HOME
MGITECH

Em qualquer negócio, o objetivo final é do lucro, e isso não é diferente para uma empresa de logística portuária. Cada investimento feito tem algum tipo de visão no aumento da lucratividade ou na redução de perdas e custos da empresa.

Muitas vezes, isso faz com que a diretoria não enxergue os equipamentos voltados para a operação como sendo prioritários de investimento, preferindo utilizar os mesmos aparelhos por vários anos, mesmo com o surgimento de novas tecnologias.

Essa é uma escolha que deixa a equipe e a empresa a mercê de aparelhos  obsoletos e ineficientes, por conta de uma vaga expectativa de economizar em custos de investimento em novas tecnologias.

Por conta disso, muitos operadores se veem usando leitores antigos, que não têm proteção à água, e são lentos e sujeitos a falhas técnicas, além de contar ainda com itens mais antiquados, como pranchetas e tabelas impressas para registro.

Aspectos que são beneficiados pela atualização de equipamentos

Novos aparelhos x Manutenção

Ao não comprar novos equipamentos a empresa deixa de gastar dinheiro e interpreta que este corte de custos foi, portanto, uma boa contribuição com a lucratividade da empresa. Isso, contudo, não é exatamente o que acontece na realidade.

De fato, a empresa deixa de investir um volume mais alto na renovação de seus equipamentos, mas esta economia é diluída – e muitas vezes ultrapassada – em gastos recorrentes de manutenção, e isto é apenas o primeiro aspecto negativo desta estratégia de economia.

Produtividade e eficiência

Além dos custos de reparos, os equipamentos antigos são lentos no processamento de dados e mais sujeitos a erros de leitura e registro, o que tende a atrasar todo o trabalho, limitando sua produtividade por conta disso.

A falta de ergonomia também torna o trabalho mais lento e cansativo para o operador, que trabalha aquém de suas capacidades, o que tende a ser ainda mais acentuado em casos de chuva, quando é necessário improvisar algum tipo de proteção para a prancheta e o leitor, fazendo com que as atividades sejam ainda menos eficientes.

Mais rapidez e menos contratempos

Comercialmente, o investimento em aparelhos de ponta é um investimento direto em produtividade.

Sem aumentar custos fixos como folha de pagamento e ainda reduzindo custos de manutenção, sua empresa consegue aumentar substancialmente sua capacidade de despacho de cargas, com menos erros de leitura e processamento de dados, o que reduz a perda de tempo e até eventuais contratempos com os clientes por conta de falhas no processamento das cargas.

Se sua empresa deseja, então, aumentar sua lucratividade de forma consistente através do aumento da produtividade, conte com as novas tecnologias e tudo que elas podem oferecer para sua empresa.

New Call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado