Escolher o melhor fornecedor de soluções MDM depende muito da finalidade do uso dos dispositivos móveis pela empresa. Como cada uma conta com requisitos diferentes, é preciso determinar os requisitos necessários para que o processo de escolha seja eficiente e renda os benefícios esperados.
Além disso, encontrar o melhor fornecedor é essencial para otimizar o uso dos dispositivos, tornar a segurança mais robusta e garantir a conectividade necessária para manter a operação em funcionamento. Uma solução MDM abrangente precisa contar com os recursos certos para atender às necessidades de cada empresa. Por isso, a escolha desse fornecedor pode significar o sucesso ou fracasso de um negócio.
Com o rápido crescimento do uso de dispositivos móveis e adoção do BYOD, uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis é essencial para auxiliar usuários que podem trabalhar de qualquer lugar, assegurando a acessibilidade e segurança de dados, aplicativos e dispositivos.
Como avaliar o melhor fornecedor de soluções MDM?
Gerenciar um número crescente de dispositivos móveis não é nada simples ou fácil. Mas ao escolher o fornecedor de soluções MDM ideal, a equipe de TI tem em mãos os recursos corretos para monitorar, controlar e proteger o uso dos dispositivos. Para que esse processo seja um sucesso, algumas práticas devem ser seguidas:
Identifique as necessidades da operação
O passo principal é fazer a lição de casa e identificar as necessidades da empresa antes de iniciar o processo de busca pelo fornecedor de soluções MDM. Como cada empresa conta com requisitos específicos, uma solução MDM genérica dificilmente irá responder ao que a empresa precisa.
Por isso, consulte os funcionários para entender como eles utilizam os dispositivos móveis no trabalho. Faça um inventário relacionando tipos de dispositivos, quantidade, fabricante, sistemas operacionais, aplicativos utilizados e casos de uso.
Essas informações são vitais para determinar os requisitos de segurança e conformidade que devem ser seguidos e para criar uma lista de recursos e funcionalidades que o fornecedor deve estar preparado para fornecer. Avalie também os desafios e riscos que possam exigir suporte avançado, como a integração da solução com a infraestrutura de TI da empresa.
Avalie a compatibilidade entre dispositivos e plataforma
A solução MDM precisa atender a uma gama enorme de dispositivos, então, é fundamental que o fornecedor garanta a compatibilidade entre esses dispositivos e a plataforma. Os melhores sistemas MDM suportam equipamentos baseados em sistemas operacionais iOS e macOS (Apple), Android, Windows e Linux.
Além dos sistemas operacionais, é preciso estar atento aos modelos dos equipamentos, versões e firmware para ter certeza de que a solução oferece suporte aos dispositivos utilizados pela empresa.
Defina os recursos de segurança necessários
Recursos básicos como registro de dispositivos, provisionamento, monitoramento e gerenciamento de dispositivos e aplicativos estão presentes em todas as soluções. Mas é necessário garantir que o sistema atenda aos requisitos de segurança fundamentais para o bom gerenciamento de dispositivos móveis.
Recursos de limpeza e bloqueio de dispositivos, criptografia de dados, gerenciamento de lista branca e negra de aplicativos, autenticação e controle de acesso e relatórios com informações sobre o uso da rede, dos dispositivos e dos dados, além de permitir o monitoramento das políticas de proteção de dados e normas de conformidade, são fundamentais.
Além disso, é crítico escolher uma solução MDM que se adapte facilmente às alterações nos riscos de segurança e normas vigentes.
Compare custos e benefícios
Apesar da decisão não poder ser baseada apenas nos custos com a solução, o valor pago por ela é um fator importante para escolher o fornecedor de soluções MDM ideal. Então, avalie os modelos propostos pelo fornecedor, se ele cobra por número de dispositivos, usuários ou conta com um pacote fechado. Considere o modelo de licenciamento, o nível de serviço e como é o suporte oferecido, além de outras possíveis taxas que possam ser cobradas.
Diferentes soluções MDM oferecem um custo total de propriedade (TCO) também diferente, então analise os custos diretos e os indiretos que possam ocorrer durante toda a vida útil da solução. Considere hardware, software, treinamento, recursos humanos, segurança e tempo de inatividade.
Busque uma solução simples de usar
A solução MDM ideal é aquela que garanta funcionalidade e usabilidade. Uma solução muito complexa, fornece uma experiência do usuário falha, prejudicando a segurança, acesso ao sistema e o suporte à conformidade. Portanto, solicite uma demonstração gratuita da solução para avaliar como ela se comporta em uma situação de uso real.
Permita que os usuários avaliem a interface, se ela é intuitiva, e sua integração com outros sistemas e fluxos de trabalho da empresa. Além disso, certifique-se que a solução seja confiável, estável e segura e se fornece escalabilidade para lidar com picos de demanda e o desenvolvimento da empresa.
Avalie a reputação do fornecedor
Por fim, avalie o próprio fornecedor. Se ele cumpre com os prazos prometidos para a implementação da solução, o SLA prometido e considere o serviço de atendimento e suporte fornecido ao cliente, a agilidade na resolução de problemas, se o fornecedor garante atualizações e melhorias regulares no sistema e se há custos ou não para isso.
Converse com outros clientes e peça informações sobre como o fornecedor lidou com diferentes incidentes, como foi o atendimento aos usuários e se a comunicação é transparente em todos os canais de contato. Pesquise por informações complementares pela internet e publicações especializadas. Dessa forma, a empresa está preparada para qualquer contratempo.
Conheça os benefícios da plataforma MyINsights da MGITECH
A plataforma MyINsights, ou simplesmente MyIN, é voltada para o gerenciamento operacional dos times em campo. A plataforma trabalha de forma integrada a uma plataforma MDM, coletando dados e gerando insights úteis para as equipes de TI e segurança cibernética sobre o uso dos dispositivos, aplicativos e dados acessados.
Com ela, os usuários conseguem centralizar o registro de inventário, monitorar o ciclo de vida dos ativos, analisar dados e identificar padrões, automatizar a geração de insights da operação e gerar relatórios com dados da operação e os insights relacionados.
Além disso, a MyIN, por meio de APIs, facilita a integração de diferentes serviços e soluções para tornar o acesso aos dados mais ágil e eficiente e melhorar a análise de informações. Entre em contato e saiba como manter seu ambiente conectado e seguro de ponta a ponta.
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