HOME
MGITECH

Em momentos de estagnação econômica as soluções oferecidas pelo mercado de TI são bastante procuradas pelo mercado. A maior parte das empresas enxergam na tecnologia uma forma de otimizar custos sem perder o foco na qualidade. Segundo pesquisa realizada pela ABRADISTI (Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação) para a IT Data, 71% dos empresários entrevistados pretendem adquirir soluções que reduzam custos operacionais em 2016 – um dado interessante para desenvolvedores de softwares focados em otimização de processos e aumento de produtividade. Outra informação é que 20% pretendem migrar suas infraestruturas e sistemas para provedores na nuvem ou software como serviço (SaaS).

Nesse contexto, cada vez mais empresas buscam projetos one-stop-shop a fim de adquirir uma solução completa pelo preço mais viável, o que as levam a procurar revendedores ou distribuidores, mas nem sempre conseguem encontrar tudo o que precisam. Se em um dos lados há o distribuidor com lacunas para oferecer um projeto 360°, no outro há produtores com softwares competentes apenas esperando uma oportunidade. A boa notícia é que grande parte do mercado de distribuição está se adequando à realidade da venda consultiva e, com isso, vem realizando parcerias capazes de cobrir o mix necessário. Esse momento pode ser decisivo para que as empresas de softwares independentes comecem a se tornar mais conhecidas por meio de parceiros de revenda já credenciados no mercado.

Algumas empresas desenvolvedoras de softwares ainda se sentem inseguras em procurar um distribuidor de soluções, mas é preciso dar esse passo adiante em nome de algumas vantagens:

- Identificam oportunidades: Um parceiro de revenda qualificado e do seu segmento o colocará em contato com empresas de diversos portes e abrirá a oportunidade de trabalhar com projetos diversificados, fato que possibilitará – além da monetização do seu software – aperfeiçoar suas ferramentas, atendimentos e tornará sua marca mais conhecida.

- Oferecem alianças estratégicas: Com o tempo e a confiança conquistada, é possível tornar-se um fornecedor estratégico para o distribuidor, que poderá fomentar inovações na sua empresa por meio de projetos mais complexos e, consequentemente, atrair recursos financeiros para ambos. Elas podem acontecer apenas em um projeto específico, em relação a um desenvolvimento de produto ou mesmo por um período determinado.

- Aumentam sua demanda: Empresas de software que buscam escalabilidade têm na parceria de revenda uma grande oportunidade de atingir esse objetivo. Geralmente os distribuidores de software já têm clientes cativos que, baseados na relação de confiança, pedem indicações de empresas com melhor custo-benefício, além de realizar projetos nos quais elencam empresas sinérgicas para cumprir o objetivo.

- Oferta de projetos abrangentes: Desenvolvedores de softwares independentes podem incrementar sua visão de negócios e mercado ao participar da venda de projetos. Vivenciar os problemas e rotinas de um cliente pode ser essencial para a lapidação do seu produto, tornando-o mais efetivo e sempre atualizado com as necessidades de quem utiliza. Ao mesmo tempo, você conhecerá diversos setores de negócios e como seu produto é capaz de atendê-los, o que naturalmente o levará a obter insights sobre novas soluções.

Vivemos um momento em que é preciso unir talentos para ganhar força e se manter relevante para o mercado. Analise seu mercado, veja as opções de revendedores de confiança e desenhe seu planejamento para superar esse momento econômico. Você ganhará tempo, conhecerá bons profissionais e se fará conhecido.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado