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O mercado de Device as a Service (DaaS) está em franco crescimento. Estudo da Fortune Business Insights estima que até 2030 ele deve alcançar um faturamento de US$ 154.93 bilhões, um crescimento de cerca de 27,9% ao ano quando comparado aos US$ 27,62 bilhões em 2023.

Pensando em empresas que buscam operar com maior eficiência e que gostariam que sua equipe de TI focasse em tarefas mais estratégicas, o DaaS é uma das maneiras com que elas podem ganhar agilidade e produtividade mais rapidamente e com segurança.

Mas o que é o Device as a Service?

É um modelo de negócios no qual as empresas pagam uma assinatura para contar com computadores, laptops, tablets, smartphones e até mesmo outros produtos eletroeletrônicos disponíveis no mercado, como eletrodomésticos. Ou seja, no lugar de pagar o valor completo dos dispositivos, a empresa o aluga.

Esse modelo é muito parecido com o leasing, mas com diversas garantias em relação à qualidade operacional, manutenção e suporte técnico, com a empresa pagando apenas pelos recursos desejados e pelo tempo que for preciso.

Entenda o modelo de Device as a Service

O Device as a Service foi desenvolvido para oferecer comodidade aos usuários e reduzir a necessidade de aquisição de equipamentos pelas empresas, por isso conta com:

Grande gama de produtos

Como citado mais acima, o modelo DaaS envolve todo o tipo de produto tecnológico, e isso vai muito além dos tradicionais smartphones, tablets e computadores.

Um fornecedor de Device as a Service é responsável por comprar esses equipamentos dos melhores fabricantes e personalizar a oferta para cada empresa interessada, o que também pode incluir o software. E se for necessário agregar novos aplicativos ou periféricos, como fones de ouvido ou carregadores, é possível solicitar um kit para implantação, que fornecerá tudo o que for preciso para os funcionários receberem o equipamento e já começarem a trabalhar.

Fornecimento

A entrega dos dispositivos pode ser feita de duas formas, como uma distribuição em massa ou por meio de implementação direta. A distribuição em massa ocorre quando há a necessidade de entregar um grande volume de equipamentos, como ocorre em uma integração inicial, no momento em que um contrato é assinado.

Já a implementação direta, envia os dispositivos diretamente para os usuários. Isso ocorre, normalmente, quando a empresa já participa de um programa Device as a Service, mas contratou novos funcionários.

Contar com um kit pronto com todos os equipamentos que o funcionário irá precisar para seu trabalho contribui para tornar a transição para um novo emprego mais tranquila.

Dispositivos pré-configurados

Todos os dispositivos são fornecidos de acordo com os requisitos do contratante, com os aplicativos necessários e pré-configurados. Ou seja, prontos para sua utilização, economizando tempo da equipe de TI. Por exemplo, é possível desativar câmeras de smartphones ou exibir um protetor de tela personalizado.

A empresa também pode especificar os periféricos que funcionarão com o dispositivo, como cabos, fones e capa protetora e até, em alguns casos, com o logo da empresa gravado nessas capas.

Gestão de estoque e armazenamento

O fornecedor de Device as a Service é responsável por manter um inventário sobre todos os produtos em poder do contratante, divididos por modelo, número de série, fabricante, cor, entre outras informações. Esses equipamentos são armazenados em um depósito próprio, seguindo políticas de segurança e proteção.

Manutenção e substituição de equipamentos danificados ou roubados

Enquanto o contrato estiver ativo, se qualquer equipamento apresentar falhas, danos ou forem roubados, o fornecedor oferece suporte com reposição de cada equipamento.

No caso de falhas ou danos, o equipamento é enviado para o parceiro, que entregará um novo kit para repor os dispositivos. Se houve roubo, o dispositivo é substituído e enviado para o usuário. Em todos os casos, os equipamentos atenderão exatamente aos requisitos originais do contratante.

O processo para a troca desses equipamentos pode variar de acordo com o fornecedor, mas basicamente um tíquete é aberto por meio de um portal de suporte para a troca poder ocorrer.

Atualizações de dispositivos

O fornecedor de Device as a Service pode gerenciar as atualizações dos dispositivos se o contratante desejar. No caso de atualização de equipamentos, o fornecedor adquire os dispositivos indicados pelo contratante, preparando-o de acordo com os requisitos desejados, e combina com os usuários a troca.

