HOME
MGITECH

No setor logístico, a competitividade é cada vez maior. Prazos reduzidos de entrega (especialmente no e-commerce), globalização, produtos com ciclo de vida curtos, clientes mais exigentes, novas normas de segurança e rastreabilidade e o desenvolvimento de novos canais de distribuição aumentam os desafios enfrentados pelas empresas do segmento.

A necessidade de redução de custos e aumento de produtividade exige que diferentes atividades, até hoje desenvolvidas de forma autônoma, sejam integradas para reduzir o impacto das ações que não geram valor ao negócio e aumentar a satisfação dos clientes.

Com o desenvolvimento do mercado, atividades que eram diferenciais competitivos tornam-se o básico esperado pelos clientes e, assim, é preciso inovar para manter os níveis de satisfação em patamares elevados. Com frequência, essa inovação exige o uso de tecnologia.

É o caso da comprovação de entrega, um processo que por muito tempo foi realizado de forma manual, sujeito a inconsistências, erros e pouca confiabilidade. Empresas mais atentas às necessidades de seus clientes viram na adoção de tecnologias de Proof of Delivery (POD) a oportunidade de eliminar erros, oferecer informação em tempo real e aumentar a satisfação (e com isso a fidelidade) de seus clientes.

Um exemplo é a Roge, maior distribuidora especializada em produtos de higiene pessoal e limpeza do Estado de São Paulo. Com mais de 20 mil clientes e um Centro de Distribuição que atende mais de 600 municípios no Estado, a empresa realiza a entrega fracionada de produtos para pequenos negócios, como supermercados de bairro e farmácias, em até dois dias úteis. No processo manual de comprovação de entrega utilizado anteriormente, a empresa coletava cerca de 40 mil canhotos de recebimento por mês: evidentemente, era muito difícil organizar, armazenar e recuperar um desses canhotos caso houvesse algum questionamento sobre uma entrega efetuada.

Esse cenário impactava a satisfação do cliente no caso de alguma reclamação e também os aspectos financeiros do negócio, uma vez que, se algum varejista informasse atraso no recebimento do pedido, seria melhor conceder alguns dias de prorrogação no pagamento do que verificar, entre os milhares de canhotos de comprovação de entrega, se realmente houve algum atraso. Adicione a isso os custos de um novo frete no caso do extravio de mercadorias e o impacto sobre os negócios pode ser imenso.

A Roge resolveu esse problema por meio do COMPROVEI, uma solução composta por hardware, software, acessórios e serviços de comprovação eletrônica de entrega. Os motoristas dos veículos de carga passaram a ter smartphones, pelos quais recebem as informações das rotas, pedidos e volumes. O aplicativo criado para a solução permite que o entregador faça a conferência dos produtos no ato da entrega, que o cliente consulte as entregas realizadas e que a equipe comercial faça o monitoramento das entregas, podendo corrigir rapidamente qualquer problema e garantindo a fidelidade dos clientes.

Com o uso da solução, o índice de devoluções de entregas caiu em 20% e em apenas três meses o índice de entregas realizadas aumentou de 89,7% para 92,1%, com redução significativa dos custos de frete e identificação rápida dos problemas. Com isso, a Roge aumentou a qualidade, segurança e transparência de suas entregas, elevando a satisfação e a fidelização de seus clientes.

COMPROVEI é uma solução de tecnologia para roteirização, visualização do supply-chain e comprovação de entregas. Também conhecida por sistemas de confirmação de entrega ou baixa on-line, reúne dispositivos móveis (PDAs robustos, smartphones ou tablets), desktops e notebooks. Esses dispositivos são conectados através da internet a um servidor na nuvem e com o uso de tecnologias como coordenadas GPS, código de barras, fotos, captura de assinatura digitalizada e conexão 3G, permite uma efetiva visualização da logística em campo e comprovação de entregas, além da melhoria no seu atendimento ao cliente, com informações precisas e atualizadas.

Essa é uma solução que atende aos embarcadores (distribuidores, atacadistas, indústria, e-commerce, redes de varejo e operadores logísticos) e às transportadoras. Saiba mais informações em nosso site: http://www.comprovei.com.br / www.mgitech.com.br

Envie um comentário

Busca

Topicos

Mantenha-se Atualizado