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Em tempos como os atuais, jargões do tipo “transforme a crise em oportunidade” são replicados a todo momento, mas o fato é que muitas empresas entram em colapso e negócios morrem. Quem estiver disposto a rever suas estratégias, sem perder a integridade e seu negócio, terá uma grande chance de destacar, mas a pergunta que fica é: como? Uma das maneiras de driblar esse momento de recessão sem perder de vista a qualidade é adquirir softwares especialistas capazes de aumentar a produtividade e reduzir custos.

Então não há crise no mercado de TI? Sim, sobretudo para os produtores de softwares independentes. Uma das perguntas que tem tirado o sono desse nicho é: qual empresa arriscaria adquirir um sistema de pouca – ou nenhuma – projeção? Optar pela venda de software por uma distribuidora de tecnologia pode dar boas chances, mas é necessário estar atento a alguns pontos importantes.

Procure sinergia: a distribuidora de soluções precisa estar minimamente afinada com os valores da sua empresa. Ela representará seu software e será uma extensão da sua equipe comercial. Conheça bem sua reputação no mercado.

Venda de solução completa: Procure distribuidoras com conceito one stop shop. Seu intuito é vender soluções 360 graus incluindo hardware, software e serviços em um único contrato. Isso diminui a complexidade para o cliente final, o que atrai mais vendas e dará mais chances para seu software.

Cheque a abrangência da sua operação: A vantagem de firmar contrato com alguém que esteja em todo o País é a facilidade de expandir seus negócios. Antes de fechar os locais de distribuição, analise as características de cada mercado e certifique-se sobre suas próprias condições de atender cada uma em caso de problemas. Um bom distribuidor poderá ajudará a desenhar essa estratégia.

Carteira de clientes: ter uma sólida e grande carteira de clientes é uma vantagem ao se trabalhar com um distribuidor, se esses forem aderentes à sua solução. Tenha em mente quais potenciais compradores deseja e escolha certo.

Canal de vendas: Verifique quais são os canais de vendas utilizados pelo distribuidor da solução e se são eficientes para vender seu software.

Ações de vendas: o bom distribuidor tem um compromisso de venda com você e metas a serem atingidas também internamente. Ele tem expertise para motivar suas equipes comerciais, dar o suporte necessário para elas, e atuam com estratégias sedimentadas na sua experiência de mercado. Tudo isso aumenta a oferta do seu produto automaticamente.

Softwares concorrentes: Caso o distribuidor trabalhe com seus concorrentes, procure saber quais os critérios para oferecer produtos. O risco de ser preterido é grande, portanto conheça a política de vendas do distribuidor.

Porcentagem sobre venda: O distribuidor de venda do software terá uma porcentagem sobre as vendas. Verifique no seu mercado qual o índice praticado e só aceite o justo.

Essas são apenas algumas reflexões sobre como contratar um distribuidor. É certo que ninguém falará do seu software como você, mas contar com um vendedor especialista em seu mercado abrirá diversas portas para os seus negócios, ajudando-o a alcançar projeção em um momento em que a crise derruba muitas empresas.

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