A adoção de equipamentos como celulares e tablets dentro dos ambientes corporativos e o aumento de profissionais que dependem desses equipamentos vem modificando significativamente a maneira como as empresas fazem o gerenciamento de dispositivos móveis.
Criar estratégias e contar com sistemas de gestão é de fundamental importância, à medida que as organizações precisam se certificar que os dados corporativos e sigilosos estejam seguros e os colaboradores estejam fazendo bom uso dos dispositivos no horário de trabalho.
Em relação à segurança, é importante frisar que os crimes cibernéticos estão cada vez mais robustos e sofisticados e, sem ferramentas que os previnam, as empresas estão sujeitas, por exemplo, a códigos maliciosos, ataques de dispositivos, interceptação de comunicação e roubo de equipamentos.
Pensando em auxiliar os negócios, trouxemos algumas informações importantes sobre como administrar esta questão de forma eficiente e assertiva.
Quais são os principais erros cometidos no gerenciamento de dispositivos móveis?
A demanda pelo gerenciamento de dispositivos móveis pode se tornar um tanto desafiadora para as organizações, já que é necessário seguir algumas condutas e evitar determinados erros que podem comprometer este processo. Por isso, é fundamental conhecê-los para evitar que ocorram e comprometam a operação. Os principais deles são:
Negligenciar a segurança do dispositivo móvel
Um dos pontos cruciais do gerenciamento de dispositivos móveis é evitar que os ataques cibernéticos consigam ter acesso a dados críticos e sigilosos da empresa. No entanto, ainda há aqueles que deixam de priorizar esta ação, ficando sujeitos a uma série de prejuízos financeiros e de imagem.
Nesse sentido, as soluções de MDM, quando adotadas, impedem que as ameaças se tornem concretas e fornece as ferramentas necessárias para colocar em prática as políticas de segurança da organização.
Não desenvolver uma estratégia sólida de BYOD
Com o aumento considerável do trabalho remoto, impulsionado pela pandemia de coronavírus, o Bring Your Own Device (BYOD), é cada vez mais comum. Porém, por mais facilidade que isso traga para os colaboradores e o negócio, se não houver uma estratégia de segurança bem estruturada, as chances de ter as aplicações invadidas é grande.
Permanecer com os mesmos dispositivos por muito tempo
Outro erro comum entre as empresas é achar que, se está com bom funcionamento, um dispositivo mais antigo pode suprir as necessidades. No entanto, quando se trata do gerenciamento de dispositivos móveis, esta pode não ser a estratégia correta. Isso porque os equipamentos modernos já vêm equipados com recursos que auxiliam no monitoramento de segurança e outras funcionalidades, como adaptação ao 5G, como exemplo.
Não atualizar o sistema operacional de MDM
Além de investir em dispositivos modernos, é essencial que as organizações incentivem os funcionários, muitas vezes resistentes por medo de causar problemas aos equipamentos, de realizar atualizações no sistema operacional. O problema é que, quando isso acontece, celulares, tablets e laptops podem não contar com as ferramentas mais inovadoras contra ameaças e bloquear conteúdos impróprios. Neste aspecto, através de uma solução de MDM, a empresa pode realizar otimizações importantes em todos os dispositivos de forma integrada.
Ignorar a experiência do usuário
Para que os recursos do gerenciamento de dispositivos móveis da empresa sejam utilizados de forma assertiva, é preciso pensar naqueles que irão utilizá-los, no caso os colaboradores. Por isso, eles precisam ser intuitivos e agradáveis de utilizar, o que promove uma boa experiência.
Quais as melhores práticas no gerenciamento de dispositivos móveis?
Tão importante quanto conhecer os erros a serem evitados, é saber quais são as práticas mais indicadas para o gerenciamento de dispositivos móveis, o qual deve ser fundamentado na utilização de um sistema MDM, que por si só descomplica este processo. Veja algumas dicas a seguir:
Desenvolver uma política para dispositivos móveis
Os times de uma empresa só saberão se estão utilizando os dispositivos da forma que a mesma espera se tiverem orientações claras a respeito. Isso envolve o desenvolvimento de uma política que contenha normas e diretrizes, a qual deve ser acessível a todos os funcionários.
Ter atenção especial aos riscos
O uso de equipamentos como celulares, tablets e laptops na operação implica em diversos riscos para a empresa. Portanto, é imprescindível estar atento não somente a perdas e roubos, mas também a aplicativos, links e arquivos que escondam ameaças cibernéticas.
Nesse sentido, é importante deixar claro quais são os sistemas que podem ou não ser usados e em casos de funcionários que levam os seus próprios dispositivos para o trabalho, ter atenção para que não fiquem de fora do monitoramento.
Não ignorar os aparelhos particulares
No tópico anterior, citamos que a prática do BYOD é cada vez mais comum nas organizações. Por esse motivo, a empresa deve ter o controle de todos os dispositivos que estão sendo utilizados para fins corporativos. Não é indicado proibir a utilização destes equipamentos, porém é imprescindível comunicar como deve ser a sua utilização em relação a dados, arquivos e documentos, por exemplo.
Conscientizar os colaboradores
Além de investir em sistemas eficientes de MDM e criar políticas internas, é essencial deixar os colaboradores conscientes da importância de manterem a segurança dos dispositivos através de determinados comportamentos e condutas. Para isso, valem palestras, comunicação interna e outras ferramentas.
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Os benefícios do gerenciamento de dispositivos móveis eficiente
O gerenciamento de dispositivos móveis com uso de sistemas MDM certamente é mais inteligente, pois todos os processos são feitos de forma integrada e automatizada. Para que os benefícios fiquem claros, confira alguns deles:
- monitoramento do uso de dispositivos (atributos como bateria, consumo de dados, uso de memória, etc);
- redução de custos operacionais de suporte, pois a sincronização é em tempo real e online;
- otimização do processo de tomada de decisão através de relatórios gerenciais eficientes;
- implantação sem grandes dificuldades e customização das soluções;
- multiplataforma (Android, iOS, Windows Mobile);
- não necessita de intervenções do usuário (recebe o perfil designado ao escopo de trabalho);
- suporte remoto.
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