HOME
MGITECH

A gestão de estoque é um dos pontos essenciais para o sucesso de um negócio de produtos, mas não raro é tratado com menos importância. Muitos deles parecem mais com um depósito do que um local munido de características técnicas específicas. É preciso entender a armazenagem como parte do planejamento estratégico de um negócio e levado com bastante seriedade, pois é por meio dele que uma empresa conseguirá obter ainda mais sucesso.

A armazenagem de produtos é quase uma empresa satélite se analisarmos todos os detalhes, mas podemos começar pelos conceitos macro para traçar uma estratégia eficiente de gestão de estoque.

Espaço físico: Antes de pensar em armazenar o seu produto é preciso fazer um estudo detalhado sobre o espaço em que ele ocupará. Intimamente integrado à área logística, o estoque deve favorecer o transporte, ter boa integração com a cadeia de suprimentos, produção organizada e distribuição eficiente. Além disso, deve oferecer ótimas condições de limpeza, temperatura correta, livre de microrganismos, goteiras ou qualquer avaria.

Organização: É preciso montar uma estratégia na qual seja possível monitorar e controlar a mercadoria. A forma como os produtos estão dispostos no espaço pode ser uma grande aliada da eficiência operacional e trabalhar com softwares e outras tecnologias especializadas no controle de estoque será diferencial para evitar quebras e rupturas.

Equipe especializada: Você precisará, também, estar aliado a profissionais que entendam a respeito da dinâmica de estoques. Em seguida, é preciso elaborar rotinas e boas práticas realizadas sistematicamente pela equipe. Esses padrões ajudam a perceber qualquer tipo de problema antes que ele se torne grave ou mesmo ajuda a precavê-los. Se nessa altura você já contratou algum software de gestão de estoque, saiba que as informações alimentadas nele auxiliarão diretamente as áreas de marketing e vendas. A partir desses dados as áreas poderão elaborar promoções, liquidações ou mesmo entender qual será a nova abordagem de vendas.

Com o tempo, essa estratégia começa a surtir efeitos bastante positivos, sobretudo por ajudar na profissionalização dos seus negócios. Alguns benefícios estão indiretamente ligados à gestão correta do estoque:

Confiança do cliente: Com um estoque correto, produtos sempre em perfeito estado e entregues no prazo, seu cliente confiará no fornecimento da sua empresa e, consequentemente, será fidelizado pela alta qualidade do que adquire.

Economia: A gestão correta do estoque evita prejuízos decorrentes de validade vencida, quebras, obsolescência e extravios.

Produção eficiente: Os produtos passam a ser feitos na quantidade correta utilizando recursos e mão de obra precisos, sem sobrecarregar o sistema. Caso seus produtos já venham produzidos da indústria, você também terá mais eficiência em armazenar apenas o necessário.

Cada negócio tem suas características próprias e atende a uma série de especificidades em seus setores. No desenvolvimento de sua estratégia, lembre-se de olhar o seu mercado e suas particularidades antes de colocar sua ideia em prática. Realize um bom planejamento antes de colocar em prática o seu plano e você alcançará ótimos resultados.

trademarketing

Envie um comentário

Topicos

Mantenha-se Atualizado