HOME
MGITECH

A má gestão do estoque é algo extremamente comum, que pode causar a perda de vendas e o aumento dos custos devido ao fato de manter alguns itens por muito tempo. O setor representa o capital investido em seu negócio e quanto mais itens obsoletos estiverem estocados, menor o seu capital de giro, o que diminui as possibilidades de investimento em itens rentáveis.

Gerir o estoque não é tarefa fácil, mas é algo necessário e que pode causar mudanças positivas na empresa como um todo. Portanto, a primeira coisa a fazer é contabilizar a quantidade de cada produto para criar um inventário o mais preciso possível. Assim você terá um conhecimento da situação geral para poder tomar medidas mais assertivas com o objetivo de melhorar os processos e evitar perda de dinheiro.

Outra coisa que você pode fazer para evitar gastos é conhecer bem o seu cliente, as necessidades e o perfil dele. Isso permite ter uma noção maior do que ele precisa, do que ele deseja e, dessa forma, manter um estoque mais assertivo, com menos itens obsoletos e rupturas, o que diminui custos.

Além disso, com toda a tecnologia existente hoje no mercado, você pode contar com o auxílio de uma solução de trade marketing, que tem como objetivo organizar melhor as informações do PDV. Um exemplo é o Trade Force, um sistema que coleta dados no ponto de venda de maneira rápida e precisa, para facilitar o controle de informações de estoque e produtos, auditoria e gestão de equipes de promotores, vendas e merchandising.

Quando os promotores vão a campo, eles podem passar as informações colhidas em tempo real para seus supervisores, informando sobre a possível existência de rupturas, produtos sem saída, ganho de espaço e problemas com precificação. Dessa forma, você acaba com as informações desencontradas, com os possíveis erros no PDV e diminui as perdas e/ou ausências de produtos.

Além disso, o sistema faz a validação do estoque virtual, realiza pesquisa de preços, monitora a concorrência e captura e audita conquistas de espaços e materiais. Com mais informações em tempo real sobre seu público alvo e seu estoque, a gerência dessa área pode ocorrer de forma mais eficiente, diminuindo custos e perdas e aumentando o faturamento e o investimento nos produtos corretos.

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado