HOME
MGITECH

Transformar a crise em oportunidade tem soado como mantra diante do momento econômico que o país tem passado. O número crescente de novas empresas mostra que o empreendedorismo é uma saída possível para driblar a diminuição do vínculo empregatício. Segundo a Serasa Experian, em 2015 foram criadas 1,96 milhão de novas empresas, representando um aumento de 5,3% em relação ao ano de 2014. Em 2016, esse número pode ser novamente superado: em janeiro houve a abertura de mais 166.613 empresas, maior registro desde 2010 no mesmo período. Mas outro número chama a atenção: em cada 100 empresas abertas, 33 morrem no primeiro ano de atividades e 66 não ultrapassam os cinco anos, segundo o SEBRAE.

Muitas empresas desenvolvedoras de software estão começando agora e é importante encarar esses fatos, bem como considerar os fatores de risco sem cair na falácia de que o mercado de tecnologia é altamente requisitado. Empresas já em desenvolvimento, por sua vez, já estão preocupadas com os próximos passos. Pensando nisso, criamos uma lista com algumas boas práticas para incrementar as estratégias e garantir a vida e crescimento do seu negócio em qualquer estágio de desenvolvimento:

Desenvolva suas habilidades gerenciais: Se você resolveu encarar o desafio de ter uma ISV, vai precisar desenvolver ou atualizar suas habilidades como gestor. Se contar com uma equipe reduzida, precisará mais ainda. Para começar, procure entender e praticar uma boa gestão de pessoas, adquira noções básicas de contabilidade, entenda o cenário comercial do seu setor, aprofunde-se em metodologias ágeis de gestão de projetos (como XP, SCRUM, FDD ou ASD) e já estabeleça uma cultura organizacional para “nascer” certo.

Plano de negócios: Esse documento será um guia para a sua gestão estratégica. Nele você projetará seus objetivos em relação à sua receita, quantidade de recursos a serem empregados, número de clientes, influência que quer exercer no seu mercado de softwares, como projetar a marca, tudo isso dentro de períodos específicos. De acordo com o surgimento de novas ideias e oportunidades, você deverá rever esse plano de modo a entender se ele é viável e quanto alterar o planejamento. Nunca teve esse documento? Comece já.

Tenha o controle de informações: É necessário manter o constante monitoramento dos números de vendas, fluxos financeiros, custos e métricas de desempenho. Só assim você poderá balizar corretamente as decisões relacionadas a investimentos, contratações e novas estratégias. Muitas empresas se perdem e têm prejuízo por trabalhar baseadas em números imprecisos. É necessário criar um processo disciplinado de geração e estudo dos números da sua empresa.

Monitoramento da Concorrência (Benchmark): Conheça o modo de trabalhar dos seus principais concorrentes, melhore seus acertos e evite seus erros. Se for preciso, adquira um produto do concorrente que deseja superar e seja um usuário avançado dele, para estudar suas estratégias de comunicação, funcionamento dos pacotes, métodos de cobrança, forças e fraquezas do produto. Crie atalhos para facilitar a vida de sua empresa.

Aposte na qualidade: Voltando ao plano de negócios, você precisará ter em mente quanto quer investir em qualidade. Está disposto a contratar profissionais com senioridade e maturidade suficientes para uma entrega eficiente e sem “remendos”? Para ter um software independente competitivo é indispensável prezar pela alta qualidade do resultado. Se não conseguir realizar todo o desenvolvimento do software em uma única vez, desenvolva um produto mínimo viável para a comercialização e faça as demais entregas em ondas, certificando-se que elas são bem acabadas e não quebrarão o que já está entregue. Tenha uma equipe de suporte bem treinada, cordial e que saiba simplificar para se fazer entender. Muitos profissionais do SAC de TI não economizam jargões técnicos na hora de falar e têm pouca empatia com o problema do cliente – muitas vezes gerados por deficiências do próprio produto.

Há muito o que se falar sobre crescimento e boas práticas empresariais, mas esses são os passos considerados essenciais para um crescimento sustentado. Como empreendedor da área de TI, abra sua perspectiva para além da tecnologia. Assim, sua empresa crescerá sólida e confiável.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado