HOME
MGITECH

Já sendo uma realidade em alguns países, a rede 5G chega trazendo diversos benefícios, não somente para as empresas, mas para toda a sociedade. Com um ganho significativo de velocidade e conectividade, a quinta geração de rede móvel promete acelerar ainda mais a transformação digital, ao qual possibilita a interconexão de diversos dispositivos simultaneamente. Além disso, o uso combinado com outras tecnologias permite gerar mais inteligência para diversos segmentos, dentre eles o varejo.

Visto que, segundo o Ministro das Comunicações, Fábio Faria,  o Brasil terá a rede 5G até meados de 2022, o ideal é que as empresas já comecem a se preparar para essas mudanças, com o objetivo de estarem a frente do mercado e usufruírem das vantagens que essa nova geração de rede móvel tem a oferecer.  

5G no varejo - mais possibilidades com IoT e Realidade aumentada

A chegada do 5G proporciona grandes oportunidades para o varejo, como a adoção de serviços digitais disruptivos que prometem revolucionar o setor. Para isso, algumas tecnologias são grandes aliadas, como a Internet das Coisas (IoT) e a Realidade Virtual (VR), as quais agora terão todo seu potencial explorado, já que a nova geração de rede móvel entrega cobertura de rede mais ampla, baixa latência e transferência de dados mais rápida. 

Saiba mais sobre a aplicação dessas tecnologias com o 5G no varejo:

IoT no varejo - integração e a automação

A Internet das Coisas (IoT) favorece a integração e a automação de variados processos no varejo, aos quais incluem, como exemplos, a utilização de etiquetas RFID e sensores para otimizar o gerenciamento de estoque e cadeia de suprimentos; sensores e sistemas conectados que monitoram o funcionamento de equipamentos e redes para garantir a manutenção preventiva; ou mesmo usar sensores para monitorar o tráfego das pessoas no interior de lojas físicas, mapeando assim a jornada dos clientes. Todas essas integrações geram dados e informações valiosas para os varejistas utilizarem com inteligência, promovendo o aumento da produtividade, das vendas e da melhoria da experiência geral do cliente.

Realidade virtual no varejo - experiência do cliente inovadora

O 5G resultará em consumidores ainda mais conectados, propiciando aos varejistas oferecer experiências inovadoras e encantadoras. E, a Realidade Virtual, tem grande capacidade para disponibilizar tudo isso e muito mais. Isso porque, a VR permite que as pessoas se conectem em um ambiente tridimensional (3D) artificial e explorem diversas possibilidades como se estivessem no mundo real. Ou seja, os varejistas podem gerar imersões em seus produtos e serviços à distância, para que os clientes interajam com eles sem precisar finalizar a compra e sem precisar estar fisicamente na loja, criando assim canais de vendas conectados e direcionados aos benefícios do consumidor. 

Otimização da experiência de compra dos clientes

Atualmente, os clientes já estão mais exigentes e buscam por uma experiência satisfatória quando se relacionam com as lojas para comprar algum produto ou serviço, e isso tende a crescer ainda mais com a nova geração de conectividade.

Conforme mencionado acima, o 5G impulsiona tecnologias que auxiliam o varejo, já direcionando os benefícios com foco no cliente. E, além da IoT e a Realidade Virtual, a Inteligência Artificial (IA) e o Big Data também tem grandes capacidades para tornar a experiência do cliente mais personalizada, pois com os dados gerados a partir delas é possível identificar o comportamento dos clientes em sua jornada, adaptando soluções de acordo com suas expectativas e necessidades.   

Quais os benefícios do 5G para o varejo

Entre as principais vantagens da rede 5G, de modo geral, destacam-se a alta velocidade na transmissão de dados, baixa latência, maior capacidade para suportar várias pessoas, aplicações e dispositivos conectados simultaneamente, maior estabilidade das conexões e o consumo menor de bateria.

Contudo, podemos concluir que, todos esses pontos proporcionam muitas oportunidades para o varejo, que poderá implementar as tecnologias disruptivas citadas e obter benefícios, como: 

  • Mais inteligência na administração dos negócios;
  • Maior controle dos estoques e cadeia de suprimentos;
  • Personalização na experiência do consumidor;
  • Clientes mais satisfeitos.

Enfim, com o 5G, os varejistas conseguirão tornar suas lojas mais inteligentes e conectadas, o que em um futuro próximo serão fatores chaves para o sucesso do varejo. 

Leia também:

Tecnologias a serviço do varejo em época de quarentena>

 

Utilização de tablets, smartphones e totens de autoatendimento no varejo

Para o aproveitamento máximo de todas as vantagens que o 5G tem a oferecer ao setor varejista, a escolha dos equipamentos será um fator crucial, abaixo destacamos a utilização de tablets, totens de autoatendimento e smartphones no setor, confira:

  • Tablets no varejo: a utilização do equipamento otimiza as operações dos varejistas, apoiando desde vendedores no atendimento ao cliente, até organização e acompanhamento de estoque, apoiando assim no gerenciamento de produtos e atendimento mais conectado  e eficiente, gerando benefícios no dia a dia da equipe e dos consumidores.
  • Smartphones no varejo:  Assim como os tablets, os smartphones destacam-se pela possibilidade de melhorar o atendimento prestado no varejo, agilizando as consultas sobre os produtos de interesse, verificando estoque e com possibilidade de fechamento da venda ali mesmo, gerando o pedido para pagamento direto no caixa. Outra utilização, que ganhou ainda mais destaque durante a pandemia, foi a utilização de aplicativos de mensagens pelos vendedores, com todo processo de vendas sendo realizado online.
  • Totem de autoatendimento no varejo: Originalmente pensada como forma de realizar triagens e atendimentos preliminares, os totens evoluíram e, com o tempo, agregaram novas funções, pouco a pouco se tornando capazes de fazer partes maiores do atendimento ao cliente; atualmente, já é possível em alguns fast foods, por exemplo, fazer todo seu pedido, incluindo complementos e requisições especiais, diretamente no totem, e só pegar seu pedido no balcão.

5G no varejo - processos mais eficientes e varejistas e consumidores mais conectados

É notável que o 5G trará benefícios ao setor varejista, mas é preciso estar atento a todas as possibilidades, identificar quais pontos têm relação com o planejamento do seu negócio, e preparar-se para aproveitar as possibilidades, destacando-se dos concorrentes e gerando o melhor atendimento aos seus clientes.

Com um DNA em soluções digitais, nossa empresa distribui as soluções certas para que os varejistas consigam oferecer a melhor experiência para seus clientes, com máximo controle de suas operações e maior agilidade e precisão em suas decisões. Soluções como operações de loja, venda assistida, pontos de venda tecnológicos com terminais de última geração, informações em real time, controle de inventário, entre muitas outras, fazem parte do portfólio que a MGITECH oferece aos seus clientes.

Vamos otimizar seu varejo? Entre em contato conosco>

 

New call-to-action

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado