O ciclo de pedido é o elo que conecta fornecedores e clientes em uma operação logística. O processo produz o nível de serviço de um fornecedor para seu cliente. Em geral, existe uma sequência de atividades integradas que compõem um ciclo de pedido. Confira:
1. Entrada de pedidos:
- Emissão de pedidos;
- Transmissão e captura de pedidos;
- Verificação de consistência de dados;
- Protocolo de entrada de pedidos.
2. Liberação:
- Verificação de dados cadastrais;
- Verificação de política comercial;
- Verificação de política de crédito;
- Verificação de requerimentos especiais de serviço.
3. Promessa de disponibilidade:
- Verificação de disponibilidade do produto;
- Priorização no atendimento;
- Estimativa de data para promessa de disponibilidade.
4. Programação de transportes:
- Formação de cargas e otimização de rotas;
- Programação de carga e descarga nas origens e destinos;
- Escolha e agendamento com transportadores.
5. Expedição:
- Separação de carga;
- Conferência;
- Carregamento;
- Emissão de documentos;
- Expedição.
6. Controle de entregas:
- Visibilidade e comprovação dos recebimentos;
- Remediação de falhas;
- Fechamento de pedidos.
O ciclo de pedidos deve abranger desde a emissão de pedidos – quando o cliente o faz por meio do site – até o fechamento dos mesmos – quando o produto chega ao cliente final. Com tantas fases para acompanhar, fica difícil fazer isso de forma eficaz sem auxílio de tecnologia. Por isso, o mercado atual conta com softwares de confirmação de pedidos, que funcionam do início ao fim do processo e deixam as informações à disposição de todos os envolvidos.
Um exemplo desse tipo de aparato é o Comprovei, um sistema de visualização em tempo real de entregas de mercadorias para embarcadores e transportadoras. Por meio dele é possível encontrar as melhores rotas, saber onde e o que estão fazendo os motoristas, resolve pequenos problemas de maneira rápida, além de informar o cliente sobre a entrega do produto. Tudo em tempo real.
Entre as vantagens de utilizar um software como o Comprovei, estão a redução do tempo, diminuição da variância, aumento da conformidade às regras de negócio, redução de mão-de-obra, redução de custos com remediação de falhas.
Tudo para que todos que incorporam a cadeia estejam sempre bem informados sobre a entrega em tempo real. Sem erros, informações desencontradas e surpresas indesejadas.
Envie um comentário