HOME
MGITECH

O trabalho de logística portuária depende do alinhamento de uma série de fatores distintos, indo desde o bom treinamento dos operadores no porto até o uso de um sistema robusto e ágil para o gerenciamento das cargas, passando pelo uso de equipamento de ponta na coleta de dados. 

Muitas empresas, porém, erram ao entender que os coletores são itens com pouca necessidade de atualização e que, portanto, não precisam ser substituídos por tecnologia de ponta. 

Na realidade, este pensamento pode gerar perdas de produtividade e mesmos custos de manutenção que frequentemente são superiores ao próprio investimento de compra dos novos produtos.

Para ilustrar esta situação, a MGITECH levantou alguns pontos que mostram porque sua empresa não pode deixar de investir em equipamentos atualizados:

  • Baixa produtividade: a função essencial dos equipamentos é permitir identificação e despacho rápidos e seguros das cargas, de modo que quanto melhor desempenharem estas funções, maior a produtividade da empresa e, portanto, maior o lucro. Com equipamentos obsoletos, a leitura é falha, o acesso e gravação dos dados é lenta e sujeita a travamento de sistema e o próprio peso e falta de ergonomia do equipamento levam ao cansaço e baixa produtividade do operador;
  • Dificuldade operacional: além da capacidade limitada de processamento do leitor, todo o conjunto do operador portuário pesa contra a eficiência operacional. Além da já mencionada falta de ergonomia, o equipamento ainda é frequentemente vulnerável à água, ocasionando quebras ou necessitando de improvisações. Em adição, ainda deve-se levar em conta o uso de equipamentos como prancheta para anotações, o que dificulta ainda mais o trabalho, especialmente em condições adversas de tempo;
  • Custos invisíveis: pode parecer caro investir em um equipamento novo e moderno, mas muitas vezes, o custo de manutenção de um equipamento antigo pode ser ainda maior, com nenhum retorno operacional. Quebras constantes, perdas de dados, identificações erradas e outros problemas geram perdas de dinheiro e tempo, e podem ser evitadas com novos aparelhos;
  • Limite de crescimento: com equipamentos novos, sua empresa consegue fazer o mesmo trabalho, com menos erros e mais agilidade, o que permite um maior despacho de carga sem aumento de custos fixos com pessoal, diretamente melhorando sua rentabilidade.

Motivos como estes indicam que o investimento em novos equipamentos é um investimento em produtividade e eficiência, por isso não deixe para depois: renove agora seus equipamentos e comece a lucrar mais.

 New Call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado