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Esse artigo foi originalmente desenvolvido pela Web Automação, nosso software parceiro.

Independentemente do ramo de atuação e do tamanho do empreendimento, empresários costumam possuir uma característica em comum: o desejo de crescer, desenvolver-se e diversificar. É claro que a iniciativa de expandir as atividades é sempre saudável, e geralmente demonstra que o empreendedor é determinado e está disposto a se dedicar mais para tornar-se ainda mais bem-sucedido. 

Se você é dono de um restaurante e os negócios estão em ordem – com boa lucratividade, faturamento consistente, ticket médio respeitável e clientela fiel, dentre outras virtudes – certamente já se pegou pensando: “Eu bem que poderia abrir uma segunda unidade”.

É possível saber qual é, de fato, a hora certa para dar um passo importante como esse?

Quando um mais um são mais que dois

Antes de abrir um restaurante, a primeira consideração a fazer é entender por que a primeira unidade do seu negócio está dando certo. Sua presença (física) no dia a dia tem a ver com a saúde financeira do negócio? Você controla os processos importantes de perto, como a relação com os fornecedores, a qualidade e a adequação do cardápio, os programas de marketing, a contabilidade e a gestão dos funcionários, dentre outros?

Se a resposta é sim para a maioria das perguntas anteriores, ou para todas elas, então, muita calma, pois você não parece ser o candidato ideal para inaugurar mais uma frente de trabalho, e a razão é simples: você é um só, e provavelmente a empresa vai bem graças à sua atenção exclusiva.

Por outro lado, você pode ter feito um planejamento cuidadoso e acredita que dará conta da tarefa; ou talvez possua um braço direito excepcional, alguém em quem você confia verdadeiramente e que tem potencial para gerenciar a nova unidade. Mesmo nestes dois casos, há muito a refletir antes de se empolgar e comunicar a novidade nas redes sociais.

Confira o checklist abaixo e veja se você está mesmo pronto.

Faça uma pesquisa de mercado

Você já encontrou o ponto ideal, mas e a concorrência? Quantos restaurantes há nas proximidades? Há demanda para mais um? O fluxo de pessoas é comprovado? Seu ticket médio será o mesmo? Os clientes possuem perfil semelhante ao daqueles que você já está acostumado a atender? Antes de partir para uma nova empreitada, responda estas perguntas!

Verifique a qualidade da mão de obra

Você será capaz de manter o padrão de excelência que alcançou na primeira unidade? Não é fácil encontrar profissionais realmente bons neste segmento, e talvez o chef seja responsável por boa parte da popularidade do seu restaurante.

Tenha um planejamento financeiro

Você pensa em aumentar os lucros, mas já provisionou os gastos, em longo prazo? Não pense em 60 ou 90 dias, e sim 18 ou 24 meses. Calcule de maneira sóbria e realista, pensando em todas as dificuldades que poderá enfrentar nos dois primeiros anos.

Observe o cenário econômico

Você precisará de um empréstimo? Já pensou se a hora é condizente com a sua realidade? Lembre-se que o país atravessa um momento incerto, especialmente para busca de capital no mercado.

Conte com um software de gestão

Se você ainda não possui um sistema apropriado para controlar as finanças e a gestão do negócio, nem pense em expandir. Ferramentas de gestão e automação são imprescindíveis em qualquer situação, e ainda mais no caso de uma segunda unidade.

A conta, por favor!

Abrir um restaurante não é fácil, basta você pensar um pouco sobre tudo que teve de enfrentar quando inaugurou a primeira unidade. Crescer é uma etapa natural e necessária em qualquer empreendimento, mas é preciso fazê-lo de forma sustentável. Pense nisso, faças as contas e boa sorte!

E se você já passou por uma experiência parecida, deixe aqui seu comentário! 

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