicas e segurança, dependem de equipes de campo para atender às necessidades das pessoas de maneira ágil e eficiente. Isso envolve instalar equipamentos, consertar sistemas ou entregar suprimentos, entre outros, e o acesso a dados em tempo real é vital para prestar um atendimento de excelência.
Exatamente por isso, o uso de dispositivos robustos deve fazer parte da estratégia de atendimento em serviços públicos. Por serem desenvolvidos para suportar condições extremas, como altas ou baixas temperaturas e umidade, são ideais para o trabalho de campo.
Recursos oferecidos pelos dispositivos
Assim, ao fornecer dispositivos robustos aos trabalhadores de campo, as empresas garantem acesso rápido e seguro às informações necessárias para o trabalho, garantindo maior eficiência e satisfação do cliente. No entanto, para isso, os dispositivos robustos devem oferecer alguns recursos fundamentais para os trabalhadores de campo em serviços públicos:
Acesso a informações em tempo real
O trabalhador de campo em serviços públicos precisa de acesso em tempo real às informações para resolver problemas com maior rapidez. Dispositivos robustos permitem que o técnico receba as informações no momento correto para realizar seu trabalho.
Documentação de atividades
Dispositivos robustos contam com os mesmos recursos de equipamentos tradicionais, como câmeras e microfone. Dessa forma, o trabalhador de campo pode captar imagens e sons em tempo real e enviá-los para a central de atendimento, permitindo que sejam analisados para agilizar a resolução de problemas.
Rastreamento aprimorado
O uso de aplicativos de localização em tempo real permite a melhor alocação do pessoal de campo, encaminhando os técnicos para tarefas próximas à localização atual. Em emergências, como no caso de quedas de árvores sob a fiação elétrica pela cidade, as empresas podem realocar as equipes com maior eficácia.
Segurança no trabalho
Fios de alta tensão, linhas de gás, redes de esgoto e água podem apresentar sérios riscos aos trabalhadores de campo. Os dispositivos robustos permitem que a central mantenha contato constante com os trabalhadores e, no caso de algum problema, facilitam seu rastreamento para receberem auxílio.
Comunicação em tempo real
Em épocas de chuva, quedas de árvore sobre fios elétricos são muito comuns e os serviços de emergência e reparos precisam agir rapidamente. Esses trabalhadores precisam contar com dispositivos robustos para lidar com uma situação em que equipamentos tradicionais poderiam causar riscos e manter a comunicação com a central para solicitar apoio se necessário e informar sobre atualizações.
Casos de uso para dispositivos robustos
Smartphones, coletores de dados, tablets e laptops robustos. Embora esses equipamentos custem mais do que aparelhos voltados para o mercado consumidor, eles, de acordo com o IDC, ajudam as empresas a economizar, já que reduzem os custos com reparos e manutenção.
Além disso, auxiliam os trabalhadores de campo a terem mais informações sobre o cliente atendido ou problema que deve ser resolvido. Por isso, os dispositivos robustos encontram espaço em uma grande gama de aplicações nos serviços públicos:
Segurança pública
Dispositivos robustos podem ser utilizados para aprimorar a segurança pública das cidades. Policiais podem acessar sistemas de monitoramento, registrar incidentes e realizar consultas de dados em tempo real. Além disso, em emergências, os equipamentos garantem comunicação estável e acesso a informações vitais para tornar o atendimento mais eficiente.
Serviços de saúde
O uso de dispositivos robustos permite que paramédicos registrem informações sobre os pacientes atendidos em emergências, acessem informações e coordenem o atendimento com o hospital. Da mesma forma, outros profissionais de saúde podem usar os equipamentos para registrar dados em situações de condições climáticas extremas, sem se preocuparem que quedas acidentais do aparelho causem perda de conexão ou impossibilitem o uso do equipamento.
Infraestrutura pública
Técnicos utilizam dispositivos robustos para documentar inspeções em estradas, sistemas de energia e construções mesmo em condições adversas, acessando e atualizando informações em tempo real diretamente do local de trabalho.
Concessionárias públicas
A equipe de campo das concessionárias pode utilizar dispositivos robustos para coletar informações sobre consumo de energia, gás ou água, atualizando os sistemas e gerando as faturas automaticamente.
Fiscalização
Agentes de fiscalização de trânsito, zoneamento urbano ou ambientais podem monitorar e registrar infrações, verificar permissões ou terem acesso a dados sobre o uso de recursos naturais em locais de difícil acesso ou sob condições adversas.
Transporte
Dispositivos robustos podem ser usados para rastrear veículos, registrar dados sobre manutenção e otimizar rotas. Além disso, os motoristas podem acessar informações sobre possíveis problemas nas vias, mantendo uma comunicação constante com as centrais.
Defesa civil
Com dispositivos robustos, as equipes de defesa civil e resposta a desastres podem usar os equipamentos para navegação, coordenação de equipes e registros de situações em áreas afetadas, coletando dados e mantendo a comunicação ativa em qualquer local e condições climáticas.
Escolhendo o equipamento ideal
Um atendimento ao cliente de primeira linha vai além de apenas resolver as pendências do consumidor. Ele ajuda a construir maior confiança nos serviços oferecidos, mantendo os clientes informados sobre o andamento dos trabalhos. E os dispositivos robustos têm um papel central nesse jogo.
No entanto, assim como em outros setores, os serviços públicos contam com particularidades que precisam ser analisadas antes de escolher os equipamentos ideais para o trabalho de campo. Para atender a esse público, a MGITECH acumulou uma expertise sem precedentes para oferecer as melhores ferramentas e soluções para que as empresas do setor superem os desafios do trabalho de campo.
Fale com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo a ter um maior controle operacional, mais eficiência e produtividade.
Envie um comentário