Implementar uma estratégia de gestão de dispositivos móveis em uma empresa é uma necessidade urgente. Com as organizações passando por iniciativas de digitalização de processos, elas precisam se adaptar rapidamente às exigências de seus funcionários, que há um certo tempo abandonaram os desktops conectados à rede corporativa no escritório e passaram a trabalhar de qualquer lugar.
Essa tendência vem crescendo nos últimos anos, muito pela adoção de políticas que permitem que os usuários utilizem seus próprios dispositivos para acessar os recursos corporativos. O BYOD, ou traga seu próprio dispositivo, expandiu significativamente o número de dispositivos conectados e que precisam ser gerenciados e protegidos com eficiência. E para realizar esse processo com sucesso, é necessário contar com uma solução de gestão de dispositivos móveis robusta e eficaz.
Entendendo a gestão de dispositivos móveis
Todos os ativos de TI precisam ser gerenciados corretamente e os dispositivos móveis exigem uma atenção mais apurada, já que, além de serem implantados e configurados, é necessário a definição de políticas de segurança e acesso que se adequem facilmente ao uso no dia a dia de trabalho.
Entre os diversos modelos de gerenciamento de dispositivos, o MDM (sigla em inglês para gestão de dispositivos móveis), é o mais utilizado pelas empresas, permitindo o gerenciamento, monitoramento, configuração e implementação de políticas de uso e acesso remotamente e proteção avançada de dados, centralizando as informações em um único local.
Com isso, empresas de todos os setores e tamanhos conseguem garantir o desempenho dos dispositivos e sua segurança, além de ajudar no cumprimento de regulamentações e leis de privacidade de dados, como a LGPD.
Ou seja, o objetivo de uma solução MDM é reduzir riscos inerentes ao trabalho baseado no uso de dispositivos móveis, como perda ou roubo, infecções por malware, ataques a rede e vazamento de dados, seja por meio de golpes de phishing ou vulnerabilidades nos dispositivos, aplicativos ou armazenamento em nuvem.
Para evitar esses riscos, a gestão de dispositivos móveis institui recursos de segurança voltados para:
- Dispositivos e sistemas operacionais
- Configurações de sistemas de segurança para os dispositivos
- Lista de aplicativos permitidos e proibidos
- Configurações de rede sem fio, VPN e e-mail corporativo
- Restrição de compartilhamento, cópia ou edição de conteúdo
- Procedimentos voltados para recuperar ou inutilizar dispositivos perdidos ou roubados
- Lista de consequências para violações de política
Dessa forma, é possível criar uma linha de base de proteção que mantenha os dados confidenciais e evite possíveis violações.
Por que a gestão de dispositivos móveis é importante?
Com 97% dos trabalhadores afirmando que usam dispositivos pessoais para acessar aplicativos e redes corporativas e com 70 milhões de smartphones perdidos anualmente e apenas 7% recuperados, os dispositivos móveis se tornaram um risco gigantesco para a proteção de dados. E é aí que uma estratégia de gestão de dispositivos móveis bem elaborada pode ajudar.
Quando bem aplicada, a estratégia de MDM permite a adoção segura do modelo BYOD e para o trabalho remoto, contribui para a conformidade, protege dados críticos contra vazamento, auxilia nas defesas contra ciberataques e melhora a visibilidade e controle sobre os dispositivos, além de fornecer uma experiência mais completa aos usuários.
Como criar uma estratégia de gestão de dispositivos móveis
A estratégia de MDM é vital para que as organizações alcancem os benefícios proporcionados pelo uso dos dispositivos móveis no trabalho, mas também por proteger contra possíveis riscos. Mas, para que essa estratégia seja bem-sucedida, alguns passos precisam ser seguidos:
Defina os objetivos da estratégia
Qualquer estratégia precisa ter metas e objetivos claros e transparentes. Por isso, é fundamental identificar quais objetivos devem ser alcançados com a estratégia de gestão de dispositivos móveis. Por exemplo, se a empresa deseja proteger sua força de trabalho remota ou atender com eficiência às normas de privacidade. Com os objetivos determinados, é necessário detalhar quais dispositivos, aplicativos e sistemas a estratégia irá cobrir, se ela será implementada em toda a empresa ou apenas em setores específicos, contribuindo para a criação de políticas mais eficientes.
Alinhe a estratégia às regulamentações e leis de privacidade
A estratégia de MDM faz parte de um ecossistema que também envolve diversas regulamentações e leis voltadas para a proteção e privacidade de dados. Portanto, é fundamental que a área de TI colabore com o setor jurídico para garantir que a estratégia atenda a essas normas, principalmente em relação à privacidade dos usuários, implementando processos de consentimento e detalhando como a empresa irá proteger seus dados.
Defina funções e responsabilidades
Para que a estratégia de gestão de dispositivos móveis seja bem-sucedida, é necessário que todos os envolvidos conheçam suas funções e responsabilidades. Portanto, especifique as funções e deveres que cada equipe (TI, jurídico, Help Desk, RH, entre outros) deve seguir.
Projete fluxos de trabalho
Nessa etapa, é preciso mapear os fluxos de trabalho para que a estratégia possa ser implementada corretamente, como a integração e desligamento de funcionários. Neste processo, o RH deve notificar a TI sobre uma nova contratação para que o funcionário receba um dispositivo pré-configurado e instruções de acesso para registrar seu equipamento. A estratégia de MDM, então, aplica automaticamente as políticas, os aplicativos e configurações de segurança, com o usuário recebendo suas credenciais de acesso e treinamento.
No caminho inverso, no caso de desligamento, o RH comunica a TI para que ela bloqueie e limpe o dispositivo remotamente e exclua o acesso do usuário ao sistema. No caso de dispositivo do usuário, apenas os dados da empresa serão excluídos.
Treine os funcionários
A estratégia de gestão de dispositivos móveis, para ser efetiva, precisa investir no treinamento dos funcionários para poderem aderir com maior facilidade às políticas implementadas. Por isso, o treinamento deve orientar sobre os motivos das políticas adotadas, uso do dispositivo, segurança e como realizar sua inscrição, acesso aos aplicativos e solicitar suporte de TI.
Recursos relacionados à gestão de dispositivos móveis
Cada empresa tem seus próprios requisitos para o gerenciamento de dispositivos, mas alguns recursos são semelhantes para todos. Implementar políticas de gerenciamento de identidade e acesso (IAM), como o uso da autenticação multifator, configuração de requisitos de segurança de dados, gerenciamento de aplicativos e políticas para BYOD são essenciais para garantir o uso correto dos dispositivos.
Com a solução MDM da MGITECH é possível monitorar a atividade de cada dispositivo, fornecendo visibilidade em tempo real sobre os equipamentos, configurar e implementar políticas e perfis de restrição, além de manter cada dispositivo atualizado contra vulnerabilidades e ameaças mais recentes e garantir a conformidade com normas de privacidade e governança. Entre em contato e conheça os benefícios que só a MGITECH oferece para sua empresa.
Envie um comentário