HOME
MGITECH

Uma das grandes preocupações de qualquer administrador deve ser a obsolescência, não apenas dos produtos que fabrica, como também de sua estrutura de produção e gestão. Como é inevitável que os equipamentos que fazem parte da estrutura da empresa fiquem defasados, por conta da constante evolução tecnológica, a administração dos sistemas legados torna-se um desafio cada vez mais árduo.

Isso ocorre porque quanto mais tempo a empresa possui um bem, maior o seu Custo Total de Propriedade (ou TCO, na sigla em inglês). O TCO calcula não apenas o custo de aquisição dos equipamentos, mas também custos indiretos, como implantação, operação, atualização e manutenção dos ativos. Evidentemente, equipamentos mais antigos passam a demandar mais manutenção e atualizações, até um ponto em que é simplesmente mais barato adquirir um equipamento novo e assumir que o atual equipamento não tem mais valor.

Será esta a saída mais inteligente? Investir recursos na aquisição de equipamentos para ver esse investimento gerar custos cada vez maiores e se depreciar cada vez mais rápido, até se tornar sucata?

Felizmente, existem alternativas mais viáveis que a perda desse investimento.

A locação de coletores de dados apresenta uma série de vantagens para a modernização de seu parque tecnológico:

1- o investimento inicial necessário para a implementação dos equipamentos é reduzido a uma fração do necessário para a aquisição das máquinas;

2- o investimento pode ser adequado ao fluxo de caixa da empresa e é contabilizado como despesa operacional, e não como investimento, o que oferece vantagens tributárias;

3- a modernização do hardware é simplificada, uma vez que não é necessário realizar o controle das versões de cada um dos equipamentos (o que pode ser uma tarefa bastante complexa, dependendo do tamanho da empresa e da distribuição geográfica dos coletores de dados);

4- a padronização dos equipamentos é garantida, uma vez que o fornecedor se compromete, contratualmente, a disponibilizar as versões mais atualizadas dos coletores de dados;

5- a equipe passa a ter à disposição sempre os equipamentos mais rápidos, otimizando as tarefas e aumentando sua produtividade.

Modernizar o parque tecnológico é essencial para que as empresas aumentem sua produtividade e se mantenham competitivas. A Lei de Moore, estabelecida nos anos 60 por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, mostra que a capacidade de processamento dos microchips dobra a cada 18 meses.

Dessa forma, ter um equipamento com três anos de idade significa competir contra empresas que podem estar utilizando tecnologias quatro vezes mais rápidas que a sua, o que certamente terá impacto sobre os processos, sobre a eficiência e sobre os custos. O que pode ser suficiente para tornar sua empresa um dinossauro frente a competidores mais ágeis e flexíveis.

Locação de Coletores de Dados Honeywell

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado