HOME
MGITECH

Com 2025 cada vez mais próximo, o cenário de tecnologias para workstations continua evoluindo velozmente. Esse avanço garante equipamentos com desempenho aprimorado, maior velocidade de processamento e novos componentes extremamente úteis para o trabalho diário. 

Se não bastassem inovações no hardware das máquinas, o próximo ano também deve destacar como a inteligência artificial irá auxiliar a melhorar o desempenho e a eficiência dos mais diferentes dispositivos, desde PCs até dispositivos móveis vestíveis. 

Essas tendências deixam claro que, apesar do crescimento do uso de dispositivos móveis, workstations conectadas às redes internas coexistirão com laptops e smartphones, exigindo das empresas uma maior adaptação aos avanços que irão modelar a maneira com que vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. 

Tendências em tecnologia para workstations 

Embora muitas inovações ainda estão sendo desenvolvidas pela indústria, várias tendências em tecnologia para workstations estão começando a ser implementadas e oferecem um grande potencial de transformar a forma com que as pessoas se relacionam com seus dispositivos: 

Inteligência artificial
A inteligência artificial já deixou de ser uma ficção para se tornar onipresente no dia a dia das pessoas. Para 2025, acredita-se que ela irá revolucionar ainda mais a forma com que as pessoas trabalham. Inovações prometem dispositivos mais inteligentes e interconectados, com equipamentos trazendo a IA integrada para melhorar o desempenho e experiência do usuário. 

A inteligência artificial também pode proporcionar uma camada extra de segurança de rede. Recursos de reconhecimento de fala e Processamento de Linguagem Natural (PNL) devem tornar os comandos de voz mais fáceis de usar e muito mais eficazes. Além disso, algoritmos devem monitorar como recursos e sistemas são usados, permitindo um maior desempenho das baterias, que também podem se tornar mais finas, leves e duradouras. 

Realidade virtual e aumentada
Tanto a realidade virtual como a aumentada são tendências em tecnologia muito antigas. Desde a década de 1960 elas vêm sendo desenvolvidas até, hoje, se tornarem surpreendentes e funcionais. Smart Glasses conectados permitem que as pessoas embarquem em um mundo extremamente imersivo e, para os próximos anos, os fabricantes estão oferecendo melhores recursos de renderização e processamento para criar experiências realmente interativas. 

Apesar de muito se falar no uso das tecnologias para o mercado de games, elas são muito úteis em operações de campo, fornecendo aos usuários acesso imediato às informações de trabalho, como a visualização de manuais e diagramas, e tornando a comunicação mais eficiente. 

Qualidade dos monitores
Os usuários estão exigindo monitores com qualidade de exibição cada vez maiores em seus workstations. Laptops e monitores de mesa devem incorporar telas OLED, mini e micro-LED, que oferecem melhores níveis de contraste, brilho, reprodução de cores e uma taxa de atualização mais alta para que não haja atrasos nas imagens. Tudo isso com baixo consumo de energia que, no caso dos laptops, significa uma maior vida útil para as baterias. 

A portabilidade também está no foco da indústria, com o desenvolvimento de telas dobráveis e flexíveis, tornando os dispositivos mais leves e finos ao mesmo tempo que fornecem telas maiores. Além disso, o poder de processamento também está evoluindo, com novas gerações de chips que prometem melhorar o desempenho dos equipamentos. 

Wi-Fi 7
A nova geração das redes sem fio está sendo adotada em maior escala e deve ser uma das tendências em tecnologia para 2025 de maior destaque. O Wi-Fi 7 fornece velocidades mais rápidas para a transmissão de dados, conta com canais de 320 MHz, o dobro do tamanho das gerações anteriores, e tem modulação de amplitude em quadratura (QAM) de 4096, permitindo a compactação de dados mais eficiente, além de transmitir nas bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. 

Todas essas inovações tornam a tecnologia ideal para o uso de dispositivos em ambientes densamente povoados e que exigem conexões robustas, resilientes e rápidas. Além disso, ela suporta um número maior de equipamentos conectados. No Brasil, a empresa que administra o aeroporto de São José do Rio Preto foi a primeira a implementar a tecnologia, disponibilizando-a para todos os usuários e passageiros. 

PCIe 5.0
A nova geração do PCI Express, assim como o Wi-Fi 7, visa melhorar o desempenho dos dispositivos e promete dobrar a quantidade de largura de banda e frequência em relação à geração anterior, o PCIe 4.0. A indústria já está se preparando para fornecer equipamentos compatíveis com o PCIe 5.0, com alguns dos processadores mais modernos já aceitando o chip e preparando caminho para o PCIe 7.0, ainda em desenvolvimento. 

Mas não bastam novos processadores preparados para o PCIe 5.0, placas gráficas, SSDs, processadores e até fontes de alimentação podem se beneficiar do ganho de desempenho, já que a nova geração entrega velocidades até 2,5 vezes mais rápida para leitura e 5 vezes mais rápidas para gravação em SSDs. 

Edge Computing
O Edge Computing permite que dados sejam processados mais próximos dos workstations. Os avanços tecnológicos prometem processamento mais rápido, garantindo, por exemplo, maior poder de renderização de vídeos orientada por IA e em tempo real. Essa evolução permitirá a integração de equipamentos a um ecossistema ultraconectado, permitindo que um único ponto de entrada sincronize processos em diversos dispositivos. 

Sustentabilidade
Entre as tendências tecnológicas para workstations, as preocupações com a sustentabilidade ambiental estão guiando o processo de fabricação de componentes e a utilização de materiais recicláveis tanto em embalagens, carcaça do equipamento e circuitos internos. 

Tais medidas também devem proporcionar uma maior eficiência energética devido às melhorias implementadas pela IA, tornando os equipamentos mais eficientes, consumindo menos energia sem que a capacidade de processamento seja impactada. 

Enfrentando os desafios operacionais com a tecnologia 

2025 promete trazer muitas novidades que devem proporcionar produtos mais sustentáveis, potentes e inteligentes para remodelar o ambiente de trabalho. 

Embora essas tecnologias sejam apenas um vislumbre do que deve acontecer nos próximos anos. Outras inovações devem moldar o futuro do trabalho de maneiras imprevistas, fazendo com que as empresas se mantenham atentas às novas tendências para oferecerem as melhores experiências para seus funcionários e clientes. 

A equipe de profissionais da MGITECH se mantém atenta às inovações tecnológicas que estão por vir, sempre buscando uma abordagem para tornar o trabalho operacional mais simples, eficiente e produtivo. Fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções. 

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado