Os últimos anos presenciaram um forte crescimento do comércio eletrônico e da preocupação das empresas com a qualidade da experiência de compra oferecida a seus clientes. Paulatinamente, o conceito de “experiência de compra” vem sendo ampliado para envolver tudo o que diz respeito aos processos de negócios, do primeiro contato do cliente com a marca até o pós-venda. Isso faz com que a logística se torne ainda mais importante para a determinação de uma boa experiência de consumo.
Nesse sentido, não basta mais oferecer prazos curtos de entrega e cumpri-los. É preciso também garantir a qualidade dessa entrega, especialmente naqueles casos em que algo sai errado. Se o cliente diz que o produto não foi entregue, como descobrir o que ocorreu?
É por essa razão que as soluções de comprovação eletrônica de entrega, também conhecidas por POD (Proof of Delivery), ganham importância estratégica nos processos logísticos das empresas. O POD tem como uma de suas características principais melhorar a qualidade da entrega das empresas, uma vez que oferece comprovação irrefutável do momento da entrega e de suas especificidades, por meio de imagens e outros arquivos.
Transmitidos em tempo real para o sistema corporativo e disponibilizados online para os clientes, os dados do POD tornam-se uma ferramenta importante para aumentar o valor agregado do serviço de delivery, gerando vendas, aumentando o número de clientes e fidelizando-os. Empresas que usam sistemas de comprovação de entrega aumentam o nível do atendimento, antecipando-se às necessidades dos clientes e oferecendo uma experiência de compra mais segura, assertiva e satisfatória.
Essa melhor experiência de consumo é propiciada porque as soluções de POD:
- permitem a visualização em tempo real do status dos pedidos;
- transmitem automaticamente as informações sobre a entrega, o que permite a atualização dos sistemas corporativos e reduz a possibilidade de erros;
- impedem fraudes na entrega dos pedidos, uma vez que existe comprovação de quem recebeu a encomenda, de quem entregou, local e horário;
- emitem alertas a cada passo do processo logístico, permitindo identificar rapidamente qualquer ocorrência;
- aumentam a produtividade das equipes de logística, resultando em um melhor serviço ao cliente;
- gera indicadores de desempenho (KPIs) que aumentam o controle sobre as operações;
- aumenta a confiança dos clientes nos serviços prestados.
Adotar uma solução de comprovação de entrega é um passo fundamental para ganhar confiabilidade, produtividade e eficiência nas operações logísticas, gerando melhores resultados e um desempenho acima da média. O que mantém o cliente satisfeito e aumenta vendas e lucros.
COMPROVEI é uma empresa de tecnologia em software para roteirização, visualização do supply-chain e comprovação de entregas. Também conhecida por sistemas de confirmação de entrega ou baixa on-line, reúne dispositivos móveis (PDAs robustos, smartphones ou tablets), desktops e notebooks. Esses dispositivos são conectados através da internet a um servidor na nuvem e com o uso de tecnologias como coordenadas GPS, código de barras, fotos, captura de assinatura digitalizada e conexão 3G, permite uma efetiva visualização da logística em campo e comprovação de entregas, além da melhoria no seu atendimento ao cliente, com informações precisas e atualizadas.
Essa é uma solução que atende aos embarcadores (distribuidores, atacadistas, indústria, e-commerce, redes de varejo e operadores logísticos) e às transportadoras. Saiba mais informações em nosso site: http://www.comprovei.com.br / www.mgitech.com.br
Envie um comentário