Métricas de uso

O fornecedor também disponibiliza insights sobre o uso dos equipamentos, como volume de assinantes, expiração do arrendamento, valor de recompra, valor de revenda, registros de casos de suporte. Tudo para auxiliar na previsão e planejamento do contratante.

Comunicação com o usuário

O fornecedor de Device as a Service pode oferecer suporte remoto para solucionar problemas e tirar as dúvidas dos usuários, organizar a troca de dispositivos e efetuar a integração e desativação, liberando a equipe de TI para trabalhar com funções de maior valor agregado.

Final do arrendamento

Ao final da locação, o fornecedor de Device as a Service envia um kit de devolução aos usuários para poderem enviar o equipamento. No recebimento de cada dispositivo, ele será submetido a verificações e triagens para avaliar a necessidade de reparos e para colocá-los em condições de uso ideais.

Esse processo também envolve formatar os aparelhos para que todos os dados sejam limpos completamente, reduzindo riscos cibernéticos e visando manter a integridade do equipamento. Isso garante maior vida útil do dispositivo para poder ser alugado novamente. E se não for possível sua reutilização, ele será reciclado para recuperar o máximo de materiais possível antes de ser encaminhado a parceiros para tratar os resíduos.

Modelos de negócios DaaS

Os modelos de negócios Device as a Service foram surgindo de acordo com as necessidades e preferências dos clientes. Por exemplo, é possível experimentar um produto antes de comprar, ajudando o cliente a decidir se aquele equipamento é o ideal para sua necessidade. Mas há outros modelos que se ajustam a necessidades específicas:

Assinatura ou aluguel do produto

É um modelo Device as a Service que oferece aos clientes o acesso e uso de dispositivos por um período específico por meio de uma taxa de assinatura recorrente. O atrativo dessa modalidade são os serviços adicionais agregados, como seguros, manutenção, suporte especializado e outros que agregam valor. Esses serviços adicionais são o fator que distingue o modelo de um leasing tradicional. Esse modelo permite que o cliente escolha o dispositivo, caso concorde com um tempo mínimo de duração do contrato.

Alugue para comprar

Esse modelo Device as a Service combina o aluguel dos equipamentos com uma opção de compra do dispositivo pelos clientes. O fornecedor, assim, oferece maior flexibilidade para o uso dos equipamentos durante um certo período, também com a cobrança de um aluguel mensal, mas com a possibilidade de posse no final do contato. Se diferencia do Leasing pelos serviços oferecidos durante o tempo do contrato.

Upgrade por assinatura

Enquanto no modelo de assinatura o cliente é livre para escolher o dispositivo que deseja, aqui ele assina a possibilidade de atualizar o dispositivo por um modelo mais moderno de forma contínua, mas sem poder escolher o dispositivo. Por exemplo, alguns fabricantes de smartphones oferecem um modelo de atualização onde os clientes pagam uma taxa mensal para trocar de aparelho todos os anos, mas sempre pelo mesmo modelo.

Experimente antes de comprar

Como citado acima, o modelo “experimente antes de comprar” permite que o cliente teste e avalie o equipamento antes de assinar um contrato Device as a Service. Esse modelo permite ao contratante experimentar funcionalidades, recursos e o desempenho dos dispositivos, contribuindo para que a decisão seja baseada na resposta às suas necessidades.

Pagamento conforme o uso

O modelo Device as a Service de pagamento conforme o uso é uma modalidade mais flexível e econômica para clientes terem acesso a dispositivos de hardware. Nele, o contratante paga apenas pela utilização ou consumo dos recursos do dispositivo, no lugar de pagar uma taxa fixa. Isso permite um maior alinhamento dos custos com os padrões de utilização, tornando o modelo perfeito para cenários que variam muito ao longo do tempo. Mas isso exige dos fornecedores um monitoramento mais eficiente da utilização do dispositivo para conseguir calcular seu uso.

Benefícios do Device as a Service

Desde melhorar a gestão de custos das empresas, otimizando o gerenciamento de dispositivos, ou oferecendo acesso à tecnologia atualizada sem os gastos relacionados, os benefícios do Device as a Service estão transformando a maneira com que as empresas lidam com a tecnologia disponível para tornar as operações mais eficientes:

Experiência do usuário

O Device as a Service foca na experiência do usuário, melhorando a produtividade e a satisfação. Ao simplificar o uso de equipamentos e melhorar a comunicação, o tempo de inatividade dos equipamentos é reduzido e permite que os usuários se sintam suportados. Por meio de um portal dedicado, eles podem relatar problemas e tirar dúvidas rapidamente 24 horas por dias todos os dias da semana.

Flexibilidade e escalabilidade

Ao contratar um modelo Device as a Service, as empresas não precisam investir altas somas de dinheiro para atender às necessidades dos usuários por novos dispositivos, evitando gargalos no fluxo de trabalho. Ao contratar um fornecedor DaaS, é possível adicionar novos usuários, alterar a infraestrutura de TI e se adaptar facilmente aos novos requisitos de negócios.

Gestão de custos

Acompanhar as necessidades de TI da organização não é nada simples, os custos iniciais envolvidos normalmente são altos e não diminuem com o tempo. O Device as a Service permite tornar o gerenciamento de custos mais eficiente, fornecendo um custo fixo mensal para os equipamentos e para recursos adicionais, garantindo maior previsibilidade do uso de recursos.

Como escolher o parceiro de Device as Service ideal?

O Device as a Service é uma modalidade em crescimento no gerenciamento de TI, principalmente devido ao trabalho remoto. Então, para buscar o fornecedor de Device as Service ideal para a empresa, é preciso analisar as necessidades da empresa, o orçamento disponível e os custos do serviço, mas há outros fatores tão importantes quanto:

Níveis de segurança

Segurança é um fator óbvio na escolha do fornecedor de Device as a Service. Em tempos de trabalho remoto, os equipamentos disponibilizados precisam contar com recursos robustos de segurança para evitar que vulnerabilidades sejam exploradas para acesso à rede da empresa. Portanto, entenda quais os recursos disponibilizados pelo fornecedor e se eles atendem aos requisitos da organização.

Escalabilidade e flexibilidade contratual

Procure por uma solução que permita adequar o uso dos equipamentos conforme a demanda da empresa. Isso é fundamental para aumentar a escala para acompanhar o crescimento dos negócios, mas também para se preparar para tempos em que o dispositivo ficará parado por um tempo. Mas, sempre, analise os custos envolvidos e as reais necessidades da organização.

Dispositivos adequados

Apesar do fornecedor entregar dispositivos de acordo com os requisitos do contratante, é necessário analisar as necessidades dos usuários. Por exemplo, um contador provavelmente irá utilizar seu dispositivo de forma diferente de um profissional de marketing. Então, é muito importante buscar um fornecedor que atenda a essas particularidades. Consulte os usuários para saber exatamente o que eles precisam para trabalhar com eficiência.

Relatórios e análises

Avaliar a forma com que os dispositivos são gerenciados é fundamental para prolongar a vida útil dos equipamentos, detectando problemas proativamente. Por isso, é importante conhecer os relatórios e análises fornecidos pelo fornecedor.

Suporte ao usuário

Problemas com os dispositivos podem ocorrer a qualquer momento e, como o Device as a Service é muito utilizado para o trabalho de campo, é comum que o usuário não esteja no escritório quando precisar de apoio. Por isso, é fundamental buscar um fornecedor preparado para oferecer suporte eficiente e durante o período de trabalho das equipes, não importando o local onde o dispositivo estiver.

Agilidade de implementação

Quando uma empresa opta pelo Device as a Service ela espera uma maior agilidade na hora de colocar os dispositivos em operação. Portanto, é vital encontrar uma solução que coloque essa operação rapidamente em funcionamento. Descubra os prazos de entrega e o tempo de ativação de cada dispositivo para saber se está dentro do seu cronograma.

A MGITECH pode te ajudar

Se sua empresa está procurando pela solução Device as a Service ideal, a MGITECH fornece equipamentos de alta performance que garantem que as demandas operacionais da sua organização sejam atendidas de maneira eficaz, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.

Também oferece opções flexíveis de investimentos em tecnologia, com contratos pré-determinados e com a possibilidade de aquisição dos equipamentos ao término da parceria. Entre em contato e converse com um dos nossos consultores.

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